terça-feira, 13 de setembro de 2022

O Progresso de Édipo











Estranheza de ser. De agoniado
Espanto sou feita num sonho naufragado.
Tempo emprestado com um astro louco ao fundo.

Sitiada por trevas não descanso
De indagar minha essência e só me alcanço
Na loucura de não ser deste mundo. 


...


Na febre de buscar o senso à vida
Descubro-me dor de alma inacabada.
Poeira em forma breve reunida
No seu nexo de chama encarcerada. 

Nascer é um deus que prega uma partida
À inteligência universal do nada?
E ao fim a morte … talvez uma saída?
Ou nos confins do ser esperançosa entrada?

Estranha a mim na assombração do enigma
Ubíqua estou atada ao tempo, o estigma
A procurar-me sob a máscara, o rosto.

Mais se crispa o mistério na procura
De Deus nenhum sinal. Só à loucura
Do universo meu coração exposto


...


Melhor é ir. Atravessar o muro,
Seguir na barca que passa o golfo escuro
E ao Grande Enigma abandonar os remos.




Natália Correia
in, O Progresso de Édipo - Poema Dramático


Sem comentários:

Enviar um comentário