sábado, 8 de outubro de 2016

Pūrākau: lendas māori



A cultura māori está repleta de lendas ou pūrākau. 
Descobre algumas das histórias mais famosas:



Mt Hikurangi, Eastland 
By Fraser Clements


Māui fisga a North Island – Mount Hikurangi, Eastland
Segundo a lenda māori, Māui-tikitiki-a-Taranga era um semideus atrevido e esperto que gostava de ultrapassar os limites. Quando os seus irmãos planearam excluí-lo de sua viagem pesqueira, Māui se escondeu na parte frontal da canoa, revelando-se somente quando haviam chegado a alto mar. Nessa viagem pesqueira, Maui pegou o seu maior peixe, North Island.

Segundo a lenda, Mount Hikurangi, na costa leste de North Island, foi a primeira parte do peixe de Māui a emergir do mar. A montanha é sagrada para a tribo local Ngāti Porou, que se considera descendente de Māui.

Uma visita ao Mount Hikurangi com um guia māori local vale o esforço. 
Ouvirás lendas enquanto contemplas incríveis representações esculpidas de Māui e de sua família.
Ngati Porou tem trilhos de caminhada guiadas e passeios de 4x4 para ver as esculturas de Māui, além de trilhos até ao cume da montanha para ver o nascer do sol.



Tane Mahuta, Northland & Bay of Islands


Tāne-mahuta cria o mundo de luz – Waipoua, Northland
Tāne-mahuta, Senhor da floresta, é uma importante figura da lenda māori.
O mais velho de seis irmãos, Tāne-mahuta cansou-se de viver no escuro, encarcerado entre seu pai, o céu (Ranginui), e sua mãe, a terra (Papa-tū-ā-nuku). Decidiu separá-los e, ao fazê-lo, criou o mundo de luz (Te Ao Mārama) em que vivemos hoje.

Waipoua, que fica na costa noroeste de North Island, tem uma das mais antigas florestas kauri. Algumas de suas árvores têm mais de 2.000 anos. As árvores mais antigas e reverenciadas da floresta são Te Matua Ngahere (pai da floresta) e Tāne-mahuta, cujo nome é uma homenagem ao lendário Senhor da floresta.

Footprints Waipoua oferece passeios guiados nesse paraíso de fauna nativa. 
Ao longo da jornada, os visitantes ouvem lendas māoris da floresta, de seus deuses e de seus habitantes, incluindo a história da criação de Tāne-mahuta.
Um ponto de destaque é ouvir os guias māoris cumprimentarem as árvores gigantes com emocionantes músicas sagradas (waiata).




Hinemoa & Tutanekai, Rotorua


A famosa história de amor de Hinemoa e Tūtānekai – Mokoia Island, Rotorua
Hinemoa e Tutanekai eram o Romeu e Julieta da Nova Zelândia: dois amantes desafortunados cujo caso de amor era tanto ardente quanto proibido. No entanto, essa fábula tem um final feliz. Eles provaram a força do seu amor num acto dramático e perigoso, conseguindo a aceitação das suas famílias.

O melhor lugar para conhecer a história de Hinemoa e Tūtānekai é a ilha de Mokoia, em Lake Rotorua, onde os famosos eventos ocorreram. Aventure-se no local com Mokoia Island Experiences, e você ouvirá a história dos amantes em toda sua cor e plenitude, contada pelos membros da tribo local, Te Arawa.

Na ilha, podes mergulhar na Hinemoa's Pool, a fonte termal natural onde ela se banhou.
Também conhecerás uma cerimónia tradicional de boas-vindas, saborearás a deliciosa comida māori e desfrutarás de uma caminhada na mata para ver as plantas e os pássaros nativos.



Kaikoura


Paikea, a Encantadora de baleias – Kaikoura, Canterbury
A lenda maori conta a história de Paikea, ancestral que se aventurou numa nova vida na Nova Zelândia, nas costas da baleia Tohorā. A história representa a ligação espiritual entre os mundos humano e natural, e o potencial revelado quando a natureza é respeitada, em vez de explorada.

A história de Paikea inspirou o livro Encantadora de Baleias, de Witi Ihimaera, que, por sua vez, inspirou um filme premiado de mesmo nome.

Em Kaikoura Coast, South Island, majestosas baleias vivem abaixo da superfície do oceano.
Se quiseres encontrar as gigantes da história de Paikea, Kaikoura é o lugar.

Num passeio de Whale Watch Kaikoura, os visitantes sentem a ligação entre o povo māori e o mar, enquanto testemunham a natureza de perto, aprendem sobre a vida selvagem escondida de Kaikoura e ouvem a lenda de Paikea, além de outras histórias locais.



in, New Zealand

Sem comentários:

Enviar um comentário