quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

amor ou necessidade de segurança emocional?



... A maior parte das pessoas necessita de um determinado grau de segurança emocional. E sem isso, sem um parceiro ou companheiro que o proporcione, o amor morre, quer queiram, quer não.

Não, não é o amor que morre, mas sim a necessidade. Limitas-te a decidir que já não precisas daquela pessoa. De facto, não queres precisar dela, porque se tornou demasiado doloroso. Por isso tomas uma decisão: Já não preciso que me ames. Ama quem quiseres. Eu vou-me embora. E isso que acontece. Matas a necessidade e não o amor...............

O problema é que a maioria das pessoas confunde amor com necessidade. Julga que as duas palavras, e as duas experiências, são intercambiáveis. Mas é falso. O amor nada tem que ver com a necessidade.

Podes amar e precisar de alguém ao mesmo tempo, mas não podes amar uma pessoa porque precisas dela. Se amas por necessidade, nunca amaste verdadeiramente essa pessoa, mas apenas aquilo que ela te dá.

Só amarás verdadeiramente quando amares alguém por aquilo que é - quer te dê aquilo de que precisas, quer não. Só poderás amar verdadeiramente quando não precisares de nada.

Lembra-te: o amor não tem condições, limites nem necessidades. É dessa forma que Eu vos amo. Contudo, vocês não conseguem receber este tipo de amor, já que não conseguem expressá-lo.

Aí reside toda a tristeza do mundo....


Neale Donald Walsch

Sem comentários:

Enviar um comentário