terça-feira, 10 de abril de 2018
Saber é diferente de aprender
Saber pressupõe ideia pré-concebida, conceito cristalizado que está fechado ao aprender. Saber é um conceito que está cristalizado na sua ideia, preso à sua visão, incapaz de considerar visões alternativas. O saber só é saudável quando é fruto da experiência pois na maioria das vezes ele é fruto apenas da teoria ou ideia pré-concebida. Mesmo quando é fruto da experiência, o tempo irá mostrar que algures essa mesma experiência irá dar lugar a outras.
Aprender é então a permanente abertura ao novo.
É a atitude da curiosidade e a valorização do processo de aprendizagem.
É a humildade de assumir que há sempre mais para aprender a cada momento. A permanente impermanência do Universo irá sempre colocar o nosso saber em causa pelo que a atitude mais saudável e sobrevivência é aprendizagem pela sua flexibilidade e adaptabilidade. O saber pelo contrário não adapta, não se ajusta, simplesmente e arrogantemente afirma a sua visão como última verdade. Enquanto que o processo de aprendizagem mantém a nossa energia saudável, limpa e arejada, o saber cristaliza, cria mofo e adoece.
Mesmo que a experiência já nos tenha devolvido inúmeras aprendizagens que são hoje a nossa sabedoria interna, não podemos afirmar que será a mesma daqui a 10 ou 20 anos.
É no momento presente que está o laboratório.
É a cada evento, desafio e encontro que teremos que por em causa o nosso saber e estar abertos para aprender. Aprender com a vida, com os outros e com os eventos e movimentos à nossa volta de maneira a que a resposta a cada momento seja o mais actualizada possível.
Resistamos então à ideia pré-concebida de já querermos adivinhar o que vai acontecer.
Procuremos aprender sempre algo novo a cada nova situação pois é para isso que elas servem, caso contrário o Universo iria sempre recriar as mesmas situações.
Sejamos mais aprendizes e menos sabedores.
Sejamos mais alunos e menos professores.
Não há nada para ensinar mas tudo para aprender.
Vera Luz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário