terça-feira, 25 de outubro de 2022

PROCESSO DE LUTO

 





"Não estou pedindo que você me dê um tratamento especial. 
Não estou doente, você também não precisa se afastar de mim, só quero que leve em consideração alguns aspectos do meu processo, porque estou vivendo através de uma das experiências mais difíceis da vida, a morte de um ente querido.

Primeiramente, peço que não tenham medo de pronunciar o nome dele, pois ele viveu e ainda vive em mim. Considere como estou feliz em saber que você se lembra dele também.  Eu gosto de notar que você mantém seus aniversários e datas comemorativas em mente.

Eu quero que você saiba que eu posso experimentar emoções diferentes no mesmo dia.  
De repente você vai me ver rir e vibrar de alegria ao lembrar dele e alguns minutos depois, chorar por sua ausência. Um dia estarei calmo e de bom humor, e talvez no dia seguinte nada faça sentido para mim.

Peço que me dê espaço para ser livre com minhas emoções, ainda estou aprendendo a lidar com elas.
Eu sei que você me ama e se preocupa comigo, mas por favor, não me force a me sentir alegre.  Se às vezes você me vê retraído, é porque minha mente e meu coração viajaram para outro espaço onde posso ver seus olhos, abraçá-lo, sentir seu aroma, ouvir sua voz e sua risada.

Considere que o que aconteceu comigo é difícil, não compare com outra situação que aconteceu com você.  Perder um ente querido não é igual a qualquer outra morte ou acontecimento, cada processo, como cada pessoa, é único.  
Por favor, não faça comparações.

Tenha em mente que, embora eu esteja trabalhando para transcender minha dor e processar minhas emoções, não sei quanto tempo isso vai durar para mim.  
Não se desespere, apenas me dê tempo, não sei quanto tempo ainda.

Estou ciente de que o mundo continua girando e não para diante da minha dor, mas por favor, não me conforte com frases como: 
"você tem que ser forte", 
"a vida continua" .  
Nem com explicações teológicas, não me diga: 
"Deus precisava de um anjo", 
"foi a vontade de Deus", 
"ele parou de sofrer".

É normal que neste momento eu não entenda e veja a vida de forma diferente.  
Além disso, provavelmente passarei por uma crise de fé e repensarei minhas crenças.  
Até me deixe pensar sobre isso sem me sentir culpado.
Sei que no meu ritmo e no meu tempo sairei fortalecido, renovado, resiliente e alcançarei uma nova compreensão espiritual.

Já aviso que meu corpo também me cobra esse golpe emocional.  
Posso ganhar ou perder peso, dormir muito ou não conseguir dormir. quero me isolar.  
Sentindo-se triste, ansioso, irritado.

E, finalmente, considere que tenho óculos novos para ver a vida.  
Este evento está sendo um divisor de águas para mim, não sou mais o mesmo.  Eu nunca serei.  
Estou diferente, estou me reconstruindo.

Não leve para o lado pessoal, apenas me escute, me diga coisas bonitas que neste momento você possa apreciar, me acompanhe às vezes em silêncio, tome um café comigo, me dê um longo abraço e tente me conhecer novamente."

A.D.





Sem comentários:

Enviar um comentário