domingo, 19 de agosto de 2012

Julie Delpy - A Waltz for a Night - Before Sunrise/Sunset



Before Sunrise is a 1995 romantic drama film directed by Richard Linklater and written by Linklater and Kim Krizan.
The film follows Jesse (Ethan Hawke), a young American, and Céline (Julie Delpy), a young French woman, who meet on a train and disembark in Vienna, where they spend the night walking around the city and getting to know each other.
The plot is minimalist, since aside from walking and talking, not much happens. The two characters' ideas and perspectives on life and love are detailed. Jesse is a romantic disguised as a cynic, and Céline is seemingly a romantic, albeit with some doubts. Taking place over the course of one night, their limited time together is always on their minds, and leads to their revealing more about themselves than they normally would, since both believe they will never see one another again.
Jesse and Céline make an appearance in Linklater's 2001 film Waking Life. A 2004 sequel, Before Sunset, picks up the story nine years after the events of the first film.

Before Sunset ( ou Antes do Anoitecer (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2004, sequência de Before Sunrise de 1995, dirigido por Richard Linklater.
Como o director Richard Linklater disse, o primeiro filme não foi um sucesso de bilheteria, portanto, factores financeiros não justificavam uma continuação. A justificativa para fazer Before Sunset era que os fãs do primeiro filme eram fiéis e apaixonados e eles mereciam saber o que aconteceu com os seus personagens favoritos.
As filmagens duraram apenas quinze dias, e custaram dois milhões de dólares. Para os padrões do cinema, o prazo foi curto e o orçamento pequeno.
Nove anos depois do primeiro encontro, Jesse, que tornou-se escritor, está em Paris promovendo o seu livro, que está vendendo muito bem. É um livro que conta a história de um casal que vive um romance de uma noite em Viena, após se conhecerem num trem.
Após uma entrevista colectiva, Celine encontra Jesse, e os dois têm pouco mais de uma hora e meia para colocar a conversa em dia pois, as 19:30, ele tem que apanhar um avião para retornar para casa.


Ao contrário do primeiro filme, que em pouco menos de duas horas, mostrava o entardecer, a noite, a madrugada e o começo da manhã, Antes do Pôr-do-Sol se passa em tempo real, e cada minuto de filme equivale a um minuto no "tempo do filme".
Richard Linklater disse que esse foi um desafio, pois eles tinham entre duas e quatro horas de luz, por dia, para poderem filmar.
Outra curiosidade foi que o tempo que consta no filme que os personagens não se viam (nove anos), foi também o tempo de intervalo entre um filme e outro.

Ao final do primeiro filme, ambos expressaram ao director Richard Linklater e à produtora Kim Krizan a vontade de fazer uma continuação. Durante nove anos, os quatro ficaram se correspondendo por email, falando por telefone e, às vezes, se encontrando pessoalmente. Assim, as ideias foram sendo expostas, e foram amadurecendo, até tomarem a forma de um roteiro, que foi indicado ao Oscar.

Curiosidades


  • Ensaiaram durante 3 semanas e as filmagens duraram 2 semanas.
  • Apesar de ter sido indicado para melhor roteiro adaptado, o roteiro não foi baseado em nenhum texto existente. No entanto, de acordo com as regras da academia, todas as continuações são adaptações.
  • O homem e a mulher com quem a personagem Celine (Julie Delpy) conversa no pátio do prédio são os pais da actriz na vida real: Albert Delpy e Marie Pillet.
  • Julie Delpy compôs e deu voz à três canções da trilha sonora.
  • Uma vez que o filme se passa durante um fim de tarde, este seria o único momento do dia em que as filmagens deveriam acontecer. O director Richard Linklater julgou que isso tornou o filme mais real.
  • Antes do Pôr-do-Sol foi gravado nove anos depois de Antes do Amanhecer, que é o mesmo espaço de tempo entre os fatos do filme.
  • A música que os personagens escutam no apartamento de Celine é "Just in Time" do cd duplo "The Tomato Collection", de Nina Simone.
  • Em uma cena, Celine diz à Jesse: "Você é do signo de escorpião, e eu sou sagitariana. Logo, nos damos bem". Estes são os signos dos actores na vida real.
  • No caso deste filme, a vida imitou a arte: Jesse, o personagem de Ethan Hawke vive um casamento fracassado com a mulher que ele casou porque a engravidou. Após o lançamento do filme, Ethan Hawke se divorciou de Uma Thurman, com quem ele casou quando ela estava grávida do primeiro filho.
  • Em junho de 2012, Ethan Hawke confirmou que haveria uma sequência do filme Before Sunset e que seria filmado no verão de 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário