quinta-feira, 23 de março de 2023

Fénix - Animal Totem

 






A fénix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas. 
Outra característica da fénix é sua força, que lhe permite carregar cargas muito pesadas enquanto voa, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. 
Finalmente, pode-se transformar numa ave de fogo.

Etimologia do Nome Fénix
Os etimologistas acreditam que o nome fénix compartilha raízes com o nome dos antigos povos do Mediterrâneo chamados fenícios . A palavra phoinix em grego refere-se a uma cor vermelho-púrpura. Os fenícios eram conhecidos por fazer um corante vermelho-púrpura cobiçado. Assim, o nome da ave pode ser atribuído à descrição de suas penas coloridas.



BENNU


Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria de tamanho igual ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix viveria exactamente quinhentos anos. Outros acreditavam que o seu ciclo de vida era de 97 200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix imolava-se numa pira funerária. A longa vida da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na num símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.

Os gregos parecem ter-se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que outrora habitou o Egipto. Cumprido o ciclo de vida do Bennu, ele voaria a Heliópolis, pousaria sobre a pira do deus Rá, atearia fogo ao seu ninho e deixar-se-ia consumir pelas chamas, para no final renascer das cinzas.

Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que a fénix viveria nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97 200 anos.

De forma semelhante a Bennu, quando a ave sentia a morte a aproximar-se, construiria uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas se auto-imolava. Dessas cinzas erguer-se-ia então uma nova fénix, que então colocaria piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípcia de Heliópolis, onde o colocaria no Altar do Sol.

Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

Actualmente os estudiosos creem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. 

Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo.

Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a.C. Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erroneamente designado por fénix (Phoenix), a palmeira (Phoenix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.

A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.

Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. 

Há um paralelo da fénix com o Sol, 
que morre todos os dias no horizonte 
para renascer no dia seguinte, 
tornando-se o eterno símbolo 
da morte e do renascimento da natureza.


Os egípcios a tinham por Bennu e estava relacionada à estrela Sótis, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.

Na China a antiga fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. 

No início da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.

A bandeira da cidade de São Francisco mostra uma fénix,  um símbolo de renovação depois do sismo que devastou a cidade em 1906. 
A bandeira e o selo da cidade de Atlanta mostram uma fénix também.

No Ocidente, na mina San José em 2010, a cápsula que retirou um por um, dos 33 mineiros, foi chamada de Fénix, porque o resgate deles a uma profundidade tão profunda na terra lembra a ressurreição da ave mítica das cinzas.






O totem feminino da fénix simboliza a energia yin, caracterizada como passiva, psíquica e pensadora profunda. Ela também está emparelhada com a lua, a escuridão e a estação do inverno. 
Por sua vez, a fénix masculina lida com a energia yang, um ícone de afirmação e ação ousada. Assim, ele é combinado com o calor e a luz do sol e da temporada de verão. 
Juntos, eles formam a parceria simbólica dinâmica da fénix. 
Como emblema de uma aliança de duas pessoas, um par de fenixes era frequentemente oferecido como presente de casamento na cultura chinesa para desejar ao casal um casamento feliz e amoroso.

Os símbolos da Fénix também se destacaram na astrologia grega antiga. Segundo o historiador Heródoto, era um pássaro mítico originário das terras modernas da Etiópia. Ele o descreveu como imensamente grande e bonito, formando seu ninho a partir de ramos de cipreste. Todos os outros pássaros constroem um ninho em preparação para se tornarem pais e criar uma casa estável. Mas pensava-se que o espírito animal da fênix estivesse construindo seu leito de morte. A criatura iria lá para morrer, incendiando-se usando seu próprio calor e queimando em cinzas. 
Depois de três dias, emergiria dessas cinzas, renascido de novo.

Esse processo significava sua capacidade de viver para sempre, ressuscitando de sua sentença de morte. Outro grego, o poeta Hesíodo, também fez afirmações ousadas sobre o totem animal da fénix , escrevendo que ele poderia viver mais de nove gerações de corvos, que eram altamente simbólicos da longevidade naquele tempo (cerca de 700 aC). Os gregos, portanto, valorizaram a fénix, utilizando sua mensagem em muitas avenidas diferentes da arte.

A capacidade da fénix de se sacrificar voluntariamente até à morte para renascer era uma forte representação de Jesus para os cristãos. Até à Idade Média, as pessoas desta região associavam a fénix nas cinzas a Cristo morrendo na cruz e retornando dos mortos após três dias.

Quando o poderoso totem animal da fénix se apresenta, está enviando fortes mensagens de esperança em situações de desespero. Todos nós passamos por tempos difíceis que nos arrastam para baixo e nos fazem sentir envoltos em negatividade. Às vezes é difícil imaginar sairmos deles.

Durante esses tempos, podemos recorrer a este simbolismo da Fénix para obter força e uma renovação de energia para nos mantermos na luta. Independentemente das provações que encontramos em nossas vidas, o simbolismo da fénix está sempre presente para nos lembrar do que podemos suportar. Ajudando-nos a transformar nossas vidas e a viver de maneira mais pura, permite-nos entrar numa conexão mais profunda com a nossa consciência espiritual.





NO XAMANISMO

A Fénix é a transformação, o renascimento e a chama da esperança. 
Sua vinda anuncia que a morte é apenas o prenúncio de uma nova vida. 
A jornada rumo à infinita essência do Ser tem início e o Fogo do Espírito clareia todos os caminhos, trazendo destruição, transformação e redenção! 

Com a Fénix, aprendemos a morrer nas nossas noites mais escuras para renascermos na Luz radiante da próxima manhã. Um Totem mítico e de raro poder que nos traz proteção, coragem e longevidade.
Ao longo dos tempos, em várias culturas, a Fénix tem sido reverenciada como um símbolo da eternidade e da elevação da humanidade rumo a novas alturas da consciência. Ela representa o equilíbrio, o perfeito balanço entre o Yin e o Yang, entre os aspectos aparentemente opostos que conduzem à compreensão da Unidade. A habilidade da Fénix de morrer espontaneamente apenas para renascer mais forte foi associada a diversos avatares (mestres espirituais) que já caminharam sobre a Terra.
O Pássaro de Fogo está diretamente ligado a Garuda, o pássaro solar da mitologia Hindu, inimigo das Serpentes e que servia de montaria ao deus Vishnu. Garuda traz o calor do Sol para incinerar as ilusões que permeiam a existência humana e aprisionam as pessoas num modo de vida moribundo, ausente de sentido e de sentir… 
Sob as bênçãos da Fénix, nos atiramos ao Fogo e aceitamos que o ponto mais escuro da nossa caminhada é também o momento mais próximo do nascer de um novo dia.
Que é a morte, senão o recomeço? 
Deixamos o invólucro e nos voltamos ao conteúdo, à essência crua do que realmente somos. 

Nas asas da Fénix, deixamos cair as vestes corrompidas que não nos servem mais e ressurgimos, em novas cores, em nova vida! A Fénix é o milagre e a redenção que só você pode fazer por você mesmo. Ela te convida a abraçar a inevitabilidade da mudança para queimar, de uma vez por todas, todo esse apego, toda essa resistência ao novo.
Sinta o Fogo te queimar por dentro, destruindo, pouco a pouco, as máscaras, os fardos, os pretextos. Esse é o chamado irrecusável da mudança e da renovação.





SIGNIFICADO ESPIRITUAL
Força e superação

Os detalhes das histórias sobre a fénix variam, mas a ideia central continua a mesma: o pássaro tem consciência do momento em que sua vida irá acabar. Por isso, antes que seu fim chegue, a ave mística constrói um ninho com galhos e folhas aromáticas.
Ao sentar-se no ninho, a fénix gera calor até que seja pegue fogo; o pássaro é, então, consumido por chamas até que restem apenas suas cinzas. As lendas dizem que após três dias, a fénix volta à vida ao ressurgir de suas próprias cinzas, jovem e poderosa.

De acordo com algumas lendas, a nova Bennu que surge, embala as cinzas do pássaro anterior e as leva até à cidade de Heliópolis, no Egito, onde estava localizado o templo de Rá, o deus do Sol no panteão egípcio. Ao chegar no templo, as cinzas eram colocadas no Altar do Sol.
Para os egípcios, a Bennu era vista como símbolo da revolução solar e também como a reencarnação do deus Rá, principalmente em Heliópolis, a cidade do sol.

A fénix possui significados espirituais muito positivos, quase todos relacionados ao seu processo de morte e renascimento: o pássaro é símbolo de invencibilidade e da imortalidade, já que derrota a morte e a decadência.

O pássaro é visto como símbolo de longevidade e força, já que pode viver por séculos sem que suas habilidades sejam prejudicadas. Algumas lendas, no entanto, afirmam que quando próxima da morte, a fênix se torna mais fraca e suas penas, menos brilhantes e belas.

O principal significado espiritual da fénix é o renascimento: ressurge uman nova vida, recomeçando sua vida com força e energia, mas sem perder sua essência. O renascimento associado ao pássaro não é apenas do corpo, mas também do espírito.

O significado espiritual da fénix também está ligado à superação e aos ciclos da vida, trazendo esperança e a ideia de que as situações difíceis e a morte são apenas o começo de uma nova fase.





Arquétipo e Símbolos


Ressurreição, Auto sacrifício e Esperança

O símbolo da fénix foi adotado pelos primeiros cristãos como uma metáfora para a morte e ressurreição de Jesus. Muitas lápides cristãs primitivas exibem a fénix.

Como a ave precisa morrer para voltar à juventude, e é ela mesma quem precisa criar o fogo semelhante à águia que precisa destruir o próprio bico. 

Ela simboliza o auto sacrifício para a renovação. 

A Fénix  nos ensina a ter esperança, que mesmo quando parece que tudo está perdido, podemos ressurgir das cinzas também. 

Às vezes na vida há situações que parece que destroem tudo, nos sentimos derrotados, como se fosse nosso fim, mas se nos conectarmos com a ideia e energia por trás do mito, temos impulso para nos recriarmos. 

Metaforicamente, criamos uma vida nova depois que a velha morrer. 
Isso pode ser sobre muitas coisas que morrem para nós, posições, carreiras, relacionamentos, negócios, problemas de saúde irreversíveis, ...


Cura 
Algumas lendas da fénix afirmam que suas lágrimas têm a capacidade de curar as pessoas, outras dizem que são as suas cinzas. O simurgh , a versão persa da fénix, também poderia curar mortais. Em algumas histórias as lágrimas da fénix até trazem os mortos de volta à vida.

Criação e Novos Começos 
Na morte está embutida a semente do novo. Assim, a fénix representa a criação e a vida eterna. Ela que não tem filhos dá a vida a si mesma, se recria.

A fénix morre, apenas para renascer  e rejuvenescer. Isso mantém o conceito de que o fim é apenas mais um começo. É um símbolo de novos começos, positividade e esperança. 

Na Inglaterra, a Universidade de Coventry tem uma fénix como emblema, e o brasão da cidade também inclui uma fénix. O pássaro faz referência à reconstrução da cidade depois que ela foi devastada por bombardeios na Segunda Guerra Mundial.


Superação 
Imortalidade como símbolo de ser imbatível ou de dar a volta por cima

Os romanos apresentavam a Fénix em suas moedas; isso representava a força impressionante de Roma e a continuidade do império.

A imortalidade da ave é cíclica ou seja ela precisa morrer para renascer o que faz alusão aos altos e baixos da vida, há uma época da vida da ave mística  em que ela se sente decadente, fraca e sem poder, o que antecede a "volta por cima" rejuvenescida.

No uso moderno, a frase 'ascende como uma fénix' é usada para denotar a superação da adversidade, emergindo de uma crise mais forte e mais poderosa do que antes.

 

Sorte, compreensão dos ciclos, e abundância
O nome da Fénix na tradição chinesa é Feng Huang, e simboliza, paixão,  renascimento, mas também um bom presságio associado à harmonia e boa sorte. Isso está ligado à história de que a Fénix apareceu ao imperador Huang Di em cerca de 2600 aC. Após o seu aparecimento, seu governo foi próspero e bem sucedido. Portanto, acredita-se que a Fénix é um presságio de bênçãos e abundância.

 O significado espiritual da Fénix pode nos ajudar a nos preparar para a boa sorte, mas também nos ajuda a entender que sempre há escuridão antes do amanhecer.

A Fénix aparece apenas em momentos muito especiais, como o nascimento de um grande líder. Nesses momentos a Fénix vem dos reinos celestiais para abençoar a humanidade com presentes.

A arte da colocação, Feng Shui, considera a Fénix uma criatura auspiciosa. É um bom símbolo para atrair dinheiro e realizar desejos. Pendure a imagem da Fénix na parte sul de sua casa, melhorando o chi para a prosperidade.

O “pássaro vermelho” do Japão, Suzaku, reside no bairro ocidental da criação, semelhante à história nativa americana de saudar o sol nascente. Pintar a imagem de uma Fénix numa tumba a mantém livre de espíritos malignos. Carregar uma imagem da Fénix traz boa sorte.


O Sol; Prosperidade, saúde e transformação

 O simbolismo da fénix é frequentemente associado ao do sol. Em algumas representações antigas da fénix, ela é retratada com uma auréola como um lembrete de sua conexão com o sol. 

No Egipto,  Bennu ocupou um lugar forte entre os símbolos solares. A lenda nos diz que o Bennu (uma mistura de flamingo e falcão) é responsável pelas inundações anuais do Nilo que criam ricas terras agrícolas. Sem os esforços do Bennu, não haveria colheitas nem vida. Assim ela é associada a prosperidade que vem das colheitas dos campos.
Bennu é governado pelo sol, oferecendo o valor simbólico de iluminação, autoconsciência, tempo e clareza. 

Os alquimistas egípcios usavam o Bennu para vários rituais. Eles o atribuíram à direção cardeal do sul, que governa a saúde e a força. Seu elemento é o fogo, o símbolo supremo de transformação e criação. 

A estação de Bennu é o verão, uma época de crescimento abundante da natureza e seu elemento é o enxofre vermelho, representando a alma. Eles acreditavam que o Bennu poderia viver cerca de 500 anos, todavia é possível fazer um paralelo entre as fases do Bennu com o nascer do Sol e compreender sua associação ao Astro Rei. Como o sol, Bennu nasce, vive um determinado período de tempo e depois morre, apenas para repetir todo o processo. 

A fénix também está ligada à divindade hindu Garuda. 
Garuda também é um pássaro do sol, e é o monte do deus Vishnu.

Na arte do  Feng Shui a Fénix também está relacionada ao sul e é um bom símbolo para atrair dinheiro e realizar desejos.



O fogo; paixão e  motivação
O mítico animal espiritual da fénix é o guardião do fogo em toda a criação. Sua ligação com a luz e o fogo também conecta a fénix à fé e à paixão. A fénix pode subir rapidamente em direção ao sol como as chamas do fogo e, com esse mesmo fogo, liberta qualquer bagagem negativa e impurezas.

O fogo é associado à chama espiritual e a consciência. Os pássaros, em geral, estão relacionados à liberdade e ligados às energias celestiais porque podem voar acima da terra.

O elemento fogo está relacionado à paixão, inspiração e expressão. O elemento fogo pode trazer paixão, vitalidade e calor para sua vida. Você já sentiu como se tivesse perdido o interesse num projeto, trabalho ou relacionamento? Talvez você precise adicionar mais fogo!



Autossuficiência 
A Fénix é uma ave única que não tem companheiros nem filhos. Ela não tem família e ainda assim não é descrita como uma ave triste, ou seja ela é desapegada e autossuficiente, vive sozinha mas não é solitária, porque solidão é um sentimento que depende de companhia. Como arquétipo, ela inspira independência, autossuficiência e automotivação.



Novos começos, auto regeneração e cura
O espírito animal da fénix é um arquétipo poderoso para novos começos, auto regeneração e cura.
Quando ela  vem  como um guia Espiritual, traz fogo da alma. Você já pode sentir uma forte conexão com esse pássaro mítico ou ele pode aparecer de repente em sua vida e repetidamente na arte, na literatura ou em algum outro meio para chamar a sua atenção.

De qualquer forma, a fénix é sempre um sinal auspicioso para mudança, cura e renovação numa área de sua vida.

Você pode ter que deixar algo morrer simbolicamente para experimentar o renascimento; não é um processo fácil, mas a Fénix é um guia especializado neste tema.

A fénix também aparece para pressagiar progresso e oportunidades. 
Mas novamente, isso não vem sem "dor", no sentido de levar as cinzas, de algo antigo  que tinha de morrer, para algo novo surgir na vida.

Para alguém que se casa, a aparência da fénix é um presságio muito feliz de um relacionamento.









Animal Totem da Fénix
O Animal Totem é seu reflexo. Ele é como você seria na forma de um animal, sua personalidade e assim qualidades e dons inatos são similares. Reconhecer-se no animal ajuda a revelar seus traços e habilidades ocultas.

Se você nasceu com a Fénix como seu Animal Totem, você tem uma vontade natural de se sacrificar por um bem maior.  

As pessoas com a energia da fénix  são resistentes e fortes principalmente durante tempos difíceis. Não perdem a esperança e estão sempre dispostos a se renovar.

Porque a Fénix renasce do fogo, você pode ser uma alma bastante combativa. Por toda a sua capacidade de brilhar em qualquer situação, você também precisa da ajuda de pessoas de confiança, para não se esgotar.




Animal de Poder da Fénix
A ideia de Animal de poder segue a mesma premissa de trabalhar com o arquétipo animal e pode capacitá-lo com suas características mais dinâmicas.  É quando você chama por ele, pois reconhece que este tem as habilidades que você mais precisa em determinado momento.

Assim, o animal de poder da fénix é um símbolo útil quando você sente que precisa regenerar uma área de sua vida. Isso pode significar sua saúde, um relacionamento, um empreendimento, etc. 

A fénix é um excelente arquétipo sempre que você estiver enfrentando mudanças difíceis, inclusive a perda ou morte de algo ou alguém na sua vida. A medicina da Fénix pode lhe dar novas perspectivas sobre coisas que de outra forma parecem indescritíveis, incluindo a solução para problemas.

Esteja ciente, no entanto, que quando você pedir ajuda, você experimentará o fogo da limpeza, da morte, e do renascimento numa nova pele.




Significados Simbólicos da Fénix

Resistência;
Inventividade;
Magia;
Permanência;
Renascimento;
Reencarnação;
Renovação;
Segurança;
Alma;
Transformação;
Esperança;
Positividade;
Imponência;
Paixão;
Motivação;
Autossuficiência; 
Autoestima;
Autoconfiança;
Poder pessoal;
Transcendência;
Proatividade;
Solitude;
Autoconhecimento;
Coragem;
Determinação;









Sem comentários:

Enviar um comentário