terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O Rito da Pachamama





O Rito da Pachamama pertence à religião andina.

Antigamente, nos Andes, existia uma religião feminina: era a religião da Mãe Natureza, da Mãe-Cósmica. Durante milénios, os andinos abraçaram as crenças e orientaram-se pelos princípios dessa religião.
Pachamama significa Mãe Cósmica, Mãe Celestial, Mãe Natureza, aquela que compreende todas as coisas. É a Entidade que faz com que todos os seres vivos façam parte de uma imensa engrenagem cósmica, de um plano universal, que compreende tudo o que foi criado.
Pachamama é uma espécie de reconhecimento que o ser humano faz à natureza, é a união entre o ser humano e a natureza.

No Rito da Pachamama, entra-se em contacto com as forças da natureza através de oferendas para saber a vontade da Pachamama, operação que os sacerdotes, conhecidos naquelas terras por curanderos, realizavam.

O ser humano que comunica com a natureza é uma pessoa que conhece a verdade, que compreende e vive com maior simplicidade. Distante de conceitos, das disquisições filosóficas, raciocínios, a natureza é clara, simples e complexa ao mesmo tempo.
Sendo o ponto de contacto com a realidade, os andinos dirigem-se à Pachamama para lhe pedirem conselho, por ocasião de eventos particularmente importantes.


in, a Profecia da Curandeira
Hernán Huarache Mamani




NOTA 1:
Pachamama - do quíchua Pacha, significa "universo", "mundo", "tempo", "lugar"; e Mama, significa "mãe", "Mãe Terra".
É a deidade máxima dos povos indígenas dos Andes centrais.
1º de Agosto é o dia da Pacha Mama.
Nesse dia, enterra-se, num lugar próximo de casa, uma panela de barro com comida cozida. Também se põe coca, yicta, álcool, vinho, cigarros e chicha para alimentar a Pacha Mama.
Nesse mesmo dia deve-se por cordões de fio branco e preto, confeccionados com lã de lhama, enrolando-os à esquerda. Esses cordões se atam nos tornozelos, nos pulsos e no pescoço.

NOTA 2:
In Inca mythology, Pachamama is a fertility goddess who presides over planting and harvesting, embodies the mountains, and causes earthquakes.
She is also an ever-present and independent deity who has her own self-sufficient and creative power to sustain life on this earth.
Her shrines are hallowed rocks, or the boles of legendary trees, and her artists envision her as an adult female bearing harvests of potatoes and coca leaves.
The four cosmological Quechua principles – Water, Earth, Sun, and Moon – claim Pachamama as their prime origin.





Sem comentários:

Enviar um comentário