quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A democracia é uma utopia



A Democracia é uma utopia!
Somos governados por corporações.
Nada nesta crise acontece/aconteceu por acaso.
(Bildberg Group & Goldman Sachs)

Pergunta :
Se para fazer parte da PJ ou da Força Aérea, ou até de certas empresas, existem testes psicotécnicos rigorosos que conseguem determinar a personalidade dos candidatos , porque é que esses testes não são obrigatórios aos políticos detentores de cargos importantes ??
...porque quanto mais ardilosos ,manhosos, corruptos ou corruptíveis, melhor para o sistema ...

Digo isto há anos, mas mais, além de testados, tem de existir da parte dos cidadãos um controle efectivo, que exponha em tempo útil a transparência dos processos, e a linguagem utilizada pelos que nos governam em matéria de explicar o que se passa, passou e pretendem que se venha a passar.
Essa linguagem tem de ser acessível, não através de diários da republica cheios de artigos e articulados.

Tomemos como exemplo a Suécia!
Toda a gente que tem cargos políticos, desloca-se de metro e bicicleta, não há lugar para a corrupção porque são altamente controlados e severamente julgados o que faz com que seja encarada como uma vergonha, os salários são iguais aos do sector privado, têm de prestar contas de todo o dinheiro que gastam, etc...

Mais ainda, o PGR e o Tribunal Constitucional devem ser cargos independentes e não de nomeação partidária.
Mais ainda, não pode existir uma lei que proteja o trabalho, que não permita despedir os trabalhadores, porque ao existir e existe, qualquer pessoa que chegue a um cargo politico, e a funcionário do estado, não vai executar a sua função da mesma forma se for classificado, mérito e mentalidade devem andar em paralelo.

Se formos a ver bem temos duas sociedades em Portugal, a empreendedora que arrisca, se empenha aos bancos porque acredita no seu negócio e lucra e paga impostos, e a outra que é velha e de mentalidade mórbida, que empata e estagna e não decide, e isso não existe nenhum governo que altere, somos nós que temos de exigir.
As sociedades mais avançadas tem as carreiras e ordenados dos trabalhadores do estado equiparadas ao sector privado, para evitar o enriquecimento rápido por via politica, e isso é o que devemos sair para a rua a gritar e exigir, nós pagamos a um estado que nos presta um mau serviço, incompetente e corrupto, das duas uma ou não pagamos ou exigimos mais do estado, todos, sem cores politicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário