quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Wenders

 

Pixnio




digo: guardei cuidadosamente
o presente em tons de passado,
sem jamais ousar aguardar nada
desse futuro que cultivava
igonoto e desabitado da virtude
que Péguy declarou a mais pequena

calcorreava as sendas
criadas pelos instantes de um
quotidiano delineado cuidadosamente
nos extremos da onda que mede a
dimensão corpuscular da luz,
distante das matizes que pintaram a minha infância

eu, militante da razão cega,
que sempre quis de tudo conhecer a justificação,
tinha ouvido     incréu     os relatos de quem
declarava ter conhecido alguém capaz
de redimensionar a luz
para além das teorias da física

e tu desconstruíste o tempo
deste-me a beber a esperança
e recordaste-me que nem tudo é
definido pela luz e pela sua ausência
tu     que a sabias tornar tangível,
telúrica     intemporal

e eis que em toda amplitude
de um simples abraço dado com 
uns olhos cor de avelã
me retorquiste que
coisas há que devemos aceitar
sem lhes questionar o porquê

qual ave trituraste com a tua boca
as certezas
a razão
e o tempo
depositando na minha     ávida de um sentido
pequenos pedaços de ternura 


Rui Amaral Mendes 
in, A Noite e Sangue 




Sem comentários:

Enviar um comentário