Morpho Menelaus, Género Morpho, é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae, subfamília Satyrinae e , descrita por Carolus Linnaeus em 1758 e nativa da América Central e América do Sul - Costa Rica, Panamá, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil (Amazonas, Rondônia, Pará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, e Rio Grande do Sul).
Etimologia:
Menelau, na mitologia grega, foi um rei lendário da Lacedemónia (Esparta), irmão mais novo de Agamémnon e filho de Atreu. O rapto da sua mulher Helena por Páris (também conhecido como Alexandre), deu origem à Guerra de Troia.
Depois da queda de Troia, recuperou a sua esposa.
Conta Homero que Menelau não era dos melhores guerreiros, mas era muito nobre e possuía grandes riquezas. Menelau e Helena tiveram uma filha chamada Hermíone.
Menelau é descrito por Homero como loiro, na Ilíada e na Odisseia.
Morpho Menelaus, subespécie didius (macho - vista superior e inferior).
Visto por cima, o padrão básico da espécie (macho) apresenta asas de coloração azul iridescente com as pontas das asas anteriores de coloração enegrecida, por vezes apresentando duas pontuações brancas no ápice das asas anteriores e uma pequena linha de igual coloração no contorno localizado na frente do mesmo par de asas.
Vista por baixo, a borboleta possui asas de coloração castanho escura, com geralmente um número de sete ocelos em cada par (anterior e posterior) de asas (podendo ir de cinco, seis a dez ocelos).
O dimorfismo sexual é acentuado, com as fêmeas maiores, menos frequentes e, com asas contendo uma maior superfície enegrecida.
O zoólogo Eurico Santos cita os seguintes nomes vernáculos para esta espécie:
"Praia-grande", "Corcovado" e "Azul-seda".
Adrian Hoskins cita que a maioria das espécies de Morpho passa as manhãs a patrulhar as trilhas ao longo dos cursos de ribeiros e rios. Nas tardes quentes e ensolaradas, às vezes, podem ser encontradas a absorver a humidade da areia, a seiva a correr de troncos ou, a alimentar-se de frutos em fermentação.
São borboletas de hábitos diurnos: os machos passam as manhãs em patrulha ao longo de riachos e rios. São territoriais e perseguirão qualquer rival. Mas é comum estarem sós, exceto na época de acasalamento.
A Morpho Menelaus possui dezoito subespécies:
- Morpho menelaus menelaus na Venezuela , Brasil , Suriname, Guiana e Guiana
- Morpho menelaus alexandrovna (Druce, 1874); no Peru
- Morpho menelaus amathonte (Deyrolle, 1860); no Panamá , Costa Rica , Venezuela , Colômbia , Equador
- Morpho menelaus argentiferus (Fruhstorfer, 1913); no Peru
- Morpho menelaus assarpai (Röber, 1903); no Peru
- Morpho menelaus coeruleus (Perry, 1810); no Brasil
- Morpho menelaus didius (Hopffer, 1874); no Peru
- Morpho menelaus eberti (Weber, 1963); no Brasil
- Morpho menelaus godartii (Guérin-Méneville,1844); na Bolívia e Peru
- Morpho (Grasseia) menelaus huebneri (Fischer, 1962; (preocc. Le Moult, 1933); no Brasil
- Morpho menelaus julanthiscus (Fruhstorfer, 1907); na Colômbia e Equador
- Morpho menelaus kesselringi (Fischer, 1962); no Brasil
- Morpho menelaus tenuilimbata (Staudinger, 1886); no Brasil
- Morpho (Grasseia) menelaus occidentalis (Felder & Felder, 1862); na Colômbia, Equador, Peru e Brasil
- Morpho menelaus orinocensis (Le Moult, 1925); na Venezuela
- Morpho menelaus terrestris (Butler, 1866); no Brasil
- Morpho menelaus verae (Weber, 1951); no Brasil
- Morpho menelaus zischkai (Fischer, 1962); na Bolívia
A confusão que acontece em geral em relação às borboletas do género Morpho se deve ao fato de que suas deslumbrantes asas são predominantemente azuis.
Um característica bem comum nas 29 espécies e 147 subespécies descritas até hoje, todas encontradas nas florestas tropicais da América Central e da América do Sul, distribuídas pelo Brasil, Costa Rica, Guiana e Venezuela e México.
O brilhante azul metálico das asas não é resultado de pigmentação, mas provocado pela refração da luz em minúsculas escamas transparentes, inseridas nas asas da borboleta. As microscópicas escamas que compõem as suas asas refletem repetidamente a luz incidente em várias camadas sucessivas, criando efeitos de cor observados. A estrutura em lâminas das asas destas borboletas é tão peculiar que, inclusive, foi estudada como modelo para desenvolvimento de tecidos, tintas sem corantes e tecnologia antifalsificação para uso em notas de dinheiro.
Mas as escamas microscópicas estão presentes apenas na parte superior das asas. A parte inferior é predominantemente castanha e decorada com ocelos, regiões circulares de pigmentos escuros que formam padrões que lembram, um tipo de mimetismo.
Asas tão grandes resultam num padrão de voo lento e saltitante mas, que geram um efeito benéfico para o animal: a parte superior azul “pisca”, uma vez que se alterna com a superfície inferior escura. Isto dificulta que seja acompanhada por aves no ar. Se encontrada, fecha as suas asas, expondo os ocelos: os “olhos”, ou enganarão o potencial predador fazendo-a parecer com um animal não comestível maior e perigoso; ou atrairá a atenção do predador para longe das áreas mais vulneráveis do seu corpo, permitindo a sua fuga.
Embora as asas do género Morpho sejam predominantemente azuis, existem um número de outras espécies dotadas de asas de outras cores: laranjas-torrados, fulvos ou castanhos-escuros para a M. hecuba e a M. telemachus; brancas, como a M. catenarius, a M. laertes e a raríssima M. sulkowskyi, que exibe também purpura e verde iridescente.
As borboletas Morpho não se encontram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN. Para o ICMBio(Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), entretanto, as espécies Morpho Menelaus Eberti e Morpho Epistrophus Nikolajewna, que ocorrem na Zona da Mata Nordestina (Paraíba, Pernambuco e Alagoas), são classificadas como Em Perigo devido à perda e degradação dos habitats naturais.
Significado espiritual das borboletas azuis:
Está muito relacionado ao mundo espiritual, a sua cor também está ligada a este plano.
Além disso, ela também é uma representante de elementos como a água, o infinito e o céu e tem o poder de estimular em nós a criatividade. Carrega consigo o poder de nos trazer tranquilidade e paz, fazendo com que tenhamos olhos mais atentos para ver as verdadeiras belezas da vida.
A borboleta azul nos convida a ver a vida com outros olhos e com isso dar valor ao que realmente importa.
O objetivo da visita da borboleta azul é despertar em nós algumas lembranças boas e que nos fazem acreditar que viver vale a pena. Assim, você terá forças para continuar a sua vida e seguir em frente com os seus planos, apesar dos problemas que possam surgir durante a sua trajetória.
A cor azul no mundo espiritual se encontra intimamente ligada a: tranquilidade, serenidade, harmonia e espiritualidade
Há ainda quem diga que são na verdade um sinal de que a sorte está do seu lado e que esta é a oportunidade perfeita para fazer um pedido.
Significados da Borboleta Azul:
- Calma;
- Paz;
- Boa sorte;
- Tranquilidade;
- Harmonia;
- Equilíbrio.
Portanto, podemos considerar que este belíssimo animal possui a função de fazer com que possamos retornar ao nosso íntimo e assim nos conectarmos com o verdadeiro sentido da vida.
Ela nos ensina a adquirir mais conhecimento e sabedoria.
A borboleta azul também está ligada ao chamado processo de metamorfose pessoal.
Assim como esses insetos, nós passamos por fases realmente transformadoras e que têm o poder de fazer com que nos tornemos seres completamente diferentes do que éramos.
Essas mudanças podem estar relacionadas a vários aspetos da sua vida, sendo eles relacionados ao espírito, e também ao mundo físico.
As borboletas azuis estão profundamente ligadas às nossas energias.
Dessa maneira ver este animal é um sinal de que você está em harmonia consigo mesmo e com isso consegue experimentar grande tranquilidade em sua vida.
Pode ser visto como um sinal de que períodos conturbados finalmente irão chegar ao fim.
Sendo assim, este é na verdade um processo de limpeza espiritual, onde as boas vibrações finalmente passam a tomar conta do seu ser.
A sua visita representa equilíbrio.
Por muitas vezes, devido às situações que vivemos no nosso dia a dia é comum que fiquemos sobrecarregados, de maneira que as nossas energias oscilem entre os extremos.
Dessa forma, este é também um grande aviso de que finalmente o seu Espírito poderá encontrar o que tanto busca e assim, as suas forças vitais poderão finalmente encontrar o tão sonhado equilíbrio.
A esperança é considerada como um dos mais belos e puros sentimentos que um ser humano pode sentir. É através dela que podemos conseguir a força necessária para seguir em frente e com isso conquistar os nossos maiores objetivos.
Ver uma borboleta azul é na verdade um aviso para que não deixemos de acreditar que coisas boas acontecem e que é possível viver um milagre.
Nunca desista dos seus sonhos e fique ciente de que as forças Divinas sempre irão trabalhar a favor daqueles que agem com fé e justiça.
A premissa de que nada nem ninguém vale a nossa paz é algo muito verdadeira, de maneira que devemos sempre nos lembrar dessa frase.
Sendo assim, a busca do ser humano para vencer os obstáculos que surgem em seu caminho e com isso finalmente encontrar a paz, é quase que constante.
Quem ver uma borboleta azul deve se sentir completamente agraciado, pois este é um forte sinal de que você finalmente poderá vivenciar a paz em sua maior plenitude.
Ela transmite que tudo vai correr bem.
Nos transmite que tudo se vai acalmar e que os problemas se vão resolver.
Então, apenas precisa ter um pouco mais de paciência.
Diversas vezes vamos nos ver dentro de situações complicadas e que parecem não ter saída.
Quando estiver a viver no meio do caos e ver uma borboleta azul, é um sinal divino para que você opte sempre pelo equilíbrio. Afinal, embora viver entre os extremos possa dar mais emoção, optar pela harmonia pode evitar conflitos e até mesmo impedir que coisas desastrosas aconteçam.
Quando vê uma borboleta azul cruzar o seu caminho, é um sinal para que se expresse mais.
Esta visita pode estar relacionada aos seus sentimentos ou até mesmo ao fato de falar mais em público. De qualquer forma, este tipo de atitude levará você a adquirir grandes oportunidades e até mesmo alcançar objetivos essenciais para que você consiga conquistar tudo aquilo que sonha há tempos.
É na verdade um lembrete para que possamos refletir sobre o que realmente importa.
Ela vem para nos mostrar que durante a nossa trajetória de vida, iremos passar por várias etapas importantes. Todas elas terão um propósito, fazendo com que a gente evolua de maneira significativa e assim possamos cumprir cada um de nossos propósitos especiais.
Vale lembrar ainda que ela simboliza boas vibrações e boa sorte, portanto, considere este como um momento a ser aproveitado.
Portanto, sempre que avistar este inseto, considere este como sendo um forte sinal de que coisas boas estão prestes a atravessar o seu caminho. Inclusive, essa boa vibração pode vir a afetar positivamente as mais variadas áreas da sua vida.
Inclusive, se você sonhar com uma borboleta azul já deve ser considerado como um evento válido, já que o mundo espiritual pode se comunicar connosco das mais variadas formas.
Portanto, aproveite o momento e acredite que logo os seus desejos serão realizados.
Esta borboleta é uma mensagem de esperança!
Quando a vir, pode ter a certeza que a sua vida vai melhorar.
O significado espiritual da borboleta azul está relacionado com isso mesmo, com felicidade, paz e conquistas!
A borboleta azul está muito ligada a boas vibrações e aspetos muito positivos.
Com isso, sempre que avistar uma no seu caminho, considere esta como uma mensagem divina que quer te mostrar que o segredo da felicidade está em reconhecer o valor das coisas simples.
Sendo assim, sempre que ver ou tocar uma borboleta azul, lembre- se que a espiritualidade está cuidando do seu caminho, trazendo paz, equilíbrio e tranquilidade para a sua alma.
As borboletas são um emblemático símbolo da transformação pessoal, seja uma alteração dentro de você mesma ou mais externa. Elas representam as mudanças que você passa ao longo de sua vida, isto é, os seus ciclos pessoais desde o nascimento até a morte.
São uma forte representação da metamorfose.
Significa que está numa jornada espiritual e mudanças estão prestes a surgir.
Por isso, fique atenta aos aspetos da sua vida que precisam de ser renovados.
Principais significados espirituais das borboletas:
• Transformação e metamorfose da vida e da personalidade;
• Passagem pelos diferentes ciclos da vida;
• Símbolo da essência e da alma ;
• Mensageiras espirituais;
• Renovação e renascimento;
• Representação espiritual de poder.
Para o espiritismo , as borboletas são muito associadas à reencarnação, o regresso da alma para um novo corpo. É a progressão da alma, uma nova oportunidade de viver a vida com mais conhecimentos e experiências. Ou seja, remete ao regresso da alma para um novo corpo, uma nova vida.
Para o espiritismo, a borboleta é a alma de alguém que morreu e se libertou — e saiu do casulo. Agora, ela irá fazer parte de um outro ser, numa nova oportunidade de viver a vida com mais experiência e menos erros. Esse é um processo de progressão da alma.
Na cultura chinesa, por exemplo, a borboleta é um símbolo da imortalidade.
Já na Grécia Antiga, ela é a personificação da alma – quando a pessoa morria, acreditava-se que a sua alma deixava o corpo em forma de borboleta.
No feng shui, as borboletas refletem a liberdade, a leveza e a própria procura pela felicidade. Neste caso, é possível associá-la até mesmo à cura e do amor.
Dentro do feng shui, a borboleta tem a simbologia semelhante à dos pássaros, significando a liberdade, a leveza, a busca pela felicidade, pelo paraíso. A borboleta também pode ser considerada como um símbolo da cura e do amor, pela leveza que esses sentimentos trazem às pessoas que os sentem.
Para os japoneses, as borboletas, principalmente as brancas, são espíritos viajantes. Elas representam um sinal de que um ente querido que já faleceu está a tentar entrar em contato para ajudá-los.
Essa visão das borboletas como mensageiras também é aceite em outras culturas e crenças. Em algumas, as borboletas podem ser anjos ou mensageiras deles que buscam comunicar algo importante para as pessoas, seja através de sonhos ou encontros.
XAMANISMO
As borboletas azuis não são tão fáceis de serem vistas.
Aliás, em geral a própria cor azul é rara na natureza.
Por isso, o significado espiritual da borboleta azul é ainda mais especial: a tranquilidade, a paz e a beleza da vida e tempos mais simples.
Elas também podem refletir os sentimentos de melancolia e nostalgia, uma saudade de lindas memórias. Não as que te prendem ao passado, mas sim aquelas que dão forças para sempre seguir em frente, seja em relação a sua vida pessoal, profissional, social, etc.
Além disso, em determinadas culturas a borboleta azul também é um sinal de boa sorte.
Inclusive, existe uma superstição que diz que elas podem realizar desejos.
O significado da borboleta no Xamanismo não foge muito do que falamos até aqui.
Sendo assim, a borboleta é um animal de poder que simboliza a regeneração, a transformação e o renascimento.
Elas são destemidas e cheias de coragem, logo refletem a sua capacidade de superar desafios e não ter medo das mudanças ou do desconhecido.
• Liberdade e independência;
• Beleza e perfeição;
• Mudanças e transformações;
• Graciosidade e dignidade, em termos físicos ou espirituais;
• Renascimento após situações ou perdas traumáticas;
• Conexão com a alma ou a natureza;
• Manifestação da beleza interior.
Ela é considerada símbolo da felicidade, da inconstância, da transformação, da efemeridade e da beleza.
Este inseto de vida curta é muito semelhante a nós, que também estamos de passagem.
