OGUM
O SENHOR DOS CAMINHOS
Em Ioruba significa luta, guerra, grande força, é o Senhor dos Caminhos, pois ele desbrava novos rumos quando necessário.
A ele também compete a luta contra o mal, desfazer trabalhos malignos, por esta razão a alegoria de Matar o Dragão.
Quando invocado a sua energia traz o movimento, a acção , a inovação, a protecção, ele é o pacificador que batalha contra o mal.
Sua energia cósmica emana a força, a confiança para vencer .
Ogum é o Senhor dos Caminhos e realiza a abertura de caminhos, a ordenação, o afastamento da desordem e do caos, o corte das actuações negativas, mas tudo a partir do equilíbrio íntimo dos seres perante as Leis Universais.
A primeira “batalha” que Pai Ogum nos ensina a realizar é vencer os vícios e a desordem interna para que, uma vez equilibrados, possamos atrair situações e relacionamentos ordenados, livres da desordem que nasce do desrespeito à Lei Maior e à Justiça Cósmica.
Lei e Justiça são interligadas, não se pode obter o amparo da Justiça Divina sem viver em obediência às Leis Universais da Criação.
Ogum, representa exactamente o trabalho pela vitória sobre as nossas trevas interiores. O dragão é o símbolo da maldade, dos vícios, das negatividades, do ego exacerbado, da vaidade extrema, da ganância etc. Vencendo “o dragão”, sob o amparo de Ogum, nos habilitamos a atrair situações favoráveis, sob o amparo das Leis Universais.
Nos ajuda a vencer as nossas trevas e bloqueios interiores (as verdadeiras demandas) e nos protege dos obstáculos externos, quando vivemos de acordo com as Leis Universais.
Ogum é a Lei, é a via recta.
É associado a Marte e ao número 7.
Excalibur é o instrumento do combate da magia branca contra a magia negra.
A espada de Ogum tem o mesmo significado.
Em essência, as lutas de Ogum processam-se dentro da própria alma, que traz simultaneamente o dragão e a serpente das tendências inferiores assim como o germe da Divindade.
Invocar Ogum significa activar as energias vitais que estão adormecidas na alma, despertar a parcela divina presente em cada ser humano, e mobilizar a força necessária para avançar.
Deus da guerra, agricultura, ferro, metais e tecnologia.
Pais - Oxalá e Iemanjá
Irmãos - Oxóssi e Exu
Cônjuges - Iansã e Oxum
Arma - Espada
COR - Azul, Branco e Vermelho
DIA DA SEMANA- Terça – Feira
DIA DO ANO - 23 de Abril
METAL - Ferro
ARQUÉTIPO - Impetuosos, autoritários, cautelosos, trabalhadores, desconfiados, impulsivos, teimosos, activos, coerentes, arrebatadores, inconstantes, inovadores, apaixonados por viagens, mudam frequentemente de endereço, detestam a rotina, curiosos, resistentes, corajosos, focados, determinados, amigos, divertidos, práticos, inquietos, detestam traição e injustiças, desequilibrados emocionalmente, rebeldes, desajustados desde a infância, independentes, auto-suficientes, impacientes, sempre em busca do impossível, insaciáveis ( focam-se num objectivo e quando o atingem iniciam logo outro), franqueza absoluta a roçar na arrogância, persistentes, resilientes, magros com porte atlético.
PLANETA - Marte
ELEMENTO - Fogo
CRISTAL – Rubi, Granada
ESSÊNCIAS - Violeta e Açafrão
FLORES- Palmas brancas e vermelhas, Cravos brancos e vermelhos
BEBIDA - Cerveja Branca
ERVAS - Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba.
SÍMBOLO - Idá ( espada de ferro)
OFERENDAS - Inhame, Feijoada feijão preto, Cerveja Branca
AMALÁ: 14 velas 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca servida em coité (metade da casca de um coco) ou regado por cima (nunca deixar garrafas porque não são amigas da natureza), 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas, manga (melhor a espada).
Entregar o Amalá no campo, zona grande sem árvores e plana, com erva.
SAUDAÇÃO – OGUM YÊ, SARAVÁ OGUM, PATACORI OGUM
O Arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas.
Das pessoas que perseguem energicamente seus objectivos e não se desencorajam facilmente.
Daquelas que, nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança.
Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranquilo dos comportamentos.
Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhe prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.
Ver mais aqui e aqui
Tradicionalmente Ogum é visto como uma poderosa divindade dos trabalhos em metal, semelhante à Ares e Hefesto na mitologia grega e Visvakarma na mitologia hindu.
É poderoso e triunfal, mas também exibe a raiva e destrutividade do guerreiro cuja força e violência pode virar contra a comunidade que ele serve. Dá força através da profecia e magia, e é procurado para ajudar as pessoas a obter um governo que dê resposta às suas necessidades.
Hoje é Dia de Ogum, Meu Pai de Cabeça!!
Partilho aqui a minha prece.
PRECE
Meu Grande Pai Ogum, Meu Grande Protector,
Que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, abençoa esta tua filha.
Fazei com que as minhas acções sejam sempre férteis, com que nas minhas caminhadas haja vitórias, e mesmo quando aparentemente derrotada, eu seja amparada por vós, porque nós filhos de Ogum conhecemos a luta, mas sendo filha de Ogum, a vitória será certa.
Que minhas estradas estejam sempre abertas, para que eu possa cumprir a minha missão de vida, que os meus pensamentos sejam sempre positivos, e que todos os que cruzarem a minha estrada o façam com o propósito de engrandecer a minha Alma e o meu Espírito.
Eu andarei vestida e armada com as armas de Ogum, Guerreiro de Oxalá, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se rebentem sem o meu corpo amarrar.
Que Ogum, com a sua grandeza, com a força do seu escudo e das suas poderosas armas, me defenda dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas as suas más influências.
Que meus inimigos fiquem submissos a vós, como forma de advertência de uma filha de Ogum, que sou e nada temo, pois sei que a covardia não muda o meu destino.
Pai Ogum, dai luz aos meus inimigos, livrai-me das pragas, das doenças, dos olhos grandes, da inveja, da traição e da vaidade que só leva à destruição.
Meu Pai, senhor da Espada e do Fogo, que corta todas as demandas e conduz os que ama aos caminhos da prosperidade, que em meus caminhos possa eu, filha sua, merecer as suas bênçãos: a Espada que me encoraja, o Escudo que me defende, e a Bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum, não me deixe cair!
Meu Pai Ogum, não me deixe tombar!
OGUM YÊ
SARAVÁ OGUM
PATACORI OGUM
Sem comentários:
Enviar um comentário