terça-feira, 9 de outubro de 2012
Teorias conspiratórias
Uma teoria conspiratória é uma crença que explica um evento como sendo o resultado de um complô secreto por parte de poderosos conspiradores que objetivam alcançar metas excusas. O apelo deste tipo de teoria, de acordo com Michael Barkun, é triplo:
1) Uma teoria conspiratória é capaz de explicar algo que análises instituicionais não conseguem. É eficiente, portanto, para "organizar" um mundo aparentemente caótico.
2) Uma teoria conspiratória realiza o objetivo acima de uma maneira sedutoramente simples, dividindo o mundo entre as forças da luz e as das trevas. Esse tipo de teoria mostra o mal como tendo apenas uma única fonte: os conspiradores e seus agentes.
3) Uma teoria conspiratória é apresentada como um conhecimento secreto, especial, não disponível para a massa. O povo, para aqueles que sustentam este tipo de teoria, é um rebanho de cérebro lavado, enquanto que os teóricos da conspiração celebram a própria esperteza em desvendar os planos dos conspiradores.
Uma pessoa pode viver uma vida inteira baseando-se em teorias descabeladas e absurdas. O problema é que a vida é muito mais complexa que essas teorias e viver através delas é . Isso vale tanto para teorias sobre ovnis, infernos e demônios quanto para aquelas que falam sobre terroristas, políticos e banqueiros.
Mesmos as teorias conspiratórias aparentemente inofensivas são potencialmente perigosas, uma vez que arrastam a pessoa para um mundo de ficção e, uma vez dentro desse mundo, pode ser difícil sair dele.
Pedro Kupfer
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário