quinta-feira, 24 de março de 2011

Personas Sexuais






Na cultura patriarcal, uma cultura de domínio...
"O corpo ondulante da mulher reflecte o amor agitado da natureza ctónica.
Ao concentrar-se na simetria formal, ao converter a mulher num objecto sexual, o homem tenta fixar e estabilizar o pavoroso fluxo da natureza.
A objectificação é uma conceptualização, a maior das faculdades humanas.
Transformar as pessoas em objectos sexuais, é uma das especialidades da nossa espécie.
Nunca há-de desaparecer, pois está ligada ao impulso artístico e pode coincidir com ele.
Um objecto sexual é uma forma ritual imposta à natureza.
É o totem da nossa imagnação perversa."

in,Personas Sexuais 
Camille Paglia


"Penso que sem a dimensão da deusa e do seu amor a mulher não conseguirá nunca deixar transparecer a beleza e uma verdadeira sensualidade, nem o fogo da alma tão próprio do feminino sagrado. (Aqui o sagrado é pagão, livre e pleno, é demónico...) Há mulheres que se pensam sensuais só por exibirem um corpo jovem ou por serem belas...mas sem essa devoção, não se pode compreender nem abranger a grandeza da Mulher na sua totalidade...falta sempre o amor pela sua essência primeira. Ser fiel à essa sua essência ctónica é o que poucas mulheres sabem fazer mesmo quando exibem dotes e qualidades extraordinárias, sempre demasiado exteriores...
Esta entrega sente-se, toca-se, cheira-se de tão intensa que é...e quando nos toma, sabemos claramente que não há qualquer outra forma de existência que não a rendição incondicional e permanente a esta entrega. Nada mais importa porque nada mais é Verdade ou Amor, nada mais brilha ou vive ou morre sem esta devoção.

O olhar da cultura ocidental é o olhar vagabundo. A sexualidade masculina consiste em caçar e sondar: (...) por todo o lado a mulher bonita é escrutinada e assediada. Ela é o simbolo por excelência do desejo humano. O feminino é aquilo-que-e-procurado; aquilo aquilo que escapa para lá do nosso alcance. Daí que haja sempre um elemento feminino no rapaz bonito da homossexualidade masculina O feminino é sempre esquivo, é uma luz prateada na linha do horizonte. Nós seguimos essa imagem com um olhar desejante: talvez seja esta, talvez agora. A busca do sexo pode esconder o sonho de se libertar do sexo. Sexo, conhecimento e poder estão profundamente ligados: não podemos ter um sem ter os outros."

in,Personas Sexuais
Camille Paglia


...«Ao masculino cabe a entrega pela posse, ao feminino a posse pela entrega.
Numa estratégia em que nos damos de comer um pouco para comermos um pouco mais, as relações entre as pessoas contêm um princípio canibalesco.»...

in,Caminho sem Percurso

"O Islão mostra sensatez ao embrulhar as mulheres em tecidos pretos, pois o olhar é a avenida do eros. As difíceis e bem definidas personalidades ocidentais sofrem uma inflamação visual; e são tão numerosas que nunca foram catologadas, excepto na nossa arte do retrato. As personas sexuais no Ocidente são nódulos de poder, mas transformam o erotismo num tormento. Desse tormento veio a nossa grande tradição literária e artística. Infelizmente o palerma que assobia do alto da sua viga e o visionário enlevado diante do seu cavalete não são separáveis. É possível para as mulheres, ao aceitaram os dons da cultura, sejam obrigadas a aceitar o verme com a maçã."

in,Personas Sexuais 
Camille Paglia


Sem comentários:

Enviar um comentário