segunda-feira, 27 de outubro de 2014
A Teoria de Tudo - Trailer Oficial
A Teoria de Tudo baseia-se no livro de memórias “Travelling to Infinity: My Life with Stephen,” de Jane Hawking.
A filme contará sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking (interpretado por Eddie Redmayne) com sua esposa Jane (vivida por Felicity Jones), desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica.
Stephen William Hawking, (Oxford, 8 de Janeiro de 1942) é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da actualidade.
Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, onde hoje se encontra como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.
Actualmente, é director de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura.
A doença foi detectada quando tinha 21 anos.
Em 1985 teve que submeter-se a uma traqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar.
Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.
No seu mais recente e polémico livro "The Grand Design", Stephen Hawking muda suas antigas declarações sobre a ideia de um criador e afirma que "Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física".
No livro, afirma que "Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada.
A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", dizendo que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei da gravidade.
Hawking também cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos.
Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica.
Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo.
Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.
Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica.
Em 1974 calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatómicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros.
Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.
O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.
Prémios, títulos e medalhas
1975 – Medalha Eddington
1976 – Medalha Hughes
1979 – Medalha Albert Einstein
1982 – Ordem do Império Britânico (Comandante)
1985 – Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1986 – Membro da Pontifícia Academia das Ciências
1988 – Prémio em Física da Fundação Wolf
1989 – Prémio "Príncipe das Astúrias" da Concórdia (contribuição à paz, entendimento, etc.)
1989 – Título de "Companheiro de Honra", da Rainha Elizabeth II
1994 - Participou da musica Keep Talking,"The Division bell" do Pink Floyd ,como fã da banda.
1999 – Prémio "Julius Edgar Lilienfeld" da Sociedade Americana de Física
2003 – Prémio "Michelson Morley" da Case Western Reserve University
2006 – Medalha Copley da Royal Society
2009 – Medalha Presidencial da Liberdade
2012 - Fundamental Physics Prize
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário