quarta-feira, 19 de março de 2014
A Metamorfose, de Franz Kafka
Acabei de ler este livro, pela 4ªvez...e tiro 3 grandes lições:
1. As Aparências não importam
O Gregório Samsa transforma-se numa barata, e essa transformação faz com que a sua família o repudie. Porém, Gregório percebe que a sua essência não mudou.
Gregório ainda quer ser parecido com a sua família, encaixar-se na sociedade e ser uma pessoa responsável. Isto ensina-nos que as aparências não importam tanto quanto os nossos valores.
Sejamos sempre fieis às nossas crenças e não tenhamos vergonha de quem nós somos.
2. Aceitar as mudanças
Embora ele não fique satisfeito com o que aconteceu, Gregório aceita a metamorfose pela qual ele passou. Claro que ninguém ficaria satisfeito em transformar-se numa barata, mas devemos estar preparados para as mudanças que possam acontecer na nossa vida.
Assim como Gregório,devemos aprender a aceitar as mudanças e lidar com as novas situações que elas trazem.
3. Fazer o que amamos
Uma das interpretações para a metamorfose de Gregório, é a de que a sua transformação seria fruto do seu desejo de deixar para trás um emprego que ele odiava.
Logo, Gregório transformou-se num insecto que não seria capaz de comparecer ao trabalho, por mais que ele quisesse continuar a ser um profissional responsável.
A lição que se tira desta interpretação é que devemos fazer o que nós amamos.
Se algum aspecto da nossa vida não nos está a fazer bem, temos de procurar algo que possa garantir a nossa paz, harmonia. O nosso equilíbrio, a nossa felicidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário