sexta-feira, 6 de maio de 2016

A Temporalidade




A temporalidade é evidentemente uma estrutura organizada, e esses três pretensos "elementos" do tempo, passado, presente , futuro, não devem ser considerados como uma colecção de "dados" cuja soma deve ser feita - por exemplo, como uma série infinita de "agora", alguns dos quais ainda não são, outros que não são mais -, mas como momentos estruturados de uma síntese original.
Senão encontraremos, em primeiro lugar, este paradoxo: o passado não é mais, o futuro ainda não é, quanto ao presente instantâneo, todos sabem que ele não é tudo, é o limite de uma divisão infinita, como o ponto sem dimensão.

Jean-Paul Sartre,
in, "O Ser e o Nada"


8 comentários:

  1. A expansão da consciência permite e permeia todo o Universo e nos dá infinitas possibilidades e probabilidades de uma Dualidade onde, nós podemos viver em qualquer tempo pois a Realidade é Uma Só.
    A nossa mente é linear e não aceita a multi-diversidade, porém trazemos para o presente o passado e o futuro.

    ResponderEliminar
  2. Grata pela visita, André!
    Grata também pelo comentário.
    Sartre tem uma visão muito cartesiana, com a intenção da consciência muito presente...o pensamento do instante...
    O Presente, invariavelmente, remete ao Passado e ao Futuro.
    A contradição básica, o ser e o nada...
    Achei o livro muito interessante.
    E toda esta questão da temporalidade, é um assunto que me interessa bastante.
    O Tempo Real, e o Tempo Universal...onde não existe Tempo nem Espaço(O ponto da Singularidade na Criação do Vácuo, segundo o astrofísico Nassim Haramein).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia e Especial dia das Mães!!!
      O dom do Amor e da Luz, vem de "cima" através de vocês, Mulheres Especiais.

      Os paradigmas e paradoxos criados pelo ser humano, não permite uma visão e consciência intuitiva da multidiversidade da vida interior de cada indivíduo quanto mais da Criação.
      Muitas vezes não conseguimos caminhar pra frente pois um pouco de nós, está preso no passado ou vivendo na ansiedade do futuro. Precisamos resgatar os nossos "Eus" para estarmos por inteiros no presente.

      A Mecânica/Física Quântica bem como a Medicina Genômica nos mostra em diversos casos cientificamente comprovados, que somos além de átomos, algo a mais...
      Nossa visão linear e tridimensional, nos limita a expandir as nossas diversas consciências e capacidades que, a sociedade nos castra.

      Eliminar
  3. “As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro excepto como uma memória ou antecipação em nossas mentes”

    ~ Eckhart Tolle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      Interessante que, quando pensamos e sentimos as angustias e traumas do passado, uma oarte de nós se desloca pra lá e revive como se fosse o agora. O mesmo vale quando pensamos em algo que estará por acontecer ou seja, nos pensamentos ganham sentimentos, emoções e percepções.
      Somos vários em Um.

      Eliminar
  4. Concordo inteiramente, André!

    O Ser Humano, Homens e Mulheres, têm em si ambas as energias em si,feminina e masculina, bem demonstrada nos hemisférios do nosso cérebro...embora nos dias de hoje estejam bastante desequilibradas, em ambos os géneros.
    As mulheres estão cada vez mais parecidas com os homens, perderam a sua ligação com a sua sacralidade, estão ainda sob influência do Sistema Patriarcal que tanto as dividiu( a velha questão da Eva e da Lilith...imposta pela religião...e pelo sistema Patriarcal...).
    Para que as Mulheres possam ter uma influência positiva na sociedade, é necessário que primeiro elas se tornem autênticas, inteiras, que se dêem ao trabalho de curar as suas feridas, bloqueios e traumas do passado( desta vida e das vidas sucessivas passadas), para poderem co-criar uma realidade com mais "Luz e Amor", como refere, e isso começa pelo seu papel de mães com os futuros filhos.
    Mas os homens também têm um papel importante nesse processo...também têm de fazer esse trabalho de auto cura...para que ambos se complementem.
    Até porque quando regressarem à Fonte, são apenas Energia, UM TODO...sem identificação...

    É importante que todos nós passemos a vibrar numa frequência mais elevada!!
    É para isso que cá estamos, nesta experiência temporária como terráqueos na 3D...

    Enquanto energia que somos, não existe Tempo nem Espaço, nem Géneros, nem passado, presente ou futuro...apenas Registos Akashicos que precisam de ser curados, desbloqueados,libertados, para vibrarmos numa Dimensão superior.

    A Dualidade serve apenas para a evolução e mudança de frequência vibratória.
    Na Unidade somos apenas Energia, Vácuo Cósmico, que se vai renovando constantemente.

    A Física Quântica nos últimos anos tem dado grandes passos em frente, alguns astrofísicos já começam a confirmar isso mesmo...aos poucos a energia vai mudando...

    Somos pó de estrelas, como dizia Carl Sagan!!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Susana!!!
    Muito feliz com suas colocações e, principalmente com percepção das diversas consciências, entre elas a Inata, Sinóptica, Intuitiva e Eu Superior.
    Grato pela Amizade.

    ResponderEliminar

  6. André,
    Muito grata pela visita, e pelos comentários que tanto vieram acrescentar ao post.
    Vivendo e aprendendo...
    Valeu a partilha!!!

    ResponderEliminar