sábado, 2 de março de 2013

EU SOU MULHER EU SOU VIDA



"A centralidade da mulher jamais poderá ser negada, pois só ela possui a capacidade de dar a luz, de produzir o leite para nutrir a vida e de sangrar com as fases da lua. Esses fatos, foram definitivos para que os observadores primitivos notassem que tanto a mulher quanto a natureza repartiam entre si o papel de Grande Mãe.

Os seguidores da Velha Religião acreditam que o universo foi criado em êxtase a partir do corpo e da mente da Grande Mãe.

Entre os celtas, originalmente, o sacerdócio era todo feminino e, tais sacerdotisas eram chamadas de druidas. A palavra "druida" é derivada do grego "dryad", uma "ninfa do carvalho". O termo também era aplicado às sacerdotisas de Ártemis.
O saber druídico foi transmitido oralmente, mas investigações contemporâneas nos levam a crer as práticas mágicas dos mistérios driádicos dos gregos, passando depois pelos druidas, manifestam-se hoje nos conjuros e sortilégios das modernas bruxas.

As sacerdotisas druidas da Grã-Bretanha estavam divididas em três classes. A classe mais alta vivia em regime de celibato em conventos. Essas irmandades alimentavam as fogueiras sagradas da Deusa e foram assimiladas na era cristã como monjas. As outras duas classes podiam casas e viver nos templos ou com seus maridos ou famílias. Com advento do cristianismo, foram chamadas de "Bruxas".

Com a chegada das religiões patriarcais, os Deuses solares tornaram-se heróis e as Deusas da Terra e da Lua passaram a ser as vilãs. A própria história da criação, que falava de nascimentos partenogenéticos e nascimentos de seres andrógenos, passaram a ser provenientes de uma fonte masculina. São vistas Deusas brotando das coxas e cabeças dos Deuses e não mais de um ventre feminino.

Até a Eva, primeira mulher humana, agora nasce de uma costela de Adão. Em uma versão dessa lenda na Mesopotâmia, Eva dá à luz a Adão e faz dele seu cônjuge, de acordo com o mito Deusa/Filho. É bem mais sensata essa versão, já que o útero feminino é o local que reúne todas as condições de gerar vida e não um pedaço de osso de costela de Adão, concordam comigo?

Em alguns livros das Escrituras judaico-cristãs que foram rejeitadas do canône oficial, Adão admite que Eva lhe é superior:
-"Ela ensinou-me a palavra do saber".
Num texto gnóstico, Eva é a Mãe de Todos os Viventes e foi quem realmente criou Jeová. Em outras versões, Eva repreende e pune Deus por Seu cruel tratamento dos seres humanos.

Nós Bruxas, achamos interessante o nome de Jeová ser formado por quatro letras hebraicas: Y0D-HE-VAU-HE. A primeira, "YOD", significa "eu", as três significam "vida" e "mulher". O nome de Jeová é portanto feminino e significa:
"EU SOU MULHER, EU SOU VIDA".

ROSANE VOLPATTO

Sem comentários:

Enviar um comentário