sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Which way is the frontline from here? - The Life and ...

                                           



Onde é a Linha da Frente? A Vida e a Obra de Tim Hetherington


Tributo ao malogrado fotojornalista de guerra e cineasta Tim Hetherington e ao legado que deixou.

Um retrato comovente do aclamado e premiado fotojornalista e cineasta britânico Tim Hetherington, morto na Líbia quando fazia a cobertura do conflito. A 20 de Abril de 2011, pouco depois da estreia do seu documentário ‘Restrepo’ sobre a guerra no Afeganistão e apenas seis semanas após ter estado presente na cerimónia dos Óscares como nomeado, o fotógrafo Tim Hetherington foi morto num ataque de morteiro na cidade de Misurata, onde fazia a cobertura da guerra civil líbia.

Tim morreu a caminho do hospital, confortado por um fotojornalista espanhol. Foi o final de uma brilhante carreira de 10 anos na qual Hetherington reportou histórias dramáticas na linha da frente dos conflitos. Da Libéria à Líbia, passando pelo Afeganistão, Tim procurou captar a humanidade em situações de conflito, registando uma sensação de intimidade que contrastava com a violência em redor.

O que mais me impressionou no documentário foi, as razões que levam militares e fotojornalistas de guerra a gostarem de viver em cenários de guerra.
Para eles, o anormal é regressar a casa.
O normal para eles é viver em cenário de guerra, não pela pátria, mas sim o viver em grupo e proteger o grupo até à morte. É isso que eles gostam, é isso que os faz querer voltar.

Tim Hetherington, depois da guerra do Afeganistão decidiu não voltar mais a cenários de guerra mas, estava viciado e não conseguiu fazer outro tipo de fotografia.
Voltou e, morreu.









Sem comentários:

Enviar um comentário