quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Mito de Lilith



A Lilith (ou Lua Negra) é um ponto astronómico 
correspondente ao grau do apogeu (Ponto orbital mais afastado em relação à Terra) 
da órbita lunar projectado na eclíptica zodiacal.

O Mito

O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão baseia-se no de um fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão. Vários textos históricos, no entanto, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.

Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e excrementos, portanto, condenada a ser inferior ao homem. No fundo, Lilith já fora criada como um demónio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade . Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade. Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal.

O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona:
“Por que devo deitar-me em baixo de ti?
Por que ser dominada por você?
Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.”
E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a mudar a ordem.
Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora.
Voa para as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver em promiscuidade com os diabos, gerando cem demónios por dia, os chamados Lillim. E lá ela se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai.

Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis, Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra. Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história.

Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith. 
Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso.
Para os assírios, era considerada um demónio.
Alguns estudiosos dizem que ela era a mulher de Samuel, da qual surgiram as imagens de Adão e Eva.
No Zohar também é assimilada como a rainha dos demónios que incitava os homens.
Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contactar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.

O que ela mostra num mapa?

Todos nós temos Lilith no mapa e ela parece estar ligada a ‘frustração’.
Lilith move-se no zodíaco numa média de 40° por ano, e o seu retorno ao ponto natal tem o prazo de mais ou menos 9 meses… o tempo de uma gestação...
Deve-se analisar a Lilith como um complemento da Lua.

Em trânsito, indica de certa forma a frustração, no domínio dos desejos, uma impotência da psique ou uma grande inibição.
Por outro lado Lilith indica em que áreas devemos rever, a nossa relação connosco, com a nossa vida, com as nossas crenças e como o nosso trabalho.
A importância disto é a oportunidade que nos oferece de renunciar ao que já não interessa, confiar e entregar.
Lilith mostra onde podemos deixar o “Absoluto” circular em nós, derrubando as barreiras formadas pelo ego, sem deixar o Eu interferir.
Para nos preparar para esta abertura e entrega, a Lua Negra, cria o vazio necessário.
Lilith não indica uma passividade, muito pelo contrário, simboliza a vontade firme de abertura e confiança, deixando o mundo superior infiltrar-se em nós, numa entrega total às Leis do Universo.
 
A casa ou signo onde ela se encontra corresponde a área de experiência (casa) ou qualidade arquetípica ( signo) em relação a qual o indivíduo vive com um sentimento inexplicável e constante de expectativa e insatisfação, mesmo que a experiência simbolizada por aquela casa ou signo esteja sendo realizada satisfatoriamente.

Mas nada é definitivo, e nunca é tarde para aprender. A falta de harmonia que Lilith traz também tem um propósito: o desapego e a impessoalidade. É onde você pode usar a sua força mágica de maneira impessoal, tornando-se criativo, descobrindo seus próprios recursos e talentos, ao invés de outros substitutos para isto.

A casa onde Lilith se encontra deve ser aquela em que a pessoa precisa aprender a se desapegar, a ser impessoal, porque numa outra existência ela deu muita importância àquilo, viveu aquele assunto com grande excesso.

No Meu Caso, 
Tenho Lilith em Capricórnio, na Casa 9 

Lilith em Capricórnio: 
Ambição compulsiva frustrada. Faz qualquer coisa para conseguir poder. Trabalha por trás das cenas para tirar proveito. Muito medo de perder posição social.
Passa por interferências e interrupções na vida profissional. É escravo de hábitos e trabalhos, mas tira vantagens dos erros que comete.
Tem problemas com figuras de autoridade, pessoas mais velhas, figura paterna.
Pode sofrer acusações injustas e antipatia.

Tenho também a Cabeça do Dragão (Caminho de Evolução da Alma) na casa 9, mas em Sagitário, o que quer dizer que para o conseguir vou precisar cultivar ideias e valores que requerem fidelidade da minha parte.
Independência e pesquisa poderão ajudar à concentração de um alvo ou fim determinado.
Tenho de procurar desenvolver a intuição e o poder de síntese.



Casa 9- Signo de Sagitário e Planeta Regente Júpiter
FILOSOFIA, RELIGIÃO, VIAGENS LONGAS, LEI, EDUCAÇÃO SUPERIOR
Procura de identidade através da transcendência e da fé, nível superior de conhecimento, procura de sabedoria, compreensão do sentido da vida, pensamento abstracto, viagens.

Casa 10- Signo de Capricórnio e Planeta Regente Saturno
PROFISSÃO, STATUS
Intervenção pública e social, carreira, estatuto, reconhecimento profissional, integração no meio social.

2 comentários:

  1. Nos meus estudos, li que Lilith no mapa astral significa o lugar onde precisamos ser menos egóicos para obtermos a satisfação. Se buscarmos algo ali através do ego, ficaremos sempre frustrados, mas se aprendermos a ser desapegados, o contentamento virá.

    ResponderEliminar