segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Ninguém lá fora para nos ajudar
Estava a assistir a uma palestra e, uma senhora disse que era inaceitável que dissessem no Zen que não havia ninguém lá fora para nos ajudar. Eu compreendo-a, é realmente muito difícil de aceitar esta postura, mas para o Zen só podemos contar com nós mesmos.
E o Mestre Genshô explicou:
Mas somos imensamente poderosos no sentido de que podemos construir o nosso próprio futuro, podemos alterar o nosso karma e um homem pode provocar tremendas mudanças no mundo.
Ela insistiu com a sua indignação falando dos arcanjos e anjos.
E o Mestre respondeu:
Se houvesse alguém que tivesse o poder de ajudar, tivesse compaixão, fosse bondoso e tivesse sabedoria para ajudar, porque é que ele ia esperar que você pedisse?
Eu imagino que se o meu filho caísse, não ia esperar que ele me implorasse ajuda.
Algum de vocês faria isso, algum de vocês diria que só ajudaria se lhe fosse pedido?
Alguém diria para o seu filho caído no chão: “Se eu te ajudar, tu prometes comportar-te e estudar”? “Ajudo só se tu pedires com fé” ?
Se Buda tivesse o poder de nos ajudar não precisaríamos pedir-lhe, ele já estaria a ajudar-nos. Alguém que desenvolveu compaixão não espera, então, imaginarmos que existam seres de sabedoria e bondosos lá fora, a quem precisemos orar ou pagar para que nos ajudem, é uma tolice nossa.
Não parece que é assim que o universo funciona, ele funciona com acções e consequências.
Fazemos coisas e obtemos resultados.
Orar é algo bom, pois as pessoas que oram constroem mentes melhores e criam modificações.
Finalmente disse:
Não somos Zen Budistas para acreditar ou pedir algo para alguém, por isso sentamos, e sentar é muito difícil. Tratamos de cuidar de nossas mentes para que elas sejam melhores, mais sábias, com mais clareza e lucidez, sem se agarrar em fantasias.
A tarefa dos Mestres é destruir as crenças e fantasias, desconstruir e tirar tudo a que as pessoas se possam agarrar.
Só assim os seres poderão ser livres.
Por isso Buda disse:
“Não acreditem em mim, testem e experimentem”.
Vocês podem mudar as vossas mentes através da prática, mas não podem mudar o mundo através do “esperar que poderes sobrenaturais os socorram”.
Fez-me pensar... e MUITO!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário