sexta-feira, 13 de maio de 2022

Meditações






Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius Antoninus; 26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até à sua morte, aos 58 anos a 17 de março de 180, de causas desconhecidas, em seus aposentos. 
Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. 
Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo, e escreveu uma obra que até hoje é lida, "Meditações".

Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa, como autoaperfeiçoamento.
Meditações, endereçadas a si mesmo, é o título de uma série de escritos pessoais do imperador romano Marco Aurélio onde ele apresentou as suas ideias sobre a filosofia estoica. 
Wilhelm Xylander traduziu pela primeira vez as Meditações para o latim em 1558.
O título original da obra é desconhecido.

A obra segue o formato de citações, que variam em tamanho, de uma frase a parágrafos longos.

Suas ideias estoicas frequentemente giram em torno do controle das emoções, de habilidades, as quais, segundo o autor, libertariam o homem das dores e dos prazeres do mundo material. 
A única maneira de um homem ser atingido pelos outros seria se ele permitisse que sua reação tomasse conta de si. 

Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "maus" ocorressem para o bem do todo.

No geral há uma preocupação em avaliar o seu próprio julgamento e um desejo de cultivar uma "perspectiva cósmica" da vida e do universo dentro de uma visão racional, tentando superar a perspectiva limitada do indivíduo. 
Seguindo Epicteto, Marco afirma que todas as atribuições do bem ou do mal são produto de julgamentos humanos. Como disse Epicteto, o que perturba as pessoas não são as coisas em si, mas sim seus julgamentos sobre elas. A tarefa do filósofo seria então submeter as impressões a um exame rigoroso, certificando-se de não tomar como verdadeiras as impressões que incluam quaisquer julgamentos de valor injustificados.

Para ele o universo é fruto da providência divina, e a felicidade está dentro do alcance, residindo na virtude e no trabalho em prol do bem-estar coletivo, não fazendo distinção entre o bem do indivíduo e o bem de toda a comunidade, comparando a comunidade com um corpo e os indivíduos como seus membros, constituídos de forma a trabalhar juntos, mas em muitas passagens se impõe ideais altos demais em termos de conduta pessoal, enquanto lamenta a superficialidade, a rusticidade, a impiedade e outras falhas em si mesmo e na humanidade em geral. 

No contraste entre o ideal e a realidade, suas reflexões frequentemente assumem um tom cético e pessimista. Em vários momentos recupera a ideia de Heráclito do "fluxo eterno" das coisas, contemplando a inevitável dissolução de toda a realidade. 
Em outros momentos, é apocalíptico e desesperado.
O problema da morte angustiava-o, pois não chegou a conceber a ideia da imortalidade da alma, imaginando em vez uma espécie de insensibilidade após a morte, onde todas as dores são apagadas. 

Outros interesses que transparecem no texto são problemas de ética e lógica.



As três Disciplinas estoicas estão relacionadas às três capacidades da alma: 
Julgar, Desejar e Agir.

Se a alma é capaz de três atividades, então cabe a nós nos disciplinarmos para cumprir bem estas três capacidades.

  1. Se a Alma é capaz de Julgar, então a Disciplina do Assentimento é o Exercício da Verdade. Mais do que falar de Lógica, a Disciplina do assentimento nos ensina a viver a lógica, colocá-la em prática, reavaliar de modo crítico nossa maneira de organizar nossos pensamentos. Nos torna capazes, então, de realizar nossa natureza racional. Sua Virtude é a Moderação.
  2. Se a Alma e capaz de Desejar, então a Disciplina do Desejo está relacionada ao que esperamos do Cosmos. O objetivo é Disciplinar-se para viver a Física, viver no mundo como ele se mostra para nós. Ensina a desejar como a natureza deseja e aceitar seus desígnios. Deste modo, aprendemos a ver o mundo de uma perspectiva maior. Está associada à Virtude da Coragem.
  3. Se a Alma é capaz de agir, então a Disciplina da Ação está relacionada à capacidade de agir para o bem de nossa comunidade e da humanidade como um todo. Mais do que falar do que é certo, ela nos ensina a fazer o que é certo. Ensina quais as ações convenientes e próprias para os seres humanos se realizarem como seres sociais. Sua virtude é a Justiça.

A natureza racional segue bem a vida que lhe é própria: se, no que concerne às representações, ela não dá seu assentimento nem ao que é falso, nem ao que é obscuro; se ela dirige suas tendências somente em direção às ações que servem à comunidade humana; se ela só tem desejo e aversão pelo que depende de nós enquanto acolhe com alegria tudo o que lhe é dado em partilha pela natureza universal. 
Marco Aurélio 

 

Este é, diz Marco Aurélio, junto com todos os estoicos que o precederam, o caminho para o Florescimento Humano. A capacidade de distinguir o que é verdade e mentira, de desejar aquilo que nos é realmente bom e de agir apropriadamente com os outros.


 

4 Virtudes

Cada Disciplina estoica possui a sua Virtude característica:

1. A Disciplina do Assentimento faz uso da Moderação (Sophrosyne) para conhecer a verdade

  •  Seu oposto é a devassidão ou a licenciosidade.
2. A Disciplina do Desejo faz uso da Coragem (Andreia) para encarar os acontecimentos 

  • Seu oposto é a covardia 

3. A Disciplina da Ação faz uso da Justiça (Dikaiosyne), realizando assim uma boa distribuição 

  • Seu oposto é a injustiça 

4. A Sabedoria (Phronesis) é a última das virtudes e a mais elevada, pois se reflete em todas as anteriores 

  • Seu oposto é a ignorância, a estultice.



Exercícios Espirituais

O estoicismo é uma filosofia prática. Mais do que um sistema filosófico explicativo, ele é um exercício constante para adquirir virtude e viver melhor. Deste modo, podemos olhar para o filósofo estoico mais como um atleta, que pratica diariamente movimentos até atingir a excelência, do que como um erudito, que apenas fala e pensa.

Se um lutador e um ginasta possuem movimentos decorados e praticados, o sábio estoico pratica exercícios espirituais: leitura, escrita, escuta, meditação, exames de si, atenção ao momento presente.

Os exercícios são destinados à auto formação, porque procuram quebrar com nosso antigo eu e buscar uma nova maneira de viver, romper com as convenções e encontrar um novo modo de vida.



Além do exercício de escrita, que Marco Aurélio integrou em sua prática do estoicismo, existem outros exercícios espirituais que ele cita nas suas Meditações:

  1. Definição Física: limpar a mente de preconceitos
  2. Exame de Consciência: avaliar nosso percurso espiritual
  3. Visão do Alto: compreender nosso lugar no Cosmos
  4. Impermanência das Coisas: dar valor ao presente
  5. Premeditação dos males futuros: praticar a aceitação
  6. Meditação sobre a morte: compreender o valor da vida




“Meditações” reúne uma série de diários e, à distância de vários séculos, continua a ser lido como um guia de conduta que apela à reflexão, própria e com os outros, onde se interroga a auto-disciplina, a humildade, a racionalidade e a natureza das emoções.

Ao longo desta travessia filosófica e muito estóica, a máxima que sobressai é a de viver cada dia como se fosse o último, mas não como o espírito "live fast, die young": 
O importante será sempre evitar os vícios. 
Não esquecer que estas reflexões foram escritas em plena peste antonina que, em 15 anos, matou mais de 5 milhões de pessoas no Império Romano.

Sendo a vida do Homem um mero instante, onde “a vida do corpo não passa, em suma, de um rio, e a vida da alma é um sonho nebuloso”, e a existência parece estar entre o espírito de uma guerra e a incerteza da viagem a uma terra estranha, cabe à filosofia servir de guia, capaz de “manter a divindade interior intacta e inviolada, triunfante sobre a dor e o prazer, livre da temeridade, da falsidade, da hipocrisia, independente do que os outros fazem ou deixam de fazer”. Para que, quando chegue a hora do adeus terreno, se possam ouvir estas palavras do encenador que montou a existência numa peça de três actos: “Parte, pois, graciosamente, pois é gracioso aquele que te despede”.



MEDITAÇÔES DE MARCO AURÉLIO:


"O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele."

"A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela."

"Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: "Levanto-me para retomar a minha obra de homem."

"A experiência é um troféu composto por todas as armas que nos feriram."

"Quanto não ganha em tranquilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios atos."

"Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora."

"Aplica-te a todo o instante com toda a atenção... para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos... e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última."

"A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranquilo e sereno."

"Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta."

„Muitas vezes, questionei como é que todo homem ama a si mesmo mais do que todo o resto dos homens, mas ainda assim atribui menos valor à sua própria opinião sobre si mesmo do que à opinião dos outros.“

„O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.“

„Aceite as coisas para as quais o destino os une e ame as pessoas com quem o destino os une, mas faça isso com todo o seu coração.“

„Faça tudo como se fosse a primeira vez da sua vida e não como se fosse a última vez da sua vida… para não correr o risco de fazê-la, simplesmente, por uma obrigação!“

„QUEM PEDE AMOR NÃO O TEM PARA DAR A OUTREM e, ao invés, QUEM DÁ AMOR NÃO PRECISA NADA RECEBER EM TROCA POIS JÁ O TEM.“

„Como o fogo os sentimentos precisam ser alimentados… mantidos… uns com mais intensidade outros com menos… uns para brilhar… outros para aquecer, simplesmente, a alma.“

„Depois que confiar em si mesmo, só depois que for digno dessa confiança, exija que os outros confiem em você!“

„O valor de cada um é relacionado com o valor das coisas às quais deu importância.“

„Quem peca, contra si peca; quem comete injustiça, a si agrava, porque a si mesmo perverte.“

“A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair.”

“Não julgues as coisas ausentes como presentes; mas entre as coisas presentes pondera as de mais preço e imagina com quanto ardor as buscarias se não as tivesses à mão.”

“Sempre que te dominar a cólera ou a impaciência, lembra-te de que a vida humana é um instante, e breve estaremos todos debaixo da terra.”

“Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se a escavares sempre.”

“Aquilo que não tem utilidade para o enxame não é útil à abelha.”

“Queremos ter pessoas com exclusividade sem sermos exclusivos delas. Que flagrante antagonismo. Que egoísmo e estupidez pensar e querer alguém assim.”

"Quando a força das circunstâncias te deixa como que transformado, volta depressa a ti mesmo; não fiques fora do ritmo além do necessário, porque será tanto mais senhor da harmonia quanto mais frequentemente voltares a ela."

"Habitua-te a dar plena atenção ao que outrem diz e, quanto possível, penetrar na alma de quem fala."

"Como mudanças assustam? Mas pode acontecer alguma coisa sem que haja mudança? Que há de mais caro e familiar à natureza universal? Tu próprio podes tomar banho sem que a lenha seja transformada? Podemos comer sem que sejam transformados os alimentos? Não vês, então, que as mudanças são semelhantes à natureza universal?"

"Não considerar presentes coisas ausentes; das presentes, computar as que são mais propícias e, por isso, imaginar como seriam procuradas, se não fossem exatamente presentes. Ao mesmo tempo, contudo, tome cautela para não se acostumar, pela satisfação que experimentas, a dar-lhes tão subido valor que sua eventual falta possa conturbar-te."

“O que fazemos agora ecoa na eternidade.”

“Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará sua força.”

“Pense na beleza da vida. Observe as estrelas e veja-se correndo com elas.”

“A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos.”

“Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade.”

“Não perca tempo discutindo sobre o que um bom homem deve ser. Seja.”

“A maior vingança contra um inimigo é ser diferente dele”.

“Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver.”

“A alma é tingida com a cor de seus pensamentos.”

“Pense em você como alguém que morreu. Você viveu sua vida. Agora, agarre os dias que sobraram e viva-os de maneira adequada. Aquele que não transmite luz cria sua própria escuridão.”

“Sempre que você estiver prestes a encontrar um defeito em alguém, pergunte-se o seguinte: Qual é o meu defeito que mais se assemelha ao que estou prestes a criticar?”

“O objetivo da vida não é estar do lado da maioria, mas escapar de se encontrar nas fileiras dos loucos.”

“A primeira regra é manter o espírito imperturbável. A segunda é olhar as coisas de frente e saber o que são.”

“Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem, mas calcule a principal das bênçãos que você possui, e então, felizmente, lembre-se de como você ansiaria por elas se não fossem suas.”

“Faça cada ato de sua vida como se fosse o último.”

“Não aja como se você tivesse dez mil anos para jogar fora. A morte está ao seu lado. Seja bom para alguma coisa enquanto você vive e está em seu poder.”

“Recupere os seus sentidos, ligue-se de volta, e mais uma vez acorde. Agora que você percebeu que apenas os sonhos o incomodavam, veja esta ‘realidade’ como você vê seus sonhos.”

“Nenhum homem é feliz se não se considera assim.”

“A felicidade daqueles que querem ser populares depende dos outros; a felicidade daqueles que buscam o prazer flutua com humores fora de seu controle; mas a felicidade dos sábios surge de seus próprios atos livres.”

“Passe então por este pequeno espaço de tempo em conformidade com a natureza e termine sua jornada contente, assim como uma azeitona cai quando está madura, abençoando a natureza que a produziu e agradecendo a árvore na qual ela cresceu.”

“Confine-se a si mesmo no presente”.



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