domingo, 17 de maio de 2015

Tofú – Efeitos nefastos



Uma das razões que me levou a deixar de ser vegetariana, foi a Indústria de Produtos Processados no Vegetarianismo. Os vícios da Sociedade e do Sistema alastram-se também ao Vegetarianismo e ao Veganismo...indústria essa também virada para o consumo!

Produtos processados de má qualidade, pouco fiscalizados e pouco controlados.
Na maior parte das vezes, o que está no rótulo, é puro marketing, como em todos os produtos que consumimos.

Não vamos enterrar a cabeça na areia, para não por as nossas crenças em jogo!!!
Que é o que a maior parte dos vegetarianos e vegans fazem!
Preferem nem saber, nem investigar!!

Hoje falo do exemplo do Tofu...
Existem tantos outros!

Mas em relação ao Tofu, tão utilizado por vegans e vegetarianos, assim como o seitan, para substituir a carne, o peixe e os ovos...é muito mais saudável comer carne e peixe de forma moderada!

Os processados ​​de soja, onde se inclui o tofú, não são assim tão benéficos para a saúde.
Na realidade a opção inteligente e saudável é comer ovos, carne e peixe. 
Tudo orgânico...sem recorrer a indústrias intensivas!

Ao contrário do que acontece nos países asiáticos, onde as pessoas comem pequenas quantidades de produtos (inteiros) de soja, no ocidente a soja é processada e dividida em proteína e óleo.
Os métodos de processamento não só não removem os anti-nutrientes e toxinas que estão naturalmente presentes na soja, como deixam resíduos tóxicos e cancerígenos criados pelas altas temperaturas, alta pressão, banhos alcalinos e ácidos.

O pior dos piores, quando se trata de produtos de soja, são os produtos fraccionados como proteína isolada de soja e proteína vegetal hidrolisada, estes contêm fitatos que bloqueiam a absorção de minerais e tripsina que impede uma boa digestão.

Entre os muitos problemas de saúde ligados a uma dieta rica em soja temos:

• problemas de tiróide, incluindo aumento de peso, letargia, fadiga, perda de cabelo, e perda de libido
• puberdade precoce e outros problemas de desenvolvimento em crianças e adolescentes
• Cancro
• alergias

A soja não só não baixa o colesterol, como pode ser responsável pelo aumento dos níveis de homocisteína em algumas pessoas, que aumenta o risco de doença cardíaca e derrames.

Na realidade, nos EUA foi submetida à FDA uma petição pedindo que seja retirada toda e qualquer menção nos rótulos de que a "soja previne doenças cardíacas".

Um estudo publicado na Lancet mostrou que uma criança alimentada exclusivamente com fórmula de soja recebe uma quantidade de estrogénio equivalente (com base no peso corporal) a cinco pílulas anticoncepcionais por dia. 

Mas não acaba aqui o alerta para os alimentos à base de soja processada! 
Senão reparem:

• A soja é rica em toxinas naturais, também conhecidas como antinutrientes. Isto inclui uma grande quantidade de inibidores que impedem as enzimas necessárias para a digestão de proteína.

• A soja contém hemaglutinins, que levam as células vermelhas do sangue a aglutinarem-se. A soja têm também substâncias depressoras do crescimento, que apesar de a sua quantidade ficar reduzida devido a processamento, não são completamente eliminadas.

• A soja contém goitrogenes, que podem podem levar ao hipotiroidismo.

• A maioria dos grãos de soja (mais de 80%) são geneticamente modificados, e contêm um dos mais altos níveis de contaminação por agrotóxicos de todos os alimentos.

• A soja é rica em fitatos, o que impede a absorção de minerais, incluindo cálcio, magnésio, ferro e zinco.

Existem, no entanto, alguns tipos de soja que são saudáveis, os produtos fermentados.
Depois de um longo processo de fermentação, que origina a criação de probióticos naturais, óptimos para o sistema digestivo. Mas, sempre consumidos de forma moderada.

No meu caso, como probióticos, prefiro mil vezes o iogurte natural feito em casa com leite orgânico, os pickles orgânicos feitos em casa, o chucrute feito em casa, entre outros...muito melhor tolerados pelo organismo. Muito mais saudáveis!!


Enfim, os princípios de uma alimentação saudável : preferir alimentos não transformados, fermentados e frescos, em detrimento dos alimentos processados ​​devem também se aplicar à soja.
E agora, vão entupir-se de suplementos alimentares?????
A proteína dos vegetais não substitui a proteína animal!
Vivemos sob um Terrorismo Alimentar!
Estejam atentos aos sinais que o vosso organismo vos dá, e comam de uma forma equilibrada.




Sem comentários:

Enviar um comentário