domingo, 10 de novembro de 2013

Psique Humana


Modelo da Psique humana(Psiquê na mitologia grega é a personificação da alma) criado pelo psicólogo Carl Jung.

Breve explicação sobre a estrutura:

+ Ego: O ego é o conjunto de personalidades que acumulamos, os padrões de comportamento que gostamos e assimilamos, então tomamos como parte do nosso comportamento também. É o nosso lado consciente. Essa consciência faz uma divisão de preferências, é isso que cria a…

+ Persona: A persona é o que você gostaria de ser, ou acha que é. É a sua personalidade ideal, baseada na sua opinião e no que você conhece. São as mascarás.

- Shadow(Sombra): É o conjunto de todas as outras informações que foram assimiladas, incluindo as que não foram “iluminadas” pela consciência do Ego. A Sombra é o nosso lado subconsciente, embora continue fazendo parte da estrutura do Ego.

- Animus/Anima: É a “roupa” que a sombra usa para se comunicar com a estrutura consciente, a comunicação é sempre de maneira abstrata(Intuição, imaginação, sonhos, projeções mentais de formas-pesamento e algumas vezes até manifestações sensoriais como em casos de esquizofrenia) fazendo o Ego desenvolver melhor a capacidade de interpretação.

∞ Self: É o Observador, a única real liberdade se encontra nessa singularidade, o “ponto zero” do nosso ser. Aqui se encontra nossa essência, a Fonte de tudo, “deus”, nosso verdadeiro Ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário