quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Paisagens humanas - Caçadores da Alma



A presença humana no mundo deixa suas marcas e elabora suas próprias paisagens, seja com a chegada do homem às florestas inabitáveis, as manifestações culturais dos povos negros e indígenas, a favela disputando a construção de sua própria imagem, a religião e o sagrado...

Neste episódio de Caçadores da Alma, a comunhão entre fotógrafo e fotografado sobe à ribalta para mostrar como nada escapa ao olhar da fotografia, ainda que seja a subtil construção desse singular "eu" que nos constitui, a todos, como sujeitos.

"O José Medeiros dizia que a fotografia que a gente faz é aquela que nos representa, é aquela que somos. Ela mostra o seu carácter e quem você é. Ela é o retrato de quem faz.
E essencialmente é o ser humano que me comove.
Às vezes um aluno me diz assim: 'mestre, você não vai fazer aquela paisagem?'
E eu fico olhando para ele e digo: 'cara, eu não me emociono com paisagem'.
Eu acho que paisagem é para o desfrute: você tem que sentar e ver com os seus próprios olhos", diz o renomado fotógrafo Walter Firmo, um dos entrevistados deste episódio, que ainda conta com depoimentos de João Roberto Ripper, Custodio Coimbra, Januário Garcia, Adenor Gondim, Alexandre Sequeira, Tiago Santana, Ricardo Teles, Paula Sampaio, Edgar Rocha, Rogério Reis, Bira Carvalho e Ratão Diniz.

Sem comentários:

Enviar um comentário