terça-feira, 24 de julho de 2018

Da Cabeça para o Coração e do Coração para o Ser





O ser humano pode funcionar 
a partir de três centros: 
a cabeça, 
o coração, 
o umbigo. 



Se você funcionar a partir da cabeça continuará a produzir cada vez mais pensamentos.
São muito pouco substanciais, são sonhos; prometem muito e não dão nada.
A mente é uma grande aldrabona! Mas tem uma grande capacidade para o iludir porque pode projectar. Pode dar-lhe grandes utopias, grandes desejos e continuar a dizer “Amanhã vai acontecer” — e nunca nada acontece! Nunca acontece nada na mente. A mente não é um lugar onde as coisas acontecem.

O segundo centro é o coração.
Este é o centro do sentimento - sentimos através do coração. Estamos mais próximos de casa; ainda não estamos em casa, mas estamos mais próximos. Quando sentimos, somos mais substanciais, temos mais solidez.

Quando sentimos, há uma possibilidade de alguma coisa acontecer. Na mente não há possibilidade nenhuma; no coração existe uma pequena possibilidade.

Mas a realidade também não está no coração. A realidade está num ponto mais profundo que o coração e esse ponto é o umbigo. Este é o centro do ser.

Pensar, Sentir e Ser — estes são os três centros.

Sinta mais e pensará menos. Não lute com o pensamento, porque ao lutar com o pensamento estará a criar outros pensamentos, pensamentos de luta. E assim a mente nunca é derrotada. Se você ganhar, foi a mente que ganhou; se for derrotado, foi você quem foi derrotado. De qualquer das formas você perde - por isso, nunca lute com os pensamentos, pois isso é em vão.

Em vez de lutar com os pensamentos, transfira a sua energia para os sentimentos. Cante em vez de pensar; ame em vez de filosofar; leia poesia em vez de prosa. Dance, observe a natureza e, o que quer que faça, faça-o com o coração.

Por exemplo, se tocar em alguém, toque essa pessoa a partir do coração. Toque com sentimento; deixe o seu ser vibrar. Quando olhar para uma pessoa, não se limite a fazê-lo com um olhar vazio. Deixe que a energia saia pelos seus olhos e verá imediatamente que algo está a acontecer no coração. É só uma questão de experimentar.

O coração é o centro negligenciado. Quando começamos a prestar atenção ao coração, ele começa a funcionar. E quando ele começa a funcionar, a energia que estava em movimento na mente começa automaticamente a mover-se através do coração. E o coração está mais perto do centro de energia - o centro de energia é o umbigo por isso, enviar energia para a cabeça é, de facto, difícil.

Então, comece a sentir cada vez mais. 
Este é o primeiro passo a dar.

Depois de dar este primeiro passo, o segundo será muito, muito fácil.
Primeiro, ame — metade do caminho já está feito. E se é fácil passar da cabeça para o coração, é ainda mais fácil passar do coração para o umbigo.

No umbigo você é apenas um ser, um ser puro - sem sentir nem pensar. Você não se move de todo. É o centro do ciclone.
Tudo o resto está a mover-se: a cabeça está a mover-se, o coração está a mover-se e o corpo está a mover-se. Tudo está em movimento, tudo está num fluxo constante.
Só o centro da sua existência, o centro do umbigo, está imóvel; é o eixo da roda.


Osho




Sem comentários:

Enviar um comentário