terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os Mitos da Felicidade



"Assim o casamento é literalmente um homem que passa o contrato com uma mulher para que ela se torne a mãe de seus filhos."
Originalmente, isso nunca foi uma questão de amor.
O casamento não foi inventado para institucionalizar formas específicas de amor, mas para garantir a estrutura social que baseia-se em parentesco. "

Jordy bispo, Bispo de Saint Claude



"O que me leva a uma pergunta especial para sua reflexão...
Você alguma vez já vislumbrou o que compõe seu eu maior?
Acho que uma mulher pode enxergar muito do seu eu profundo ao examinar algum fenómeno raro nos motivos condutores dos contos de fadas, aqueles que caracterizem nitidamente como uma mulher se torna sábia. Quando examinamos os temas nas lendas e mitos, vemos uma configuração sem paralelo, que é a seguinte: sempre que uma jovem está em situação angustiante, não é tão frequente que um príncipe apareça, mas costuma ser, sim, uma velha sábia que se materializa como surgindo do nada, lançando sua poeira mágica ao redor e batendo no chão com sua bengala de abrunheiro. Quer essa idosa seja uma velha enrugada ou uma feiticeira com seus amuletos, quer ela seja uma mutante ou uma maga sensual, quer esteja usando trajes de ervas, vestido do brilho do pôr-do-sol, manto da meia-noite ou uniforme completo de combate... ela é a anciã "aquela que sabe" e surge de repente para ajudar a mulher mais jovem."

Clarissa Pinkola Estes

Sem comentários:

Enviar um comentário