quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

2018





Tendências, desafios e oportunidades evolutivas do novo ano, em termos coletivos e aos signos:
2018 é marcado por posicionamentos astrológicos muito significativos: Saturno transita o signo de sua morada, Capricórnio, demandando mais responsabilidade, maturidade, consciência, percepção dos limites e do que está cristalizado. Saturno, Cronos, senhor do Tempo, da lei de ação e reação, do plantio e da colheita.

Quando se fala em Saturno, percebo uma reticência, possivelmente porque as pessoas têm medo de assumir a responsabilidade pela sua vida. Sempre que um planeta passa no signo da sua regência, o seu simbolismo fica mais evidenciado.
A passagem de Saturno pelos diferentes signos ao longo do tempo sinaliza os temas que estão evidenciados na sociedade. Maturidade, resiliência e persistência são atributos saturninos. Trata-se de uma realização que não está no status e sim em abraçar o sentido de propósito, de colocar em prática os nossos talentos e de nos responsabilizarmos na criação de uma nova realidade pessoal e coletiva. Perceberemos uma maior preocupação com temas voltados para a carreira, as estruturas, as instituições, a velhice, o que representa solidez e o que necessita de pés bem firmes plantados no chão. Saturno/Capricórnio é realidade.

Os anéis de Saturno representam os compromissos que precisamos assumir para a nossa evolução. Excelência, maestria, disciplina e profissionalismo são palavras-chave de 2018. Saturno em Capricórnio significa em que medida somos capazes de colocar em prática o que estivemos aprendendo ao longo dos últimos anos, quando ele esteve em Sagitário. Estamos comprometidos com a verdade pessoal que nos foi revelada? 
De que valem teorias, conhecimentos e conceitos se eles não são vivenciados na prática quotidiana? Realizações ocorrem com atitudes responsáveis e maduras e não com conceitos. 
É nisso que estaremos sendo desafiados em 2018.

Saturno vivenciado de forma primitiva significa a rigidez, inclusive física, já que o planeta rege ossos, coluna, simbolizando a retidão - ou a ausência dela - mas também a necessidade de sermos flexíveis e de não “endurecer”. Pode ocorrer a cronificação de problemas que estão relacionados com a negligência física, emocional e psíquica ao longo dos anos. A preocupação excessiva com o status, com a realização profissional e material, com o nosso lugar na sociedade, com a segurança e a estabilidade também podem representar o lado “b” de Saturno.

Vivenciamos ainda um forte período de limpeza de velhas estruturas e padrões (e esta limpeza continuará até 2020). Plutão segue sua faxina em Capricórnio. Primeiro precisamos limpar o terreno, para então criarmos uma nova realidade, uma nova ordem. Saturno nos mostra que acabou o “oba oba”; não podemos mais negligenciar nossas responsabilidades pessoais e coletivas. A infância da humanidade acabou. Isso é positivo, pois é o chamado à responsabilidade. Mas, por outro lado, temos que ter cuidado com o enrijecimento, as cobranças excessivas, o dever, o superego. Necessitaremos também de leveza para atravessarmos esse período. Saturno é um princípio constritor, que, se aplicado positivamente, significa foco, estrutura (e como estamos estruturados na vida), mas negativamente significa limitações, medos, insegurança.
Saturno é a foice que ceifa o que não faz mais sentido. O velho sábio que mostra o valor da experiência e da maturidade. A solidão que permite a conexão com a nossa essência. Quem tem medo de ficar só terá dificuldades em 2018.
Tempo, Saturno. Como utilizamos o nosso tempo?

O que 2018 nos reserva?
O que fizermos efetivamente para criar um novo ano, um novo tempo.
É o esforço pessoal, o compromisso e a responsabilidade que determinarão as situações do ano. Sermos nossa própria autoridade. Estamos sujeitos às leis do Tempo e não podemos mais adiar indefinidamente o que nos cabe fazer no agora. É disso também que o ano fala.
Um dos questionamentos mais fortes de 2018 é qual o nosso verdadeiro propósito em termos de trabalho.
Como podemos contribuir para a transformação da sociedade, utilizando nossas capacidades profissionais. 
Para aqueles que trabalham em consonância com o seu propósito, o ano pode ser muito promissor, embora exija bastante. Uma reflexão interessante é o que estivemos construindo ao longo do tempo, que nos capacita aos desafios do ano. Perceberemos uma retração no mercado de trabalho, com a remodelação do significado de carreira.

Urano ingressará Touro, em maio, marcando também o início de um grande processo de desmonte económico, no sistema financeiro (os próximos 8 anos serão de imensas mudanças materiais, afetando moedas, bancos, investimentos, formas de pagamento de serviços e de valorização de trabalhos).

O que viemos fazer aqui na Terra?
Uma pergunta que começa a ser respondida em 2018 dentro de cada um de nós. E se nossa carreira não representa quem somos de fato, começam a aparecer imensas barreiras.

Em outros momentos da história em que Saturno esteve em Capricórnio tivemos acontecimentos marcantes, que bem simbolizam as características deste planeta.
O muro de Berlim foi construído (e também destruído) quando Saturno estava em seu domicilio astrológico. Tivemos a queda de muitos governos e impérios. Houve retração, limitação. Mas também concretização.
Saturno/Capricórnio é montanha e ela envolve o passo a passo, determinação, paciência. No topo, conseguimos enxergar as coisas de cima, sob um ângulo mais elevado. Mas topo não se constrói da noite para o dia.

Em 2018 também teremos Júpiter em Escorpião, chamando a uma nova mentalidade sobre sexualidade, emoções, motivações psicológicas, intimidade, investimentos, autoconhecimento, percepção da finitude e dos mistérios da vida e do que em nós precisa morrer. Ou (re)nascer. Escorpião é mergulho profundo, terapêutico, é o inconsciente, o reprimido, o oculto, os fantasmas internos, os padrões, compulsões, instintos, a necessidade de controle. Mas Escorpião também são os nossos tesouros internos, riquezas até então intocadas, bem como a capacidade de eliminar, deixar ir, transformar, curar. Um definitivo adeus, necessário. Muitas coisas que varremos para baixo do tapete ao longo dos anos, agora aparecerão, mas é para olharmos, transformarmos, curarmos.

É interessante observar que, quando Júpiter ingressou em Escorpião, ainda em 2017, começaram a ser revelados muitos casos de abuso sexual. 2018 é o ano de olharmos para onde fomos (e nos sentimos) violados, em qualquer plano (físico, emocional, psicológico). Curar essas feridas. E só podemos curar se jogarmos luz nos nossos escuros, isto é, se nos conscientizarmos. Será importante em 2018 nos conscientizarmos das energias psíquicas, emocionais e espirituais que envolvem o sexo. Novas abordagens sobre a sexualidade e sobre o que compartilhamos intimamente com as pessoas (energias, emoções, talentos, recursos materiais).

O planeta Júpiter expande tudo o que toca. Então, veremos uma expansão nos temas escorpianos em todos nós. Aumento da instintividade e compulsões, de comportamentos que provêm das entranhas, mas também da vontade de nos trabalharmos internamente e elevarmos desejos e aspirações. Sairmos do instinto bruto para objetivos mais elevados. Entretanto, não podemos reprimir essas questões, pois então se tornariam mais brutais. Temos que compreender que sexo não é somente físico. Que energias estamos dispostos a compartilhar intimamente e de que forma? Excessos e negligências neste sentido podem levar a consequências desagradáveis. Não se trata de moralismo, mas da necessidade de realmente nos conscientizarmos do tipo de energia que está envolvida nisso.

Um dos instigantes ensinamentos de Júpiter em Escorpião é que não temos controle sobre tudo, precisamos aprender a nos entregarmos, a confiar na sabedoria da vida. E ter a coragem de morrer para o que dentro de nós já morreu. Então poderemos (re)nascer, (re)ssurgir. O que vai morrer e o que vai nascer? O medo de perder pode acentuar a tendência a atitudes defensivas e controladoras. Positivamente, este posicionamento astrológico, presente até novembro de 2018, indica a oportunidade de nos trabalharmos interiormente, de acessarmos recursos psicológicos, emocionais e mesmo materiais para a realização do nosso propósito (Júpiter em Escorpião em consonância com Saturno em Capricórnio). Também indica uma abordagem diferente para investimentos e questões envolvendo impostos, taxas, heranças, legados.

Enquanto Saturno em Capricórnio nos instiga ao questionamento do que viemos fazer aqui na Terra, Júpiter em Escorpião questiona o que deixaremos em nossa passagem pelo Planeta. O que é imortal em nós se revela em nossos atos e obras.

O eixo astrológico que simboliza os aspectos materiais (Touro/Escorpião) estará acentuado em 2018, pois além da passagem de Júpiter em Escorpião teremos o ingresso de Urano em Touro, em maio, onde permanecerá até novembro, mês em que Urano retornará para uma última e breve passagem por Carneiro.
O que é ganhar? O que é perder?
Reflexões necessárias neste ano.

Reformulação económica, nos valores e recursos pessoais, em como utilizamos nossas habilidades e talentos. Uma nova economia começa a surgir (e se desenvolverá ao longo dos próximos 8 anos); até mesmo pela falência dos modelos atuais.
Ênfase na economia colaborativa, “verde”, em novas formas de valorar o trabalho e as habilidades pessoais. Em moedas alternativas e questões tecnológicas. Percepção de que devemos modificar a relação que temos com o consumo, devido ao esgotamento dos recursos naturais, que levará, inclusive, à necessidade de fontes alternativas de energia. Aumento nos escambos e em novas formas de compreender a energia material. Necessidade de soluções diferenciadas para problemas económicos mundiais. Quanto às moedas digitais, tendem a estender a sua amplitude, amparadas pela tecnologia. Porém, segundo o simbolismo de Urano, é uma energia errática, de altos e baixos, que pode levar a grandes ganhos e perdas. Empresas e marcas que não possuem um comprometimento social, coletivo começarão sua decadência. O comércio eletrónico ganhará cada vez mais espaço, bem como as transações online, fora de agências físicas (que podem sumir ao longo dos próximos 8 anos). Também ganhará força o que for relevante para mudanças na sociedade. Mas, inicialmente, isso pode ocorrer sob fortes rupturas, impactos e crises.
É que todo um sistema precisa ser reinventado, dando claros sinais de sua falência.

Neptuno segue seu longo movimento pelo signo de Peixes, retratando questões coletivas de grande impacto emocional e espiritual, com a reinvenção necessária do modo como se lidam com problemas psíquicos, sociais, com vícios, com os excluídos e marginalizados. As questões sociais demandam mais empatia e solidariedade. Na dor os humanos se unem…
Segue a tendência de elevação dos oceanos, que ao longo dos próximos anos se intensificará e trará consigo a necessidade de uma reorganização coletiva. Netuno em Peixes, sob o seu aspecto primitivo, representa a glamourização da imagem e do imaginário, com essa ilusória exposição das pessoas (internet, facebook, instagram), que em nada corresponde as suas verdadeiras vidas. Fantasia idealizada, para esconder o vazio… Também o culto às celebridades instantâneas, que captam o imaginário coletivo. Podemos utilizar de um modo muito mais evoluído essas energias, como por exemplo, investindo no autoconhecimento, em mais silêncio, introspecção, na contribuição de cada pessoa para a evolução do Planeta e numa conexão mais profunda com a arte e a espiritualidade. A escolha é nossa. As consequências também.

O que 2018 nos pede é mais Alma, maturidade, responsabilidade e a coragem de dizermos adeus a padrões repetitivos. Para isso, precisamos olhar mais para dentro, buscar o autoconhecimento e contar com auxílios preciosos nas travessias que necessitamos fazer. Um apoio psicológico, terapêutico e a força interna para transformarmos porões escuros em tesouros. Luz para iluminar a escuridão. Escolhemos estar aqui nesse momento de transição. Que não sejamos apenas os que sofrem esses desafiadores processos, mas os agentes de transformação coletiva, por meio de nossas atitudes, pensamentos, emoções, trabalho.


2018 & os signos. 
Leia seu signo solar & ascendente.



CARNEIRO Excelência profissional, disciplina para atingir seus objetivos, consciência de suas limitações, colheita de anos anteriores e plantio de novas possibilidades profissionais é o que 2018 pede a você. Percepção clara do que está lhe faltando e da perseverança e tempo necessários para atingir seus objetivos. Saturno estará transitando o setor de carreira e realizações, solicitando comprometimento e responsabilidade. Poderá ter que fazer cortes em relação a como lida com o trabalho. Deve ser realista e ter o pé no chão. O reconhecimento vem do trabalho duro e da perseverança. Mas saiba diferenciar isso da teimosia em seguir um caminho que talvez já não seja mais o seu rumo. Ser a sua própria autoridade no campo profissional requer consciência, preparo, esforço e avaliação realista das situações. Pode ser necessário dizer não, colocar limites em situações que estejam se revelando limitantes. Pode até mesmo ser necessário uma recolocação profissional. Também terá que reinventar a forma como utiliza os seus talentos, inclusive havendo a possibilidade de descoberta de outras habilidades, seja porque deseja inovar, ou porque as situações assim exigem. Mudanças importantes na esfera material. Ganhos por meio de outras pessoas, de parcerias, mas também com a finalização de determinadas situações. Possibilidade de heranças, legados ou administração de bens e recursos de terceiros. Pode haver instabilidade no setor material. Entretanto, é na instabilidade que poderá gerar novas situações que serão importantes nos anos seguintes. Novos conceitos e vivências em relação à sexualidade, às emoções, à espiritualidade. Intensidade emocional. Tendência ao extremismo, manipulação e controle. Cuidado com exageros, compulsões e com repetição de comportamentos anteriores que são desgastantes emocionalmente. Perceba os padrões inconscientes e o que está reprimido e oculto e tem muita importância sobre o seu comportamento. Terapias e auxilio psicológico podem ser preciosos na superação de antigos problemas e numa espécie de libertação que abre novas possibilidades.

TOURO
Invista em conhecimento, estudo, aprimoramento de capacidades, viagens com foco profissional e tudo o que possa servir de esteio a futuras realizações. Reveja seus conceitos, verdades, crenças, filosofia de vida. Viva na prática o que anseia na teoria. Cuidado com a estreiteza de pensamento, o dogmatismo e a inflexibilidade. Publicações, viagens, cursos e justiça podem ser temas presentes ao longo do ano. Contatos com o estrangeiro também podem ocorrer. Nos relacionamentos é o momento de se abrir a novas abordagens, agir de forma diferente do que sempre fez, conhecer novas pessoas e reinventar relações existentes. Relações e contatos promissores. Se está insatisfeito em um casamento, relacionamento ou parceria, a insatisfação tende a aumentar e instigar você a tomar uma atitude. O contato com pessoas de outras culturas e com conceitos muito diferentes dos seus é interessante, pois ampliará os seus horizontes. Em viagens e em situações educacionais isso pode ocorrer. Você gosta de segurança e de certezas, mas com o ingresso de Urano em seu signo em maio, espere o inesperado, abra-se ao inusitado, ao diferente, ao inconvencional, às mudanças. Muitas surpresas podem ocorrer e embora você não costume apreciar surpresas e mudanças, elas serão importantes para a sua libertação. Amizades, grupos, renovação e reinvenção são características importantes do ano. Mudanças nos rumos de vida, em aspectos profissionais e na perceção do seu lugar na humanidade. Não estará mais tão atrelado a antigos condicionamentos. É hora de experimentar coisas diferentes, sem esquecer da excelência em conhecimentos e atitudes. Mas não se cobre tanto.

GÉMEOS
Ano de resolver dívidas emocionais ou materiais, que podem significar uma falta de perdão a si mesmo ou a outras pessoas. Terá que lidar com situações que estão cristalizadas, enrijecidas e necessitará força interior para superar suas limitações. Terá que utilizar com sabedoria os seus recursos materiais (e os que compartilha com outras pessoas) e os recursos psicológicos, emocionais e espirituais, para transformar situações. Melhor pensar a longo prazo, tendo cuidado com gastos e investimentos. O foco está em substituir prazeres imediatos por algo mais sólido e duradouro. Um parceiro poderá estar atravessando um momento difícil, material ou emocionalmente. Perceberá o que está estagnado, e que, em nome da segurança e do medo de mudar, vem tentando manter. Só que isso tem um preço muito alto e vale a pena repensar. Deixe ir o que precisa ir embora de sua vida. Finais de situações, que independem de seu controle. Poder, dinheiro, sexualidade, morte e renascimento são aspectos presentes ao longo do ano e exigirão maturidade emocional. Pode ser interessante contar com um auxílio terapêutico para compreender a verdadeira origem de suas dificuldades. Fase positiva para o trabalho, que poderá apresentar novos horizontes e para cuidados com a saúde. Evite excessos que prejudiquem o organismo. Novas oportunidades no cotidiano e resignificação dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados na profissão. Será importante utilizar a sensibilidade e as emoções no trabalho. Conhecimentos e viagens poderão ser essenciais aos seus propósitos profissionais. Intuição também, assim como momentos de introspecção e solidão. Neles poderá recompor as suas energias. Evite atitudes radicais.

CARANGUEJO 
Amor e relacionamentos ganham outra dimensão em sua vida. Valorizará relações sólidas, com pessoas maduras e buscará o aprimoramento e a excelência em suas relações. Tende a se tornar mais seletivo e amadurecido em suas escolhas. Saturno “cobra” compromisso e responsabilidade, em suas próprias atitudes e também nas relações que estabelece. O amor próprio é fundamental e as relações serão um espelho do seu compromisso em evoluir. Se não se responsabilizar por esta maturidade, poderá atrair a repetição de antigos dramas emocionais e limitações. Mas tudo é uma questão de consciência. É importante que esteja muito bem consigo, pois somente assim estará bem com outras pessoas. Relações que iniciam durante o ano tendem a durar, mas podem envolver grandes responsabilidades. Por outro lado, a solidão não será má companheira, pois pode ser necessário ficar sozinho durante um tempo para ter clara consciência do que realmente busca em um relacionamento. Nova percepção de seus sentimentos, prazer, sexualidade, criatividade, relação com filhos, crianças e conexão com sua criança interna. Fertilidade. Obras. Legados. 2018 pede um equilíbrio entre prazer e dever. Este é o grande desafio do ano. Parcerias, relações, contratos e alianças profissionais ganham força. Se trabalha com público ou com clientela, tende a ser muito respeitado, dependendo, obviamente, do que plantou nos anos anteriores. Novas conexões com amigos, grupos, instituições e uma nova percepção do seu papel na sociedade, sendo mais revolucionário, mas tendo os pés no chão. Redes. Comunidade. Novas alternativas e soluções. A união de talentos com outras pessoas está favorecida e pode gerar benefícios coletivos. Mudanças súbitas nas amizades, nos grupos e na vida social. Viagens e conhecimentos atrelados ao desenvolvimento espiritual e à abolição de antigas fronteiras.

