Marte é, entre outros simbolismos, o bisturi, a faca. Gosto de associar os seus períodos de retrogradação a cirurgias internas, a momentos em que nos voltamos dentro para agir internamente sobre o que precisa ser operado em nós, ao nível da ação, das lutas que travamos, da agressividade, assertividade e nível de desejo e violência que carregamos, e também da nossa capacidade de conquista pessoal.
Esta retrogradação de Marte acontece em Gémeos, e toda este processo requer que incluamos a dimensão mental por trás do impulso:
* Que crenças enraizadas e mentalidade é esta, que nos faz agir desta forma ou que nos impulsiona a lutar?* O que me estimula mentalmente a agir?* Como uso a comunicação para lutar e que lutas são essas?* O que será necessário denunciar e consciencializar para que a minha acção seja mais consciente, a minha violência se torne assertividade, ou a forma de agir seja reflexo da minha visão de vida e esta reflita também a consciencialização e/ou cura de crenças limitadoras e intransigentes?* Como me abro à comunicação do outro e qual o meu nível de reactividade?* Será que outros modos de pensar e crenças diferentes me fazem defender de algo?* De que modo o estímulo mental ou a sua falta e as crenças que carrego amparam ou prejudicam a minha vida sexual e/ou a minha libido?* A minha mente sabe abrandar e dar espaço ao tempo de descanso?* De que forma me motivo à ação a partir das ideias que tenho?
São algumas questões possíveis. É um tempo de reparar, fazer uma cirurgia ao que necessita de intervenção para que a acção saia fortalecida e clarificada.
A exteriorização e canalização da nossa energia e intenção abranda ou encontra dificuldades, tal como a velocidade e o impulso espontâneo.
Dividimos os períodos da retrogradação em dois: antes e depois da oposição ao Sol. Marte opõe-se ao Sol no próximo dia 8 de Dezembro, dia de Lua Cheia.
Antes da oposição ao Sol, Marte Rx está numa fase de descongestionamento do que está inconsciente para que seja consciencializado na oposição - a fase de maior tomada de consciência.
Depois da oposição, Marte estará mais pronto para assimilar o que foi apreendido e interagir com isso a partir de outro nível de consciência. É uma fase mais consciente, ainda que não seja ainda fluida como quando o Marte já está Direto.
Esta oposição de Marte ao Sol acontecerá conjunto à Lua, na Lua Cheia a 16º - a fase do ciclo Sol-lunar de mais potência, energia, consciencialização. Marte Rx conjunto à Lua pode ser o guerreiro que traz à consciência compulsões, dores, e processos inconscientes lunares. É um tempo de grande activação, de tremenda energia, e todos iremos precisar de espaço para respirar as nossas emoções e observar os nossos pensamentos e crenças.
Dia 29, Mercúrio, dispositor de Marte, estaciona Rx também, aumentando a necessidade de desaceleração e interiorização, para facilitar toda a revisão necessária.
Em Janeiro, Marte estaciona Direto dia 12, no grau 08°08 de gémeos e mercúrio no dia 18, no grau 08°09 de Capricórnio, dois pontos que fazem um quincôncio entre si, acentuando a mensagem de ajuste e alinhamento entre a mente e a nossa ação, e a necessária limpeza/purificação/seleção para que seja possível.
Marte estacionou Retrógrado (Rx) no dia 30 de Novembro, a 25°37’ de gémeos e passará a Direto no dia 12 de Janeiro, aos 8°08’ de gémeos. Porém, o período sombra pré e pós retrogradação, vai desde 3 de Setembro até 16 de Março, quando sentiremos que o processo de aprendizagem se integra e conclui.
Vânia Duarte Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário