domingo, 3 de abril de 2016

Canção de Mim Mesmo 48




Eu disse que a alma não é mais do que o corpo,
E disse que o corpo não é mais do que a alma,
E nada, nem Deus, é maior para um ser do que esse ser para si mesmo,
E quem quer que ande um estádio sem solidariedade caminha para seu próprio funeral vestindo sua mortalha,
E eu ou tu sem um centavo no bolso podemos comprar a nata da terra,
E vislumbrar com um olho, ou apresentar um grão na sua vagem, confundindo o conhecimento de todas as eras,
E não há negócio ou emprego em que um jovem, seguindo a carreira, não se possa tornar um herói,
E não há objecto que seja tão delicado que não possa funcionar como o centro em que se ligam todas as rodas que movem o Universo,
E digo para qualquer homem ou mulher,
Deixe que sua alma esteja tranquila e íntegra perante um milhão de universos.

E digo para a humanidade, Não tenha curiosidade sobre Deus,
Pois eu que sou curioso sobre todas as coisas não tenho curiosidade alguma sobre Deus,
(Não há uma gama de termos grande o suficiente com a qual eu possa dizer o quanto estou em Paz sobre Deus e sobre a morte.)

Ouço e observo Deus em todos os objectos e ainda assim não compreendo Deus minimamente,
Nem posso compreender quem possa haver que seja mais maravilhoso do que eu.

Por que eu deveria ver Deus melhor do que este dia?
Eu vejo algo de Deus a cada hora das vinte e quatro horas do dia, e a cada momento,
Nos rostos de homens e mulheres eu vejo Deus, e em minha própria face no espelho,
Encontro cartas de Deus espalhadas pelas ruas e todas elas estão assinadas por Ele,
E deixo-as ficar onde se encontram, pois sei que onde quer que vá,
Outras virão pontualmente para toda a eternidade.


in, Song of Myself
Walt Whitman


Sem comentários:

Enviar um comentário