sábado, 17 de maio de 2014
You are Hathor
You are vivacious and high-spirited.
You take a breezy approach to living your life.
You dance through life.
You see everything in terms of possibilities.
You are joyfully curious about the world.
There's so much to explore and learn.
You connect to people from all walks of life.
You're always thrilled to meet someone new.
Resultado de um teste na net, para saber que Deusa Egípcia eu sou...eheheheh
A religiosidade estava presente em todos os actos da vida quotidiana dos egípcios antigos. Divinizavam as forças da natureza, igual a todos os povos da Antiguidade.
A cultura egípcia concebia, entretanto, o mundo físico como uma simples passagem e evolução do homem imortal, sujeito à lei da reencarnação.
Era uma cultura essencialmente baseada nos mistérios da morte e toda referida ao futuro.
Por isso sua influência no mundo Ocidental foi muito escassa: um povo que tinha posto seus ideais num mundo ultratumba nada podia ensinar à cultura grega, destinada a afirmar a mais alegre e luminosa glorificação da vida activa, colorida e presente, completamente alheia à história e despreocupada com o futuro.
Na cultura egípcia tudo é simbólico, desde as pirâmides e a esfinge até às pinturas e arquitecturas do império médio e novo, todas as manifestações do espírito egípcio são portadoras de significado místico e religioso.
A consciência do poder regenerativo da Natureza se reflectia no culto que os egípcios rendiam às suas forças e a toda uma série de deuses e deusas zoomórficos.
HATHOR era a Deusa local de Per-Hathor (a grega Afroditópolis, actual Guebelin) e de Dendera, mas acabou sendo adorada um pouco em toda parte: em Mênfis, como Deusa da árvore "Senhora de Sicócomoro", espécie "ficus sicomorus"; em Tebas, como Deusa da necrópole (Hator-Imentet), "Senhora do Ocidente/ do Oeste", com o hieróglifo de Oeste ou Horsamtaui; tinha templos e era venerada em Heliópolis, Atfih, Ombos, Deir el-Medina, Abu Simel, etc.
Na costa da Somália era chamada "A Senhora da terra de Punt".
Na Fenícia era "A Senhora de Biblos".
Na Península do Sinai era conhecida como "A Senhora da Terra de Mefkat (=turquesa)", na III dinastia, segundo inscrições perto das minas do Uadi Maghara, e, na XII dinastia, foi-lhe construído um templo na mesma região, em Serabit-el-Khadim, que Hatsheput e Tutmés III viriam, na XVIII dinastia, a ampliar.
Era a divindade padroeira dos egípcios que trabalhavam no estrangeiro e dos territórios que exerciam a sua actividade (Sinai, Biblos, Punt).
Divindade de múltiplos nomes e múltiplas atribuições, tomou a personalidade de diversas divindades egípcias e estrangeiras, por exemplo, Ísis, Bastet, Sekhemet, Nut e Astarte.
Os gregos identificaram-na com Afrodite (daí a nomeação da sua cidade como Afroditópolis).
DEUSA MÃE
A Deusa Hator, por exemplo, é adorada na forma de uma mulher com chifres de vaca e um disco solar na cabeça, como uma mulher com cabeça de vaca ou simplesmente uma vaca, cujo ventre salpicado de estrelas formava o céu. A serpente e o corvo entram na composição dos emblemas que acompanham a sua imagem.
Como vaca, a Deusa apresentava seu aspecto de terna mãe, revelando o simbolismo que os egípcios tinham da vaca e do bezerro e que estava expresso na palavra "ames", "mostrar preocupação pelo outro", que era escrito nos hieróglifos como signo final de uma vaca girando a cabeça para lamber o bezerro, enquanto ele está a mamar.
A sua representação como forma de vaca, também pode advir da concepção egípcia que encarava o céu como o ventre imenso de uma Deusa com essa forma e cujos quatro pilares de sustentação, os quatros cantos do Universo, eram as suas patas. Realizou-se assim, um sincretismo entre a sua concepção como Deusa do Céu e a representação como vaca, tendo, sob esta forma, assimilando as características de outras divindades veneradas em diversos pontos do Egipto precisamente como vacas.
A vaca era um animal considerado símbolo da maternidade.
Sob esse aspecto, era também figurada amamentando o faraó, em vida e depois da morte.
O santuário de Deir el-Bahri que foi fundado por Hatsheput,converteu-se durante seu reinado em foco de culto real e, portanto nacional, e Tutmosis III e seu filho Amenófis II instalarão no santuário uma estátua da Deusa como vaca com o rei como seu filho bebendo o leite de seus ubres. Até a Baixa Época, Hator foi a única Deusa que possuía templos próprios ao longo de todo o país, com um santuário principal em Mênfis.
DEUSA DA SENSUALIDADE E EMBRIAGUEZ
Hator é uma das Deusas mais veneradas, conhecida como “Dama da embriaguez e do êxtase", padroeira dos ébrios. O "Mito da Destruição da Humanidade" contém referências específicas aos procedimentos a observar nas festas da embriaguez comemoradas em sua honra, durante cinco dias, com início a 20 de Thot, estação Akhet, primeiro mês do calendário egípcio, equivalente aos meses de Julho-Agosto no calendário gregoriano. Era um momento em que a cerveja era bebida em grandes quantidades e se recitavam poesias eróticas. Hator era também padroeira do terceiro mês dessa estação, Athir.
O êxtase-euforia causado pela bebida era entendido e usado como meio privilegiado para entrar em contacto com "Ade Dendera" e o copo de bebida era, por isso, outro dos seus emblemas sagrados.
Na mitologia Egípcia é a Deusa do céu, filha do Deus Sol, Ra, esposa de Hórus, Deusa da fertilidade, protectora das mulheres, da astrologia, do casamento, dos vivos e dos mortos, também era Deusa do Amor e da Beleza, muito semelhante a Deusa grega Afrodite ou à Vénus dos romanos.
Muitos elementos na maquilhagem da Deusa Afrodite é modelado no estilo do Egipto de Hator.
A Deusa Hator representava o amor e sexualidade e é ainda, associada com os aspectos eróticos do vinho, da dança e da música.
O sitro, junto com a voz da sacerdotisa, proporcionava o principal acompanhamento musical nos rituais culturais, um aspecto próprio de Hator em seu papel como Deusa da sensualidade.
Em consequência, às vezes, era decorado com o rosto feminino de Hator com orelhas de uma vaca.
Simultaneamente, Hator, é o modelo divino da feminilidade, dos caracteres gentis, amáveis, ternos e sensuais associados ao feminino, sendo, no fundo, a Deusa protectora das mulheres. Corporiza tudo o que há de bom e de autêntico na Mulher: a beleza juvenil, a maternidade, a emoção, a alegria.
Era ela que conferia também, poderes de divindades aos faraós entronizados: eles reinavam como Hórus, Filho de ísis, mas detinham os seus poderes enquanto Hórus, filho de Hator.
No Império Novo, a própria rainha era considerada uma encarnação de Hator: o faraó era Amon-Rá e a rainha a Deusa Hator.
Um exemplo paradigmático dessa associação, quase confusão é Nefertari, esposa de Ramsés II, cujo Pequeno Templo de Abu Simbel lhe é dedicado, a si e a Hator. Aliás, o altar desse templo mostra a vaca, ou seja, Hator protegendo entre suas patas o faraó, no caso Ramsés II.
DEUSA GUERREIRA
É considerada também como sendo uma divindade da Batalha além de ser identificada com a Estrela Sírius.
Os Egípcios acreditavam que Sírius detinha o destino de nosso planeta. É para lá que iam as almas dos Faraós e sacerdotes após a morte para "receberem instruções" e ganhar conhecimento. Alguns historiadores pensam que a partir desta estrela chegaram ao Egipto os Deuses que ensinaram toda a sua sabedoria a este povo, cuja a forma é de uma novilha, doce e maternal. A novilha celeste, a Deusa Hator e o fiel cão de guarda Anúbis, lembram sem dúvida as crenças duma população camponesa cujas ideias e cujos trabalhos se associavam intimamente aos animais da fazenda e da casa.
A imagem de Hator está presente em muitos dos antigos templos egípcios, como na cidade de Dendera. Seu templo, neste local, foi erguido no período de dominação grega e romana, embora também conservem tumbas das primeiras dinastias faraónicas. As paredes de seu templo estão cobertas de gravações dos Imperadores romanos Tibério, Calígula, Cláudio e Nero.
No templo da cidade de Dendera, dedicado a Hator, as colunas das duas salas hipóstilas têm capitéis em forma de sistro, que era o instrumento musical sagrado da divindade. No centro de uma das paredes exteriores, que era dourada, havia também um relevo representando um sistro, demonstrando a importância deste instrumento no culto da Deusa, enquanto o dourado evocava outro epíteto de Hator: o ouro dos Deuses.
Hator, a Dourada, é uma das mais antigas Deusas do Egipto.
Conhecida como a face do céu, a profundeza, a Dama que vive num bosque no fim do mundo, era uma divindade de muitas funções e atributos.
A maternidade e o dom do aleitamento eram suas propriedades principais desde os primórdios e assim permaneceram ao longo dos tempos.
Sempre que os egípcios excepcionalmente abandonavam sua terra natal, principalmente para explorar minas ou extrair pedras preciosas, erigiam santuários de suas divindades em solo estrangeiro. Foi assim que os Deuses e Deusas do Egipto desfrutaram de uma variada aceitação ao longo dos séculos. O culto de Hator em Biblos, surgiu, ao que parece, através dos contactos comerciais nos quais esse porto do Levante servia como ponto de entrada usado pelos egípcios até os ricos mercados do Próximo Oriente.
A absorção mais completa de cultos egípcios teve lugar na terra que os faraós tiveram sob seu poder durante mais tempo, a Núbia, ao sul do Egipto. Ali os reis conquistadores do Império Médio Sunusret I e III, construíram um templo de Hórus em Buhen, e eles mesmos foram objecto de veneração durante o Império Novo, quando Amenófis III e Ramsés II implantaram seus próprios cultos junto aos de Amóm, Ra, Ptah e Hator.
O nome dessa popular Deusa-Vaca, como sugerem os signos hieroglíficos que o constituem, Hwt Hr, significa "Casa/Morada de Hórus", isto é, sendo Hórus um Deus-Falcão, a abóbada celeste era sua mãe e protetora; a sua casa era o céu. Hator, associando-se aqui à ideia de esposa como "moradora" de seu marido.
No ciclo hórico de Edfu surge, não como mãe, mas como esposa de Hórus. Em Kom Ombo, era esposa de Sobek e, como Hator de Dendera une-se a Hórus de Edfu e concebe um filho chamado de Ihy. Como se constata, Hórus é algumas vezes seu marido e em outras, seu filho.
SÍMBOLOS
Os símbolos da Deusa Hator são: o sistro, o disco solar, os espelhos, a cana de papiro, os leões, a cobra, o menat ( um colar, usado pelas suas sacerdotisas, não no pescoço, mas na mão, agitando-o).
No túmulo de Seti I, no Vale dos Reis, há uma conhecida representação de Hator e do faraó, de mãos dadas (tocar nos Deuses era uma prerrogativa exclusiva da família real), em que a Deusa lhe estende o colar menat que traz no pescoço.
Devido às conotações de renascimento associadas a esse objecto, a cena simboliza o desejo e a concessão do renascimento do faraó no Além.
MITOLOGIA
Uma narração, encontrada gravada na tumba de Tutankamón, conta a história da "Destruição da Humanidade". O Deus Ra ante a rebelião dos humanos, envia sua filha Hator para castigar os rebeldes. Hator, tomada de violenta fúria transforma-se em Sekhmet e se regozija num êxtase de sangue. Ra, para evitar a extinção da humanidade, embriaga a Deusa com sete mil jarras de cerveja que tinham o aspecto de sangue humano. A ira da Deusa transformou-se numa doce embriaguez e cessa sua destruição.
As duas Deusas, a irada Sekhmet (conhecida também como Hator do Oeste) e a satisfeita e doce Hator (identificada com a Deusa Bastet e conhecida como Hator do Leste), actuam como as duas faces de uma mesma natureza, expressões extremas de uma única paixão, a ira que pode ser convertida em placidez, o amor que pode converter-se em ódio.
A fúria se expressa na arte faraónica sob o aspecto de leão, encarnado o poder de destruir os inimigos, e com essa forma se representava todo um leque de Deusas protectoras.
Um outro mito, conta que Hator descontente com Ra, foi embora do Egipto.
Com muita saudade, Ra resolveu trazê-la de volta. No entanto, Hator tinha se transformado numa leoa selvagem que destruía todo aquele que chegasse perto dela. O Deus Thot, usando alguns artifícios, conseguiu conduzi-la de novo à sua pátria. Ao banhar-se no Nilo, deixa no rio toda a sua raiva. O rio Nilo então troca de cor e se torna vermelho. Foi assim, que perdeu sua natureza selvagem para reaparecer elegante e encantadora.
Entretanto, não perdeu a capacidade de retornar a sua antiga forma leonina.
AS SETE HATOR
As sete Hator são as fadas egípcias.
Ostentando na fonte a serpente "uraeus", dão-se as mãos formando uma cadeia de união.
A Deusa Hator em pessoa conduz suas sete filhas.
De facto, a Deusa toma a forma de sete divindades que tornam favorável o destino da criança recém-nascida. Elas regozijam o mundo com música e dança. O papel delas consiste em orientar, emitir profecias, e não fixar os destinos de maneira definitiva. Mas o enunciado da profecia, em função da magia do Verbo, torna-se por vezes realidade.
Uma estrela conservada em La Haye, datada da XIX dinastia, mostra as sete Hator, prometendo uma descendência a um sacerdote de Thot, em troca do culto que ele lhe presta. O contacto era fácil entre essas magas e o adepto do Deus da Magia.
Filhas da Luz, as sete Hator têm faixas de fio vermelho com que criam nós: segundo o número de nós, sendo sete o número benéfico por excelência, o destino da pessoa revela-se ou não favorável conforme a decisão das "fadas".
RITUAL PARA AS VIAGENS AO ESTRANGEIRO
Por ser uma Deusa muito aceita em territórios estrangeiros, os egípcios a associavam com as viagens ao estrangeiro e pediam sua bênção quando viajavam.
Antes de sair, escolha algo que recorde sua casa, mas que possa carregar com facilidade. Pode ser uma flor seca do seu jardim ou até mesmo uma colher pequena de cafezinho, por exemplo. Escolha algo pequeno que pertença a sua casa ou ao seu jardim.
Na manhã de sua viagem escolha um momento tranquilo, pegue o objecto com as suas mãos e diga as seguintes palavras:
"Hator, em minha viagem levarei um pedaço de meu lar. Deixa-me desfrutar do passeio, porém traga-me de volta são e salva."
Ponha seu objecto de recordação bem seguro dentro da sua bagagem de mão. Se sentir que tem saudade de sua casa,pegue no objecto e pede para Hator que renove seu entusiasmo pela viagem.
RITUAL DE PARA PROTEGER O FUTURO DOS FILHOS
Esse ritual invoca a bênção de Hator para as crianças durante toda a sua vida. Como Deusa-Mãe e como também uma Deusa Vaca, Hator está fortemente relacionada com o leite, e benzendo o leite que a criança bebe, você poderá nutri-la tanto no sentido físico como espiritual.
Você vai necessitar de um cristal para esse ritual. Essa pedra protegerá a criança enquanto cresce, e lhe proporcionará um sono tranquilo, uma valiosa consequência deste ritual.
Também necessitará de um incenso de sândalo, já que o sândalo é dedicado a Deusa Hator.
Acenda o incenso, mas nunca próximo do bebé e ate a pedra de cristal uma corda ou um fio. Suspenda a pedra sobre a cabeça da criança, enquanto ela bebe seu leite. Se for difícil de fazer, peça que alguém realize a tarefa com a pedra, enquanto você amamenta o bebé. Deixe que o cristal balance em círculos no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio). Enquanto faz isso, invoque Hator dizendo:
"Hator, nutre essa criança com tuas bênçãos para que cresça com muita saúde até se tornar um homem/uma mulher".
Mitologia Universal - Neil Philip
O Mundo Mágico do Antigo Egipto - Christian Jacq
O Livro das Deusas - Roni Jay
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