terça-feira, 23 de outubro de 2012
Vegetarianismo e Veganismo
Comunidade Guarani-Kaiowá ameaça suicídio coletivo por causa de criadores de gado.
"Eles estão em vias de perder o seu território para os fazendeiros de Mato Grosso do Sul. As fazendas são cercadas por capangas armados que, segundo depoimentos dos índios, fazem o que querem. É uma terra sem lei, onde o coronelismo ainda pode, infelizmente, ser visto e sentido. O massacre do povo Guarani-Kaiowá não é de hoje e eles sabem que não terão hipótese de sobrevivência longe do rio Hovy. O desespero dos índios aconteceu justamente a partir do momento que souberam que a Justiça quer que eles saiam das margens deste volumoso rio, que fica no município de Naviraí-MS.
O Brasil, país dominado pela pecuária, explora os seus cidadãos, seus recursos naturais e massacra seus animais para manter uma economia que só traz riquezas e prosperidades a alguns, justamente aqueles que destroem.
O consumidor, que é quem tem nas mãos o poder de escolher que produtos e que empresas quer ver no supermercado, tem uma parcela de culpa nisto tudo, acham os vegetarianos e os veganos.
Os omnívoros,não acham que patrocinam tudo isto que está a acontecer, pelo facto de comerem carne.Acham que se tem de protestar contra os criadores de gado e não contra quem consome carne. Acham que a culpa é das empresas e não dos consumidores. A culpa é do governo que não fiscaliza e não cria leis que impeçam que essas empresas façam esses crimes. Acham que devemos mudar a forma da nossa cadeia de produção e consumo e não mudar radicalmente os alimentos que gostamos de consumir.Acham que não patrocinam morte de índios, que são contra a crueldade aos animais,são contra a devastação das florestas,são contra o novo código florestal,no entanto gostam de comer carne.
E para acabar a versão dos omnívoros, saem-se sempre com a questão da Soja : Acham que a Soja também cria graves problemas ambientais, a nível dos solos, e acham que não há diferença entre produtor de soja e de gado.
Só para esclarecer, 80% da soja vai para consumo do gado na forma de ração, de novo carne... lamento mas, a lógica é mesmo cruel, da mesma forma que quem compra animais de estimação alimenta um comercio cruel e desumano para os animais de raça. As nossas escolhas têm um preço e, às vezes este preço é muito alto porque é em vidas e, vidas quando se acabam não voltam mais...
O consumo de soja seria drasticamente reduzido se boa parte não se destinasse a ser usada para ração dos animais, para alimentar gado.
Vive-se um paradoxo sem solução enquanto se consumir carne.
E mostrar fatos não é atacar.
A coisa é mais simples do que se imagina.
A pecuária, num sistema capitalista, é por sua natureza expansionista e quer ocupar cada vez mais áreas, pois não se destina a alimentar o mundo e sim a lucrar.
Tenho amigos omnívoros. E não os ataco, mas espero a resposta deles quanto a esse paradoxo que vivem: gostar de animais, mas consumir carne.
Esse é só um dos problemas que o consumo de carne gera.
Quem come carne financia SIM tudo isto e muito mais.
O consumo da soja está ligado a isso também, já que boa parte de sua produção vai para alimentação desses animais. Não adianta comer carne e depois vir com mimimi dizer que é contra a crueldade contra os animais, que o governo devia tratar de melhorar a indústria, etc... A solução é parar de comer e pronto, não confiar em governos.
É triste ver que ainda existem pessoas que têm esperança que o governo faça alguma coisa em relação a isto.
Até os índios já desistiram e se querem suicidar... É por isso que o Mundo não muda, porque as pessoas se acomodam. Só querem reclamar dos governos,e fazer alguma coisa que é bom nada!
Afinal, culpar alguém é sempre mais fácil.
Eu acho que as pessoas que comem carne não têm culpa pela morte dos Índios, mas têm uma responsabilidade embutida, além do sofrimento dos animais que não pode ser ignorado.
Vão a um matadouro de gado, ou a um matadouro de aves e vejam com os vossos olhos!
Já para não falar dos países subdesenvolvidos, que deixam de consumir os seus cereais, deixam as suas populações à fome, para exportar os cereais para os países desenvolvidos alimentarem o gado que enche as prateleiras dos supermercados da esquina das nossas casas.
Tudo está conectado.
Qual o sentido de se criar gado em massa, além de ser para o consumo de carne?
O que obriga a derrubar florestas, acabar com o habitat de animais, plantas e seres humanos?"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário