quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conspiração...



"Talvez já tenham ouvido milhares de vezes afirmações como “nascemos para ter abundância”, “o universo conspira a nosso favor”, “pratique e tudo acontecerá”.
Eu acabei de ler agora umas tantas, num espaço de 5 minutos...

Todas estas afirmações têm a mesma característica: elas apresentam a felicidade como algo que está perto ou irá acontecer num futuro muito próximo.
Porém, a retórica de que “o universo conspira a nosso favor” perde o valor quando nos damos conta de que isso só funciona para poucos.
No mundo real, não podemos afirmar que haja uma conspiração em favor de todas as pessoas.

Por acaso acreditam que isso seja válido para as vítimas das diversas formas de prepotência dos estados?

Posso parecer pessimista, mas não acredito em nenhum tipo de "conspiração do universo a nosso favor", principalmente porque o mundo anda tão injusto que a felicidade parece mais uma dádiva para poucos eleitos.
Aliás, esse tipo de colocações sobre a 'facilidade da felicidade em nossas vidas' só anda a servir para deixar as pessoas infelizes, pois, como as coisas não acontecem como eles querem/esperam, elas se sentem preteridas pela sorte, ou incompetentes.
Felicidade - se é que isso existe - é conquistada pouco a pouco, num esforço diário, com acertos e erros.

A questão aqui é que a noção de "a favor" e "contra" são humanas e não universais. Assim, esta noção de bom e mal, também é fruto da imaginação humana, porem para o Universo também não existe bom e mal, tudo apenas é.

O sofrimento é inevitável..."

Sem comentários:

Enviar um comentário