quarta-feira, 15 de julho de 2015

Seja um "desviante"



Esta é uma das armadilhas mais velhas em que o homem tem caído. Sim, eu disse que o mundo é muito belo mas que ele está em mãos erradas - e, imediatamente, a sua mente começa a pensar em como destruir aquelas pessoas erradas, como tirar o mundo dessas pessoas erradas, livrá-lo de suas mãos. Ao invés de transformar a si mesmo, ao invés de transformar a sua própria mente, você imediatamente começa a pensar em termos de política.

E isso parece lógico, parece perfeitamente correcto:
"Como poderemos deter essas mãos gananciosas que estão torturando a natureza e escravizando os homens, se não lutarmos e não brigarmos?"

Mas, se você lutar e brigar, você acha que será capaz de transformar o mundo e toda essa situação? Ao lutar e brigar, você simplesmente vai se tornar como aquelas pessoas contra as quais você está lutando e brigando. 
Essa é uma das leis fundamentais da vida. 
Escolha seus inimigos muito cuidadosamente! 

Os amigos você pode escolher sem qualquer cuidado. Não há qualquer necessidade de se preocupar com os amigos, porque amigos não têm impacto sobre você, eles não impressionam você tanto quanto os inimigos. É preciso tomar muito cuidado com os inimigos porque você terá que brigar com eles. Ao brigar, você terá que usar as mesmas estratégias e as mesmas tácticas deles. E você usará essas estratégias e tácticas por anos e anos. Elas irão condicionar você. É assim que tem acontecido ao longo das eras. Isso aconteceu com todas as revoluções no mundo.

Quando eu digo que este mundo é muito belo, mas que está em mãos erradas, eu não quero dizer para você começar a lutar contra aquelas mãos erradas.
O que eu quero dizer é: por favor, não seja aquelas mãos erradas, e isso é tudo.

Eu não ensino revolução, eu ensino rebelião, e a diferença é grande. 
Revolução é política e rebelião é religiosa.
Revolução necessita que você se organize como um partido político, como um exército, e lute contra os inimigos.
Rebelião significa que você se rebela enquanto indivíduo, você simplesmente sai fora, desiste de todo esse esquema. Pelo menos você não deve destruir a natureza.

E se mais e mais pessoas se tornarem "desviantes", o mundo poderá ser salvo.
Essa será a verdadeira revolução, não política. Ela será espiritual. 
Se mais e mais pessoas abandonarem as velhas mentes e seus caminhos, se mais e mais pessoas se tornarem mais amorosas, se mais e mais pessoas forem não-ambiciosas, se mais e mais pessoas forem não-gananciosas, se mais e mais pessoas não estiverem mais interessadas em poder político, em prestígio, em respeitabilidade...

Sannyas significa abandonar o velho e podre jogo, e viver a sua vida por si mesmo. Não é uma briga contra o velho, é simplesmente sair das garras do velho, e essa é a única maneira de enfraquecê-lo, essa é a única maneira de destruí-lo.

Se milhões de pessoas no mundo simplesmente escapassem das mãos dos políticos, os políticos iriam morrer por si mesmos. Você não consegue lutar contra eles. Se você lutar, você mesmo se torna um político. Isso não irá ajudar.

Seja um "desviante". E você tem uma vida pequena: por cinquenta, sessenta ou setenta anos você poderá estar aqui. Você não pode ter esperança de transformar o mundo, mas você pode ter esperança de ainda poder curtir e amar o mundo.

Use a oportunidade desta vida para celebrar tanto quanto for possível. Não a desperdice em brigas e lutas.

Eu não estou criando uma força política aqui, não, absolutamente. Todas as revoluções políticas fracassaram tão completamente que somente os cegos podem continuar acreditando nelas.

Nós podemos mudar o mundo todo, mas não pela luta. Não desta vez. Chega!
Nós temos que mudar este mundo pela celebração, pela dança, pelo canto, pela música, pela meditação, pelo amor, não pela luta.

Osho 

Sem comentários:

Enviar um comentário