terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A Grande Lição





"Um idoso conhece um jovem que lhe pergunta:
Lembra-se de mim? E o ancião diz que não.
Então o jovem diz que foi aluno dele. E o professor pergunta-lhe:
Ah sim? E o que fazes agora?
O jovem responde:
Bem, sou professor.
Oh, que bom, como eu? Disse-lhe o idoso.
Bem, sim.
Na verdade, eu me tornei professor porque você me inspirou a ser como você.

O idoso, curioso, pede ao jovem que lhe diga o porquê.
E o jovem conta esta história:
Um dia, um amigo meu, também estudante, chegou à escola com um lindo relógio novo e eu o roubei. Logo depois, meu amigo notou o roubo e imediatamente reclamou para o nosso professor, que era você. Então, o professor disse à turma:
O relógio do seu companheiro foi roubado durante a aula de hoje.
Quem o roubou, por favor, devolva-o.
Mas eu não devolvi porque não queria.

Então o professor fechou a porta e pediu para nos levantarmos, porque ele iria verificar os nossos bolsos um por um. Mas primeiro, ele nos pediu para fecharmos os olhos.
Foi o que fizemos e ele procurou bolso por bolso e, quando chegou até mim, encontrou o relógio e o levou.

Continuou procurando nos bolsos de todos e quando acabou, ele disse:
Abram seus olhos. Encontrei o relógio.
Ele nunca me disse nada e nunca mencionou o episódio.
Nunca mencionou o nome de quem roubou.

Nesse dia, salvou a minha dignidade para sempre.
Foi o dia mais vergonhoso da minha vida.
Você nunca me disse nada, e mesmo que nunca tenha me repreendido ou me chamado para me dar uma lição de moral, recebi a mensagem claramente.
E, graças a ela, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer.

Você se lembra desse episódio, professor?
E o professor respondeu:
Lembro-me da situação, do relógio roubado, de ter procurado nos bolsos de todos, mas não me lembrava de você, porque eu também fechei os olhos enquanto procurava.
Essa é a essência da decência. 
Se para corrigir você precisa humilhar, então você não sabe ensinar."









Sem comentários:

Enviar um comentário