LEÃO
2018 pede atenção à saúde, à qualidade de vida e ao trabalho. Questione seus hábitos, reflita se está tendo uma vida saudável e o que necessita fazer para que, na prática, seja mais produtivo e atinja a excelência profissional, mas que isso não comprometa a saúde. Atenção com ossos, coluna, joelhos, articulações, que representam como se sente ou não “firme” na vida e o quanto é capaz de ser flexível nas situações cotidianas. Respeite o seu corpo e as mensagens que ele lhe trará. Profissionalmente, poderá haver o corte de um trabalho, seja porque você conscientemente assim decide, ou pela força das circunstâncias. Em ambos os casos, o que está em jogo é a percepção de que não se sente mais em conexão com esta atividade, se ela não refletir o seu propósito. Poderá também começar a estruturar um novo trabalho, que exigirá muito foco, disciplina, concentração e excelência. Época de plantio profissional e também de colheita do que foi feito (ou deixou de ser feito) no passado. Início de uma reinvenção na carreira e nos rumos de vida. Utilização de novas habilidades e potenciais, que estavam adormecidos. Interessante é fazer uma ponte entre habilidades que já domina e novas possibilidades. Ano positivo para cuidar mais de si, de interesses domésticos, de questões relacionadas à imóveis e a bens familiares. O maior crescimento do ano é interno. Sua relação com casa e família poderá abarcar novos horizontes. Atenção com ilusões no plano emocional e material, que podem levar ao desgaste. Tenha mais clareza sobre o que realmente significa ser íntimo de alguém e compartilhar energias emocionais e sexuais.

VIRGEM
Chegou a hora de amadurecer emocionalmente e você será muito cobrado em relação a isso. Amor passa a ter um significado mais sério para você. Inclusive em relação ao amor-próprio e à capacidade de estar bem sozinho, que é condição essencial para ser amado. Se uma relação afetiva tende a iniciar neste ano, poderá ser duradoura. Mas, seja muito sincero consigo em relação aos verdadeiros motivos pelos quais busca ou estabelece um relacionamento: é para aplacar a solidão? É porque se sente pressionado? Se não for por sentimentos reais e um reflexo do coração, trará responsabilidades e problemas que você, naturalmente, não deseja. Honestidade, consigo e com os outros é fundamental. Desafio de equilibrar uma atitude séria e madura com a empatia e a sensibilidade. Importantes demandas e responsabilidades envolvendo filhos. Projetos criativos e hobbies podem ser profissionalizados. Por que não tornar algo que você gosta de fazer, um trabalho? O ano favorece isso. Mas, terá que se esforçar e colocar em prática o que deseja. Excelente período para investir em conhecimento e em interesses apaixonantes, que auxiliam a evoluir. Psicologia, mistérios da vida, tabus, espiritualidade e emoções tendem a ser foco de reflexões. Saiba observar as entrelinhas, ler os sinais, perceber o que se passa por detrás das aparências. Mudanças na forma como você percebe a realidade e no tipo de informações que busca para o seu aprimoramento. Viagens ou estudos podem revelar questões inusitadas, inconvencionais e trazer surpresas. Hora de se desprender de conceitos arraigados, abrindo-se a novas percepções. Modificações no contato que tem com instituições de ensino, como universidades. Interesse maior em cultura, filosofia, justiça, espiritualidade, línguas estrangeiras e viagens. Rompimento com antigas convenções.

BALANÇA
Hora de olhar para dentro, cuidar das bases e estruturas pessoais, ser maduro e responsável no trato com familiares e questões domésticas e imobiliárias. Mas também saber dizer não e se amar o suficiente para colocar limites no que lhe limita. Ceifar o inútil e permanecer com a essência. Estar bem fundamentado sobre os próprios pés, sem carências e dependências externas é o desafio do ano. Construção de novas bases para o futuro, que estão atreladas a questões íntimas e mesmo a imóveis e à percepção do seu lugar no mundo. Com quem se sente em casa? Consigo… O que pode levá-lo a querer morar sozinho ou realizar uma mudança doméstica. O que fará em 2018 terá consequências à longo prazo; portanto, seja consciente em suas decisões. Pode ser um ano próspero, desde que não gaste em excesso e que priorize o essencial. Para isso, será necessário investir em conhecimento (a fonte de recursos do ano) e reciclar o modo como expressa os seus talentos e potenciais. Oportunidades de crescimento, que dependem de confiança em suas habilidades e de um gerenciamento positivo de seus recursos, sejam eles materiais, ou internos, psicológicos, que ajudam na superação de dificuldades. Excessos trarão problemas. Mudanças na percepção e na expressão da sexualidade e da intimidade, sendo fundamental se conscientizar das energias emocionais e espirituais que isso envolve. Novas experiências, surpresas, reviravoltas. Uma nova forma de lidar com o dinheiro e com tudo o que você compartilha com as pessoas. também é necessária Perceba como as emoções interferem na prosperidade e os significados psicológicos de abundância, escassez, dívidas. É uma mudança de consciência, que talvez nunca tenha vivenciado anteriormente. Chegou a hora. Profissionalmente, é importante que se sinta emocional e psiquicamente vinculado com o que faz. Caso contrário, pode faltar energia para as atividades. O desinteresse pode ser um sinal de que não há Alma no que você faz. Se o trabalho inspirar ou ajudar outras pessoas, poderá se sentir realizado. A saúde é amplamente influenciada pelas emoções e por fatores psíquicos. Cuidando da Alma estará também cuidando do corpo. Perceba esta conexão.

ESCORPIÃO 
A presença de Júpiter em seu signo, até novembro de 2018, significa que estará ampliando os seus horizontes emocionais, mentais e culturais. É um ano positivo para se abrir a novas possibilidades, mas evitando exageros e imprudências, que poderiam cobrar o seu preço posteriormente. Cuidado cm compulsões e comportamento instintivo, controlador, manipulador. Bom ano para viagens, estudos, para ir mais longe, dentro e fora. Para se conhecer mais, para compreender suas motivações emocionais e psicológicas. Ano de se reinventar, especialmente em termos emocionais e nos relacionamentos, que poderão apresentar surpresas e mudanças. Excelência em conhecimentos, estudos e na forma como se comunica e se expressa é fundamental. Estudos atrelados ao trabalho exigirão bastante e é, justamente, um ano importante para levar mais a sério a necessidade de aprimorar conhecimentos e de filtrar informações, concentrando-se apenas no essencial. Contatos comerciais e profissionais estarão enfatizados. Pessoas próximas poderão passar por um ano de grandes ensinamentos. Tudo o que envolve conhecimento terá um tom mais sério, maduro e responsável. Hora de ter mais realismo, sem deixar que isso signifique pessimismo ou estreiteza de visão. Amorosamente, é importante não se deixar levar por ilusões, expectativas idealizadas e situações nebulosas. Vem aprendendo muito nos últimos anos sobre isso e essa lição continua em 2018. Mudanças na forma como se relaciona, nos conceitos que têm sobre casamento, parceria e alianças. Mudanças, inclusive, no tipo de pessoa pelo qual tende a se sentir atraído. Possibilidade de rupturas de relações e de inicio súbito de novos relacionamentos. Mas atravesse esse processo com consciência, para não ser negativamente surpreendido.

SAGITÁRIO
Hora de colocar o pé no chão e a mão na massa. Chega de teorizar. A questão é colocar em prática. Talentos, habilidades, finanças e valores pessoais passam a exigir mais responsabilidade, seriedade e comprometimento. Novas prioridades, que primam pela excelência e pela percepção da consequência à longo prazo das escolhas que fará em 2018. Menos é mais. Enxugue gastos. Saiba trocar um prazer imediato por uma conquista posterior. Tudo envolve tempo, esforço, excelência. Perceba os medos e bloqueios que possui em relação à prosperidade e trabalhe duro na realização de seus objetivos. O medo cria limitações. Será testado em relação à autonomia e independência material. Excelente ano para investir no autoconhecimento, em terapias e numa visão mais profunda da vida. Isso para que não repita compulsões e condicionamentos anteriores, que tanto desgaste já geraram em sua vida. É hora de deixar ir e esse desapego abre espaço a coisas novas. Início de uma importante revolução na vida profissional e na forma como lida com a saúde. Mudanças e surpresas nestas áreas, que podem significar a necessidade de se libertar de antigos comportamentos e situações. Anseio de se expressar de forma mais original e autêntica no trabalho, utilizando capacidades que ainda não eram percebidas. A saúde se beneficia de tratamentos alternativos e de uma visão holística, percebendo a interrelação entre corpo, mente e emoções. Um bom ano para estabelecer um equilíbrio entre a perseverança e a inovação. Os resultados podem ser surpreendentes. 2018 pede seriedade, mas também leveza. Questões familiares e domésticas requerem sensibilidade, compaixão, mas também a habilidade de dizer não, ao se sentir muito vulnerável ou fragilizado. Mais do que uma casa, o que você necessita é um lar, que tenha o caráter de aconchego e que lhe faça restaurar suas energias psíquicas, emocionais e físicas.

CAPRICÓRNIO Saturno chegou ao seu signo, onde está à vontade, simbolizando a necessidade de comprometimento, amadurecimento, responsabilidade e maturidade. Há uma longa montanha (objetivos) a escalar e o primeiro passo pode ser dado em 2018. Ano também de colheita de esforços empreendidos anteriormente. Concretude, seriedade, objetividade. Percepção da importância da passagem do tempo e os ensinamentos que somente ele traz. Poderá, inclusive, se sentir mais “velho”, e esta é uma percepção que decorre deste processo de amadurecimento. O tempo sempre deve ser amigo dos capricornianos, que sabem que nada se conquista da noite para o dia. Tudo envolve esforço, foco, persistência, resiliência. Entretanto, cuidado com o excesso de seriedade, que pode trazer dificuldades no âmbito pessoal. Leveza, sensibilidade e atenção às emoções são fundamentais. Caso contrário, as coisas ficam pesadas. O que fizer em 2018 terá fortes repercussões nos anos seguintes. É como se estivesse preparando o terreno para o futuro. E você bem sabe que o futuro se constrói no presente. Estará construindo uma nova identidade e terá uma nova relação com o corpo e com as demandas pessoais. Excelente ano para projetos coletivos, grupais, institucionais, para ampliar a relação com amigos, grupos, para se unir em propósitos que beneficiem a coletividade. Mudanças importantíssimas na forma como vivencia o amor, o erotismo, com o que lhe dá prazer na vida (não somente físico). Mudanças e surpresas afetivas, em questões envolvendo filhos, crianças e projetos criativos. Interesse em temas espirituais, vinculados ao autoconhecimento, à Psicologia e a uma percepção mais profunda de seus sentimentos e pensamentos.

AQUÁRIO
Cuide da saúde, da espiritualidade, do que não é visível aos olhos, mas fala à Alma. Afaste-se do que é prejudicial à saúde e a sua evolução. Poderá ter que se reestabelecer energeticamente, fisicamente, psiquicamente. Passar por uma espécie de período sabático, onde percebe a colheita de suas escolhas e atos passados. Mas não deve se “punir” por isso, e sim, aprender com esses ensinamentos e se comprometer a não mais repetir erros anteriores. O contato com grandes instituições estará em evidência, seja por questões de saúde ou de trabalho. É, sem dúvida, uma fase de colheita, mas também pode começar a semear os anos futuros. O apoio psicológico e terapêutico poderá ser fundamental para atravessar os desafios do período, já que você perceberá tudo o que está cronificado, engessado, numa zona de conforto que lhe será muito desconfortável em 2018. Perceberá também que não tem controle sobre as situações e o melhor a fazer é se entregar e aprender a fluir. O foco do ano está no desenvolvimento interno, subjetivo, emocional, espiritual. Olhe mais para isso e menos para questões externas. Oportunidades de expansão profissional, que podem estar vinculadas a viagens, conhecimentos e a avançar em territórios anteriormente desconhecidos. Poderá utilizar antigas habilidades com uma nova finalidade. Quer mais de si na carreira. Quer mais vida. Mas isso pode significar que tenha que colocar pontos finais em determinadas situações. Mudanças familiares, domésticas e emocionais tendem a ocorrer. Haverá um forte anseio por independência e liberdade, mas, naturalmente, isso deverá vir acompanhado de responsabilidade. Poderá se surpreender com as suas próprias atitudes e as de pessoas próximas, especialmente da família. Percepção da importância de valores emocionais e espirituais, coisas que o dinheiro não compra, mas que representam um tesouro.

PEIXES
Ano que enfatiza projetos que envolvem outras pessoas, onde você poderá assumir importantes responsabilidades, que demandarão esforço, comprometimento e excelência. Não se trata mais tanto de sonhar ou idealizar, mas de colocar em prática. Colheita de esforços anteriores empreendidos na carreira. Amizades, grupos e contatos com instituições serão fundamentais para a realização de seus objetivos. Mas não trate tudo como se fosse um “negócio”. Tenha flexibilidade e não deixe de dar atenção a questões pessoais. Questionamento de qual a melhor forma de você contribuir para a evolução da sociedade, qual o seu papel nisso e com quem. Busca mais intensa de sentido, de significado, de aprimoramento emocional e espiritual. Oportunidade de expandir horizontes, seja por meio de viagens ou de informações que levarão ao autoconhecimento. Seja ético e sábio no uso que faz de conhecimentos. Publicações, cursos e questões jurídicas poderão estar evidenciadas. Mudança de consciência, de percepção dos fatos. Interesses autodidatas ou centrados em coisas revolucionárias, vanguardistas, tecnológicas, em novos usos de habilidades pessoais e de novos processos na coletividade. Revolução na vida de irmãos e de pessoas próximas. Possibilidade de mudanças de ambiente e de viagens, que trarão um sentido de renovação. Formas não habituais de comunicação, de negociação, do uso da mente. Equilíbrio emocional e centramento serão fundamentais em 2018.



Isabel Mueller 





O ano que passou foi regido por Saturno ( tanto pelo ciclo de 36 anos que teve início em 2017, quanto pela regência planetária do ano). Eu particularmente senti que foi mesmo mais pesado. Mas não vamos nos esquecer: quem se esforça no plantio, sempre colhe depois.

Júpiter será o regente de 2018, que promete mais entusiasmo, progresso e expansividade. Tenho fé (aliás, fé é uma palavra-chave pra este planeta) que seguiremos mais inspirados para atrair boas oportunidades. Júpiter abre portas e facilita o fluxo da vida. Os sagitarianos, principalmente, podem respirar mais aliviados, depois de 3 anos sob  a influência de Saturno em seu signo.

Mas é claro que não devemos ficar parados, esperando que as bênçãos prometidas caiam do céu. Saturno segue agora em Capricórnio para nos ensinar sobre foco, determinação, comprometimento e profissionalismo. As metas devem ser realizáveis. É hora de estabelecermos as estratégias para alcnaçar sonhos e objetivos.

Na via negativa, Júpiter fala de excessos, exageros, euforia e desperdícios. Portanto, é muito bom esse contraponto de Saturno em Capricórnio, que serve como equilíbrio e nos pede para economizar recursos, dimensionar as expetativas e estabelecer prioridades, sem contar com o ovo antes da galinha. Podemos seguir com fé, porém devemos manter nossos pés bem firmes no chão. O comércio exterior, o contato com pessoas e empresas estrangeiras e as viagens internacionais ficam favorecidos

É preciso atenção para excesso de trabalho, o fanatismo, as posturas rígidas e dogmáticas. Como Júpiter rege as leis e a justiça e Saturno em Capricórnio pede responsabilidade, torço para que vejamos avanços no que se refere às injustiças sociais.


JÚPITER EM ESCORPIÃO
Júpiter seguirá em Escorpião por todo o ano até 9/11/18, quando ingressará em Sagitário.  Saneamento, reutilização, transformação, reciclagem e reaproveitamento são temas destaque. Recuperação do solo, reflorestamento, reconstrução, reformas, limpeza de águas poluídas e restaurações em geral ficam favorecidos pela passagem de Júpiter por Escorpião.

Neste signo, Júpiter também favorece uma abordagem mais profunda dos fatos, investigações, terapias, análises e diagnósticos. Os estudiosos do Ocultismo e dos assuntos ligados à vida após a morte também poderão contar com as benesses do planeta. No mapa de ingresso do Sol em Áries (início do ano astrológico) Júpiter estará em harmonia com Plutão (regente de Escorpião). Mais um indício de que renovações, curas, desintoxicações e mudanças estarão favorecidas.

Como bem disse a colega Isabel Mueller: "O que 2018 nos pede é mais Alma, maturidade, responsabilidade e a coragem de dizermos adeus a padrões repetitivos."


SATURNO EM CAPRICÓRNIO
Saturno e Plutão estarão o tempo todo em Capricórnio, como já disse, pedindo mais responsabilidade. É importante planejar antes de agir, respeitar o tempo certo das coisas com paciência, prudência e cautela. Importante também respeitar nossos limites, com menos promessas em vão e mais integridade, sinceridade, verdade e honestidade.

Não podemos mais negligenciar nossas responsabilidades pessoais e coletivas. Saturno pede atitudes concretas pra que possamos construir um futuro melhor. O que viemos fazer aqui? Se nosso trabalho, nossa carreira, não representa quem somos de fato, surgem crises, barreiras e questionamentos.

Pra quem está disposto a arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, excelente! Mas Saturno traz também as consequências para quem não cultiva essas qualidades. Quem busca o lucro fácil ou quer só ficar sentado sem nada produzir, pode esperar por dificuldades. Mais detalhes sobre Saturno em Capricórnio aqui.


URANO EM TOURO
Um movimento importante no céu: Urano ingressará em Touro no dia 18/05 e ficará por lá nos próximos 8 anos. Com Urano em Áries, vivemos uma aceleração frenética das inovações, com rupturas, inquietações, impulsos de mudança sem muito tempo para que tudo fosse assimilado. Com Urano em Touro as invenções, revoluções e mudanças podem acontecer em intervalos mais longos, com mais tempo para serem assimiladas.

As inovações mais criativas podem acontecer no setor na agricultura, no uso da terra, no aproveitamento do que foi cultivado, nas formas de pagamento, do uso do dinheiro (como por exemplo na nova moeda virtual) e nas práticas econômicas.

O eixo Touro/Escorpião fala sobre os valores: apego, desapego, ganhar e perder. É tempo de importantes formulações econômica, reflexões sobre recursos coletivos e pessoais, sobre como utilizamos nossos donos, nossas capacidades e talentos. Uma nova economia começa a surgir: o compartilhamento dos bens, negócios baseados em uso temporário de peças, bens e objetos, economia colaborativa, novas formas de valorizar o trabalho.


MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. A comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, grandes compras, eventos e viagens importantes nessas datas, pois a chance de repensar e mudar de ideia fica maior no período.

De 23/03 a 15/04
De 27/07 a 20/08
De 17/11 a 07/12


ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações.
Estejamos preparados para essas datas:
ECLIPSE LUNAR – 31/01 em Leão
ECLIPSE SOLAR – 15/02 em Aquário
ECLIPSE SOLAR – 13/07 em Câncer
ECLIPSE LUNAR – 27/07 em Aquário
ECLIPSE SOLAR  – 11/08 em Leão



Marcelo Dalla





Sem comentários:

Enviar um comentário