E assim como as borboletas, também passamos por transformações ao longo da vida, sendo a morte apenas mais uma dessas etapas.
Na jornada da vida acertamos, erramos, refletimos, estudamos e vamos aos poucos entrando em contado com a sabedoria plena da vida. Chegará o momento em que estaremos prontos para voar ainda mais alto, rumo a um novo plano evolutivo, e com isso abrimos nossas asas e alçamos voo.
Alguns chamam esse processo de reencarnação, outros de ressurreição, mas independentemente da crença, a borboleta é o mais puro símbolo da libertação dos ciclos, da transformação.
Ela surge para sinalizar a hora de se libertar, de se transformar mental, psicológica e espiritualmente.
Ela é o símbolo do renascimento do pensamento, da imortalidade.
O significado das borboletas azuis também simboliza a essência de uma pessoa, ou alma, passado, presente e futuro.
A cor azul está ligada aos aspetos de comunicação, aceitação, expressão da verdade, paz, inspiração, conhecimento secreto, conexão com espíritos, proteção espiritual e consciência psíquica.
Quando tudo isso é aplicado numa borboleta, você pode ver quanta força esses ternos seres estão carregando, e como isso pode ser um símbolo e, por que não, uma inspiração para tornar sua vida melhor e mais espiritual.
Talvez, de alguma forma, uma borboleta azul possa lhe dar aquele escudo espiritual que você deseja mais e mais a cada dia, conforme a sua vida se torna rapidamente difícil ou caótica de alguma forma.
Podem nos ensinar uma lição valiosa - nós pertencemos, verdadeiramente, ao Universo, e esta é a razão pela qual devemos estar sempre calmos e tranquilos, pois nós e o nosso coração e alma, no final, ao Universo retornarão.
Elas também nos ensinam que não devemos sentir grande decepção e tristeza, porque quando a Borboleta Azul está perto de si, então você sabe que uma mudança pacífica está perto de você e que cabe a você aceitá-la.
Wonderland
O conselho é ter sempre algum símbolo, uma estatueta de uma borboleta azul perto de você, em seu quarto, para que você possa tornar mais fortes suas conexões interpessoais e espirituais.
Acredita-se que eles podem encorajar algumas novas conexões e fortalecer as já existentes.
No símbolo da Borboleta Azul, você pode ver facilmente a natureza interior ou emocional, por isso é bastante lógico que esteja diretamente relacionado ao princípio Espiritual.
Ou seja, são as borboletas que têm a capacidade de emitir energia e assim nos lembrar que o amor, tal como na lenda, não se preocupa com as dificuldades, mas acaba por encontrar o seu caminho.
Na vida de um ser humano existem fases exatamente como na vida de uma borboleta.
Existem estágios - infância, juventude, maturidade e velhice, e da mesma forma, a borboleta é o símbolo de ambos os mundos que existimos como seres humanos - material e imaterial.
Assim, temos a fase em que existe uma preocupação com a aparência. Em seguida, vem a luta para ganhar o material, para comparar com os outros, para conquistar o foco de mudança, de fase da confirmação para o propósito, para dar em vez de receber e a fase da espiritualidade - compreender o seu verdadeiro eu e os valores de vida.
A borboleta azul pode se tornar para você um desenvolvimento lento, mas espiritual, pois é o símbolo de um caminho espiritual para durar o tempo que você levar, ao teu próprio ritmo.
A borboleta azul fala de um grande progresso, é importante ser uma versão melhor de si mesmo, melhor do que era antes e, é importante saber que é um processo.
Assim como ela está se tornando na bela Borboleta de algo que para muitos é repulsivo, da mesma forma, você pode se tornar algo grande, mesmo quando você mesmo, não acredita que tal progresso e desenvolvimento sejam sequer possíveis.
No final, quando resumimos tudo o que sabemos e amamos sobre a Borboleta Azul, ela leva a mensagem dedicada a todos os seres humanos:
Pare de se culpar, não desista quando dói.
Nesses momentos, lembre-se das borboletas e saiba que vale a pena, e tudo virá no momento em que for melhor para você.
Ver mais sobre Borboleta Animal Totem aqui: