sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Lilith em Capricórnio





"A Lilith, no Mapa de Nascimento, é marcada a partir do ponto da órbita da Lua mais afastada da Terra; esse ponto se denomina como o apogeu lunar, sendo este o próprio simbolismo da Lua Negra, outro nome denominado a Lilith. Lá estão as forças de negação; o desamparo e a travessia solitária pelos desertos da alma sofrida pela separação; pelo abandono, a dominação e o desejo de insubordinação.

A Lilith simboliza; tanto no Mapa de mulheres como no Mapa de homens, o duplo papel de uma força feminina; reprimida e rebelada, ressentida e que não se submete, vingativa e transmutadora.

Ela é a força que se recusa à submissão e que prefere a exclusão à humilhação.

O signo em que temos Lilith no Mapa de nascimento demonstra as ferramentas libertárias e; da mesma forma, as nossas potências que muitas vezes são represadas; tais como indícios de desejos reprimidos e também assuntos aos quais não se deve ficar submetido.

Antes de entendermos e analisarmos a função de Lilith no signo de Capricórnio; é preciso remeter-se; ao estudo da Mitologia para entender porque esse personagem é visto dessa forma na Astrologia.
Temos em nosso imaginário; segundo a cultura católica que Eva foi a esposa de Adão; sendo essa moldada a partir da costela do homem para não deixá-lo só e fazer-lhe companhia em sua vida no Jardim do Éden.

Segundo a mitologia, Lilith era a primeira mulher de Adão, não sendo essa moldada a partir do homem, mas sim sendo esculpida do barro assim como ele. Por esse motivo ela não teria aceitado uma posição inferior em relação ao homem, pois sendo criada da mesma forma, exigia os mesmos direitos, não aceitou uma posição submissa e assim desentendeu-se com Adão.

No primeiro ato sexual, Lilith não aceitou ficar por baixo, aguentando o peso do corpo do companheiro e exigiu ter também o direito ao gozo e ao prazer sexual. Como não foi atendida em seus anseios ela se revolta e pronuncia o nome “inefável” que lhe deu asas por meio das quais fugiu do Jardim do Éden. Assim Lilith abandonou Adão com quem não se entendia e foi para as margens do Mar Vermelho. Adão ficou só e reclamando, tendo medo da escuridão opressora.

Daí haver uma relação entre Lilith e a Lua Negra, a escuridão da noite, por isso a associação dela com a coruja, o pássaro noturno. Segundo a tradição talmúdica, Lilith é a “Rainha do Mal”, a “Mãe dos Demónios” e a “Lua Negra”.
Deus vendo o desespero de Adão enviou três anjos, Semangelaf, Sanvi e Sansanvi, para trazê-la de volta ao Éden, mas ela recusou-se a aceitar tal proposta. Dessa forma a fuga converteu-se em expulsão. Para substituir Lilith é criada Eva, mulher submissa, feita não de barro, mas de uma costela de Adão.

Por esse fato, traçado na mitologia o ponto em que temos Lilith em nosso Mapa Natal, obedecemos a um lugar interno de não repulsão aos desejos sexuais, queremos ser independentes, não nos submetendo a nada ou a ninguém.

É importante então que busquemos entender como esse ponto do Mapa pode nos ajudar a nos tornar pessoas melhores e a transmutar essa energia para que ela não seja utilizada, mesmo que inconscientemente contra nós mesmos.
Lá estarão temas como a necessidade do exílio, os motivos de separação, a insubordinação, a sedução e a sexualidade.



Lilith em Capricórnio
A presença de Lilith no signo de Capricórnio se expressa como negação das capacidades e trabalho e produção e como revolta pela sua submissão às críticas e por permitir que elas esmaguem seu sucesso profissional; Essa ausência de confiança vem das repressões sobre sua competência de produzir um trabalho digno de reconhecimento; provocando sentimento de desamparo por não se sentir prestigiada.

A maneira de reagir às estruturas hierárquicas de poder; seja no trabalho, seja na vida pessoal;é sempre acompanhada de indisciplina; desorganização e desrespeito aos limites físicos por excesso de trabalho.

Os ressentimentos produzidos aqui por não conseguir se organizar se refletem com rigidez e pessimismo. Os valores femininos de Lilith aliados à competência do signo de Capricórnio devem transformar a aspereza em perseverança e confiança em bons resultados.

Em Capricórnio, a insubordinação de Lilith se manifesta sempre que a pessoa sentir que sua independência profissional for ameaçada. Ela não suporta que interfiram em suas responsabilidades e sua organização seja desrespeitada.
Os compromissos devem ser partilhados e suas profissões prestigiadas, caso contrário, o convívio se torna inviável. Respeitadas sua força e competência profissionais; o espírito empreendedor de Capricórnio se coloca à disposição de construção de uma carreira sólida e de relacionamentos maduros e estáveis."


Caio Ribeiro




"A Lilith em Capricórnio tem a questão muito forte com a responsabilidade, mas sempre achando que não está sendo responsável o suficiente e com dificuldade de ser responsável o suficiente.
Está sempre querendo ser certinha e fazer tudo de forma correta, mas acaba não conseguindo fazer as coisas de uma forma correta, acaba sempre sendo boicotada, é aquela pessoa que quer sempre ser responsável, mas quando vê não está sendo, está fazendo alguma coisa errada, chegando atrasada ou fazendo alguma coisa que não gostaria de fazer.
Essa Lilith chega a ter uma obsessão com a carreira, com sua própria realização, com a responsabilidade, com as coisas que tem que fazer, e pode ficar uma pessoa muito obsessiva com isso.
Para a pessoa com essa Lilith aconselho meditação, ela tem que tentar relaxar mais em relação a essa obsessão dela na ambição e na sua realização material, isso é importante, mas deve ser feito de uma forma leve, sem aquele foco exagerado que tiraria a sua paz."

Paula Pires




Conforme a posição da Lilith no Mapa Astral é possível descobrir: 


  • quais processos inconscientes você costuma trazer à tona em seus relacionamentos amorosos 
  • como você expressa sua sexualidade 
  • quais os tipos de desejo que você costuma sufocar – os famosos “desejos ocultos” 
  • quais são as possíveis razões para algumas de suas frustrações nos seus relacionamentos.


LILITH NA CASA 10 

Pessoas com Lilith na Casa 10 geralmente são muito ambiciosas e tem necessidade enorme de ser desejada e admirada.A questão da carreira e da ambição de como está seguindo em relação a mesma é muito importante.
Isso é óptimo desde que não fique algo super taciturno, exagerado onde fique só pensando em carreira e bitolada nisso. Não pode ser aquela pessoa que não se enquadra e não se enxerga na sua própria missão e carreira. Também não pode ficar pensando demais nisso e vivendo até um pouco desfocada das outras Casas. É importante que quem tem a Lilith na Casa 10 tenha um meio termo. Que não fique exagerado com nada e também não deixe de ver a sua carreira como deve ser vista.

Os maiores desafios do lado mais íntimo e oculto estão relacionados à ambição, à autoridade, ao status social e à responsabilidade. A tradição familiar e as obrigações são importantes para você. Essa sombra está enraizada em um senso de dever, de aspirações elevadas e seguindo de perto o progresso no mundo em comparação com outras. Tem altos padrões e expectativas que podem causar dificuldades interpessoais se exigir demais dos outros.

O dom da sombra é a sua capacidade de perseverar. É uma trabalhadora muito dura, uma daquelas que fazem sua parte mais do que outros para carregar qualquer carga. Quando você dá a sua palavra, faça o possível para mantê-la. Esta situação permite que você manipule outras pessoas com prazer. Ela se esforça para alcançar a fama, o poder e o status, mas não pode reconhecer os efeitos colaterais deste, mas os suprime ou não os admite. Isso pode trazer problemas, restrições e amarguras e discórdias de longo prazo que você certamente considera como um fator de interferência em sua vida.
Também pode acontecer que você não aceite que outros tenham poder sobre você, ou você não está ciente de outros que usam seu poder contra você, então você certamente está em conflito com as pessoas em sua vida diária. Se você está ciente de sua necessidade de liberdade extrema, evite alianças ou apenas entre sua vida com boas amizades. Provavelmente, suas demandas são muito altas e acabam sobrecarregando-se de responsabilidades nas áreas de cooperação e relações públicas.

Em Tensão: Ocultismo. Favorece vocação em que se use o intelecto ou os aspectos sociais da vida. É um bom lugar, mas é importante descarregar a energia na profissão, buscando, não a realização material, mas um significado para aquilo que se faz. Frustrações na profissão ou posição social, sensação de inferioridade ou inadequação. Quer dominar e governar, tensão. Insatisfação, mesmo com sucesso profissional ou social. Influência de um dos pais. Vida incomum, marcada por situações ou escolhas diferentes do padrão, imagem mítica, inacessível, aristocrata ou marginal. Conscientiza os outros, provoca catarse, ação terapêutica. Mudança de profissão, contestações sociais e profissionais, rebeldia, acaba com vida mundana, renúncia.
Gravellaine diz que Lilith na casa 10 pode provocar um "harakiri profissional."


Lilith e Saturno
Lilith aspectada em Saturno traz situações autodestrutivas para a pessoa com esse aspecto no mapa astral. Há, situações autodestrutivas, problemas sérios, saúde frágil. Rigoroso e rígido, implacável. Sentimento de culpa, lucidez, exigência, ceticismo, pessimismo, melancolia, desconfiança. Problemas com autoridade e com segurança. Disciplina, exatidão, punições, com Lilith nesse planeta, a saúde se torna frágil e delicada, sendo importante um olhar mais atento a ela. Durante toda a vida, é aconselhável fazer exames de prevenção. Uma pessoa com esse aspecto é muito rígida e não aceita outras opiniões além da sua. É muito exigente com absolutamente tudo. Por isso, uma de suas características mais fortes é o perfeccionismo, não se importando em aplicar punições quando algo não sai da maneira que quer. É preciso tomar cuidado com esse excesso de autoridade.

Conjunção a Saturno: 
Traz um conflito entre rigor e desapego e instinto e sensualidade, rejeição de culpa e frustração, consciência, grande lucidez, a sexualidade pode ser vinculada a uma pessoa mais velha.

Sextil ou trígeno para Saturno: a sexualidade pode ser ligada a uma pessoa mais velha. Às vezes, fidelidade sensual. Evolução ou elevação social lenta baseada no domínio dos instintos.

Quadratura ou oposição a Saturno: conflitos com pessoas mais velhas, rejeição de solidão, recusa de envelhecimento, depressão, frustração, tendências suicidas, problemas de saúde (ossos e pele, principalmente). Sendo por absoluto, sublimação pela evolução, por desapego.

Cármico: Faça uma revisão da sua reputação, sua carreira, sua imagem pública, as noções de direção e responsabilidade. Seja maleável com o domínio.
Você precisa examinar o que você está tentando controlar. Também deve se dar o reconhecimento que procura. Quando você é capaz de fazer isso, não há mais necessidade de tentar controlar os outros para satisfazer seus desejos porque você já tem o que precisa.
- Examine o que você precisa estabelecer à sua maneira, observe com atenção.
Você está contando a alguém o que fazer, como e quando?
Pratique permitindo que outros se dediquem a suas tarefas à sua maneira.
- Peça aos que estão à sua volta o que você gostaria de fazer e depois faça isso. Aproveite a sensação de não ser responsável por tudo. A liberdade, a espontaneidade e um sentimento alegre de vida retornarão quando a pressão de ser de uma certa maneira seja removida.



Gabriel Marinato




Sem comentários:

Enviar um comentário