quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ayni



O Princípio da Ayni

"Ayni" é o princípio de viver em relação de reciprocidade e harmonia com toda a vida.
Ayni é o código central do povo Q'ero e o princípio de raiz dos valores andinos.
Ayni é uma palavra quechua que significa reciprocidade sagrada e intercâmbio de bondade, do conhecimento, e dos frutos do trabalho entre os indivíduos, entre os seres humanos e o meio ambiente e entre os humanos e os espíritos da natureza, considerando-se assim uma colaboração sagrada.

Ayni também implica respeito pela vida. Isso implica o reconhecimento consciente e voluntário da interligação entre os seres humanos e o mundo natural que os sustenta. Tradicionalmente, este reconhecimento é feito em rituais conhecidos por cerimónias Despacho e assume a forma de oferendas feitas a Pachamama, aos Apus (espíritos da montanha), aos Awikuna (espíritos da natureza), ao Qhaqya (o espírito do trovão). Para o povo Q’ero a Terra não é apenas o nosso mundo, mas é compartilhada por todas as coisas visíveis e invisíveis. Quando devolvemos o bem que vem até nós e mostramos respeito, sem julgar o doador ou o que é recebido, essa postura assume-se em benevolência na sua forma mais elevada. Desta forma, e Munay e Ayni estão interligados.

Ayni começa com uma colaboração entre o seu próprio coração e a sua própria mente...para que o coração e a mente começem a dançar e assim estender esse sentir ao mundo e estabelecer, assim, o Ayni com outros seres humanos, com PachaMama e todos os seres na terra.

Esta é a grande oportunidade deste tempo, deste “pachakuti”.
Esta é a mensagem do povo Q'ero. Ayni é uma forma de vida para todos.
Ayni traz Munay: Amor



p.s.- Ayni ( Quechua , também escrito Ayniy ou Aini ) é uma forma tradicional de ajuda mútua praticada em comunidades indígenas( ayllu ) na Cordilheira dos Andes . Ayni significa bom relacionamento.
Membro de uma comunidade ajudar outro membro para fins privados, quando o apoio é necessário, por exemplo, na construção de casas ou trabalhos agrícolas.
Depois, quando necessário, a família que tem apoio vai participar de outro ayni e trabalhar para apoiar os outros.
Os participantes são fornecidos com comida e bebida pela família de hospedagem.
Ayni ainda é praticada em comunidades tradicionais no Peru , Equador e Bolívia , principalmente entre os Quechuas e pessoas Aymara .

Sem comentários:

Enviar um comentário