segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Anonymous - A Revolução Anónima






Chamam-se Anonymous, escondem-se atrás de uma máscara e estão a multiplicar-se de uma forma meteórica.
Há uma mensagem que eles trazem para os ricos e poderosos: tenham medo!

A imagem de marca é a Mascara de Guy Fawkes.
Eles não têm regras, nem estruturas, nem hierarquias. Não são ninguém, mas podem ser toda a gente.
“We are Legion, we do not Forget, we do not forgive, expect Us!”

Esta história começa com uma série de banda desenhada. Chama-se “V for Vendetta” e é inspirada numa personagem histórica, Guy Fawkes, que montou um plano, que fracassou, para fazer explodir o parlamento inglês a 5 de Novembro de 1605. A máscara vem da história aos quadradinhos. A maioria das pessoas só conhece o filme de 2006, com Natalie Portman, e cujo guião foi escrito pelos irmãos Wachowski, os realizadores da saga “Matrix”.
A banda desenhada foi escrita por Alan Moore, que tem uma costela anarquista, entre 1981 e 1988. Ele inventou um mundo pós-nuclear, no qual a Inglaterra se tranforma num estado totalitário, onde todos são controlados por um cérebro informático ( a “Cabeça”), com tentáculos vigilantes (“ o olho”, o “ouvido”) e uma clique de homens poderosos que gravitam à sua volta.
Nesse cenário surge uma misteriosa personagem de capa e chapéu preto, um cinto com um naipe de facas afiadas e uma máscara branca de sorriso intimidante. Essa personagem apresenta-se apenas como V, mantendo-se anónima até ao fim da saga. O seu objectivo: derrubar o sistema e despertar as pessoas da sua letargia, para os libertar e para que pensem pela sua própria cabeça. “ Do as you wish”, façam como acharem melhor.

Foram precisas quase duas décadas para que uma sucessão de factos levasse ao ressurgimento do homem da máscara. Teve início num site chamado 4chan, onde se partilham posts de imagens e onde passou a ser moda os utilizadores brincarem com o termo “Anonymous”, usado nas assinaturas das mensagens.
Daí até surgirem ideias subversivas foi um salto curto.

O Anonymous foi ganhando corpo como um Avatar Colectivo, imitando o personagem V, entretanto popularizada nas salas de cinema.
Em pouco tempo, o Anonymous tornou-se num movimento espontâneo, anarquista.
Correspondia a um “internet meme”, conceito para o qual ainda não existe tradução em português: o efeito de uma ideia tão forte que se propaga de forma viral pela internet, sem se saber muitas vezes de onde é que vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário