quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tenho andado a pensar...



Hoje deu-me a vontade de registar aqui, um momento da minha vida da altura da faculdade, tinha eu os meus 19, 20 anos...

Eu era muito pispirreta, e no meu segundo ano da faculdade, andava sempre a discutir com um colega de turma, especialmente nas aulas práticas.
Tínhamos sempre opiniões contrárias em relação a tudo, e ambos tínhamos a necessidade de provar um ao outro que tínhamos razão.

Um dia, numa dessas aulas práticas, a professora chama-nos e pede-nos para nos sentarmos, um em cada lado da sala.
Ao meio, na secretária dela, estava uma peça em vidro.
Ela pediu-me para lhe dizer de que cor era a peça, e eu prontamente respondi que era branca.
Depois, perguntou-lhe a ele de que cor era a peça, e ele respondeu rapidamente que era verde.
Começamos logo os dois a discutir como era costume.
A professora acalmou os ânimos e pediu para trocarmos de lugares.
Eu fui para o lugar dele e ele foi para o meu.
Logo de seguida, a professora perguntou-me de que cor era a peça e eu, quase sem fala, respondi que era verde.
Depois, perguntou-lhe a ele de que cor era a peça e ele respondeu que era branca.

Ela respondeu que era só, e que podíamos sair...
Nenhum de nós teve a coragem de dizer nada...
Nem naquele dia, nem nos dias seguintes...

Eu percebi o que a professora nos quis dizer, e sabia que ela tinha razão mas, do saber ao fazer vai uma grande distância.
E apesar de não conseguir mudar a minha forma de ser, até aos meus 35 anos, quando entrava em discussões por causa de alguma coisa, lembrava-me sempre deste episódio.
Foi uma coisa que me marcou.

Finalmente, quase 20 anos depois, para além de perceber e de saber, eu consigo ter atitudes de acordo!
De facto, há sempre várias formas de ver a mesma coisa,deixei de ver tudo a preto e branco e já consigo ver o cinzento.
Por isso é tão importante aceitar os outros como são, e não como eu gostaría que fossem.
Eles apenas vêm a mesma coisa de um prisma diferente do meu.
Por isso é tão importante não julgar ninguém!

A minha luta continua, tenho um génio de cão, e continuo a entrar em discussões completamente desnecessárias, só para defender o meu ponto de vista.
Mas, pelo menos, já não discuto por causa de futebol...


Sem comentários:

Enviar um comentário