terça-feira, 17 de maio de 2011

A vida é VIVER!


A vida é viver. Não é uma coisa, é um processo. Não há outra forma de conhecer o que é a vida senão vivendo-a, estando vivo, fluindo, andando com ela. Se procuras o significado da vida em algum dogma, numa determinada filosofia, numa teologia, fica certo de que perderás o que é a vida e o seu significado.
A vida não te está a esperar em parte alguma: está a suceder-te.
Não se encontra no futuro como uma meta que hás-de alcançar: está aqui e agora, neste mesmo momento, no teu respirar, na circulação do teu sangue, nas batidas do teu coração.
Qualquer coisa que sejas, és a tua vida, e se te puseres a procurar significados numa parte, vais perdê-la. O homem esteve a fazer isto durante séculos.
Os conceitos tornaram-se muito importantes, as explicações tornaram-se muito importantes, e o real foi totalmente esquecido. Não vemos o que de facto já está aqui; queremos racionalizações.
Ouvi uma história…
Há alguns anos, um norte-americano famoso teve uma crise de identidade. Procurou ajuda na psiquiatria mas, ninguém lhe conseguiu revelar qual o significado da vida, que era o que ele mais queria saber. Soube da existência de um venerável guru nos Himalaias. Passou oito anos, de povoado em povoado, à procura do sábio guru, até que o encontrou.
- O que posso fazer por si, meu filho? – perguntou o guru.
- Preciso conhecer o significado da vida – respondeu o homem.
- A vida - disse ele – é um rio sem fim.
O homem ficou assombrado com a resposta. Depois de oito anos à procura do guru, e tudo o que me tem a dizer é que a vida é um rio sem fim?
O guru ficou incomodado e disse-lhe:
- Quer dizer que não é?

1 comentário:

  1. Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

    ResponderEliminar