terça-feira, 17 de junho de 2014

DA ARENA ROMANA PARA OS ESTÁDIOS DO SÉCULO XXI


DA ARENA ROMANA PARA OS ESTÁDIOS DO SÉCULO XXI
(o pão e circo de hoje)

Na verdade, e em época da Copa do Mundo no Brasil, não me custa lembrar que as lutas dos gladiadores romanos são uma das fontes da célebre expressão "pão e circo". 
De igual forma, também não vou coibir-me de dizer que os duelos são o circo que, ao lado do pão que é o alimento primordial, representa a satisfação das duas necessidades básicas da plebe romana e do povo dos nossos dias: comida e diversão. 
Também, e pela natural analogia, é necessário aqui dizer que, actualmente, o binómio “pão e circo” é usado em relação aos programas populares da televisão mundial que bem podem ser considerados redutos de um autêntico e grotesco declínio humano que encena enredos burlescos para telespectadores nada sofisticados.
Neste contexto, e no meio de tantos programas televisivos sobre a Copa do Mundo, que desmancham a grelha programática de alguns programas interessantes e instrutivos, pergunto-me por que existem pessoas que aclamam e glorificam um determinado grupo de futebol e gostam de assistir a confrontos entre colectividades rivais. 
Será que esta realidade não se assemelha aos combates de morte na arena romana?
Todavia, e para eventualmente responder a essas questões, teria que propor dois eixos de discussão: As lutas de gladiadores como teatro e o fascínio da violência adestrada. 
Mas, na realidade, este texto não está dirigido a essa hipotética discussão.
Porém, terei aqui tempo e espaço para afirmar e, simultaneamente, perguntar por que em situações de grande opressão social, de grande marasmo, incultura, desordem e insatisfação a fantasia de libertação baseia-se na violência exercida por alguém “invencível”?
De igual forma pergunto, por que nas revistas em quadradinhos e nos painéis de cinema e televisão, são raros os heróis capazes de outras formas de acção que não passem por truculência, pelejas e competições?
Será que a lógica da fantasia da violência libertadora de algum modo alimenta os espectáculos desportivos?
Mesmo que a força física não esteja presente directamente em todas as modalidades desportivas existentes, em muitas delas o que conta é a energia física adestrada, a habilidade para golpear bolas e outros objectos e, muitas vezes, o adversário; inclusive, atendendo aos pedidos da plateia desvairada! 

Nesta reflexão pretendo chamar a atenção do leitor, embora saiba que possa com isto atormentar consciências e cutucar indisposições, para o facto de que a agressão simbólica ou controlada faz dos confrontos desportivos “espectáculos” bem mais refinados que os episódios de violência bruta, como os combates entre cães ou galos. 
Sinceramente, nem poderia ser diferente.
Afinal, um jogo de futebol é herdeiro de uma ilustre tradição, que passa pelo gladiador Espártaco e, também, visita os conflitos psíquicos das tragédias de Sófocles. 
Mas, como o leitor poderá constatar, esta minha discussão teria que ser feita com os indivíduos mais eruditos, pois o povo está somente habituado e propositadamente talhado para gostar apenas de “pão e circo”. 
Entretanto, o mesmo, vai olhando e mordendo os lábios nas arenas modernas e gritando a plenos pulmões as vitórias e derrotas das suas equipas, enquanto os governos lapidam o resto que resta dos recursos que melhor serviriam uma educação e instrução válidas, um sistema de saúde compensado e potente que permitisse ao POVO impedir a derrocada final que tem como seu principal inimigo uma política enganosa, corrupta, medíocre, que conduz as nações do planeta para um beco sem saída!

Carlos Amaral


Concordo a 100%
Esta necessidade de pertencer a um Grupo, de se inserir, pertencer e ser aceite, de ter ídolos...
O futebol, é o Ópio do Povo!
O futebol é normalmente um espectáculo que a maior parte das vezes, e para a maior parte das pessoas, é o único motivo para uma celebração e convívio. Triste, não????
É o retrato de uma sociedade sem alma e sugada de espírito, absolutamente robotizada que nem sabe que existe!

Tanta coisa urgente a acontecer no Brasil e no Mundo, e o povo só chora por conta de futebol...
Não há nada que possamos fazer...essa é uma matriz de controlo dos povos, e nunca haverá pessoas suficientemente conscientes para mudar este estado de coisas...
É como uma guerra, e eles é que têm as armas...
Matam a alma de um povo com futebol, como matam com bombas ...ou napalm, tanto se lhes dá...

Se o Brasil não ganhar este Mundial, só vai ser positivo para o país e para o povo brasileiro.
Já aprenderam a ganhar...agora têm que aprender a perder, o que é muito mais difícil...
O Brasil já fez a sua historia no futebol...precisa fazer agora uma história digna na saúde, educação, segurança, mercado de trabalho, distribuição de renda e outras coisas mais...

Mas isso a ser realizado por quem?
O Futebol é dirigido por Mafias e milhões...
E os Estados e Governos pouco querem saber dos povos...
Não acredito já na solução social...

O povo para todos os efeitos está completamente alienado por isso, responde ao futebol e não à crise ou à fome ou as injustiças, tal como em Portugal ou no mundo inteiro...
Perder um jogo ou ganhar não adianta nada.
Talvez o povo fique triste, frustrado e reaja?
E, em vez de bater na mulher em casa, vai bater nos polícias...

Sem comentários:

Enviar um comentário