domingo, 19 de janeiro de 2014

Os Polinésios e o culto de tatuar

As ilhas Polinésias (que incluem Samoa, Ilhas Cook, Ilha de Páscoa, Tonga, Polinésia Francesa, Tahiti, e Havaí, só para citar algumas) são ilhas do Pacifico que foram as ultimas descobertas do homem.
Existe a cultura Samoana, a Maori e a Havaiana, cada uma com a sua linguagem própria. 
Com uma história e uma cultura muito diferente da nossa, as tradições, a mitologia e expressão artística destes povos se espalharam para o mundo, e cada vez mais temos curiosidade de entender como foi e é a vida desses nativos.

Chamaram a atenção do mundo em geral por seus costumes bizarros de serem, sentirem, agirem e principalmente pela maneira como lidam com a questão da espiritualidade.
Estes povos viviam, o apego a natureza de um modo geral, o culto aos 3 elementos mais importantes para a sobrevivência humana, terra, água e ar. 
A maneira como estes povos lidavam com a questão espiritual e a questão da sobrevivência, nos fazem reflectir que, talvez seria através do entendimento dessa cultura uma saída para o “CAOS” que vivemos hoje, revertendo nossos valores e nos voltando para três factores básicos:
1º Família, 
2º Ao Próximo, 
3º ao local em que vivemos, 
pois são esses os 3 principais valores desses povos.

o “Ula Ula”, uma sedutora dança das mulheres indígenas nativas, semi nuas, dançavam na comemoração que era feita para reverenciar a conquista de sua (peah), espécime de um troféu obtido por merecimento, em forma de uma enorme tatuagem, muitas vezes o tema da tattoo, contava a historia de sua vida, e era motivo de orgulho para toda família tatuar sua (peah). 

O acto da tatuagem para os maoris, era motivo para o mais alto grau de manifestação cultural, eles dançava e festejavam em quanto um dos membros do klã, ganhava de presente a Peah,  isso é para se ter uma idéia da importância da tatuagem para os maoris, essa importância deveria existir entre  os povos modernos também, pois marcar o corpo para eternidade é tão importante, que muitas vezes abre e fecha muitas portas do caminho de nossas vidas.

Existem dois tipos diferentes de desenhos Polinésios. 
O primeiro é o "Enata". 
Enata são desenhos naturais, desenhos que vêm para simbolizar a vida de uma pessoa e sua história, a ilha de origem, nível social, tipo de trabalho realizado, etc.
Por exemplo, se você fosse um pescador, você poderia ter um símbolo que está ali para protegê-lo de perigosos tubarões, ou para proteger a sua embarcação de pesca e os desafios que o mar sempre impõe.
O segundo é o "Etua". 
Isto tem um significado muito mais forte espiritual, mágico e religioso para eles.
Esses símbolos podem mostrar, em particular, uma homenagem a uma ou mais pessoas numa tribo, ou pedido de protecção para os deuses.

Os mais populares e apreciados desenhos são "tiki", a tartaruga, o gecko (especime de reptil), os raios, os tubarões, os golfinhos, bem como uma série de desenhos de resumo simbólico. 
Para fazer estas tatuagens, não é necessário fazer qualquer tipo de ritual de passagem, ou pedir a um xamã o que devera ser marcado, algo que antigamente sem fazer todo esse procedimento era considerado um sacrilegio e um motivo de vergonha para os familiares.
A vergonha para os Polinésios é considerada pior que a morte. 

Segue alguns exemplos dessa leitura:

Tiki: Tiki é um Deus, que na maioria das vezes é retratado com os olhos fechados, lábios proeminentes, e imagem serena.

Conchas: Conchas representam a riqueza da cultura polinésia, muito provavelmente porque foram utilizadas como um tipo de moeda.

Tubarões: 
"Dentes": protecção contra o inimigo, modo de expressar ferocidade tipo "Não Mexam comigo".
"Por inteiro, Coprp" Tubarões eram animais sagrados.
Poderosos, Respeitados  e eram usadas como uma forma de protecção contra o inimigo... representa também adaptabilidade, ou seja, "Onde estiver não serei a presa e sim o predador" pelo facto do Tubarão estar no topo da cadeia alimentar, por serem ageis e exígmios caçadores.

Tartarugas: Tartarugas simbolizavam família e um apelo à vida longa, serenidade e longevidade, e resistência.

Gecko: O gecko é uma espécie de largatixa, é suposto ter poderes sobrenaturais, e é visto pelos polinésios com medo e temor.
Existem rumores de que, se um gecko verde der uma gargalhadas (forma de som emitido) é um terrível presságio de doença e de má sorte, por isso, são considerados inspectores do futuro, acreditam que eles tem a capacidade de supervisionar o futuro e  nos alertar sobre algum mal que encontram por lá.
Os Geckos também eram tidos como protectores, porque se alimentavam de insectos, e os insectos eram uma forma de propagação de doença para os Nativos, eles costumavam ter dezenas desses mini lagartos em casa, para que eles dizimassem os insectos locais.
Por seu poder de rápida procriação, eram tidos também como símbolo de fertilidade, e eram quase sempre lembrados e representados em seus desenhos.

Koru: Koru ou broto de samambaia, são representados em forma de aspiral, em formato fetal, eles representam, o começo de tudo, o inicio de uma nova vida ou de uma nova fase.
Eles são reverenciados por serem plantas que crescem no menor espaço possível entre as bifurcações de galhos com pouquíssimo suprimento para subsistir.
Eram uma metáfora para a vida, pois conseguiam alcançar mais de 10 metros de comprimento, extraindo e ocupando um espaço mínimo

Ngaru – Uma espécime de ondas, muito utilizadas nas composições de desenhos Maori, Ngaru são as imagens formadas pela água, quando as canoas estavam em movimento.
São um tipo de rastro que se formavam sempre da mesma maneira, assim sendo, passara a ter a conotação de continuidade, permanência, ou seja, quem as possuía queria transparecer a imagem de pessoa imutável, constante, centrada de palavra.

Manaia: Uma espécime de Homem, Pássaro e Peixe, representam os três elementos que os Maoris tanto cultuavam, e tinha uma grande importância em suas vidas.
Essa figura mista, é enfatizada por um braço com três dedos, onde muitas vezes eram representados somente por esses 3 dedos.
São considerados anjos guardiões, nos guardam contra os males vindos do Ar, Terra e Água, nos guardam na contemporaneidade sobre os males da natureza, contra acidentes ou atentados.

Hei Matau: Hei Matau ou anzol são símbolos de abundância, já que esse artefacto garantia a farta alimentação para eles.
Quem possuía um Hei Matau, conseguiria sobreviver em qualquer local.




As tatuagens Polinésias são sempre em cor preta.
Resumos em formas geométricas, contam com profundidade a história e lendas do povo polinésio, elas possuem fãs por todo o planeta.

Se decidir fazer um desenho no estilo polinésio, poderá criar ou modificar o seu próprio desenho, personalizado-o para que possa expressar suas ideias, ou contar sua historia de vida de uma forma contemporânea.




JANSER TATTOO

Sem comentários:

Enviar um comentário