terça-feira, 30 de agosto de 2022
What lips my lips have kissed, and where, and why (Sonnet XLIII)
Homossexualidade como autodesejo, prolongamento do Sujeito que se masturba
sexta-feira, 26 de agosto de 2022
Triângulo Dramático...e o Triângulo da Responsabilização
- Perseguidor/Acusador,
- Salvador (uma posição superior)
- Vítima (uma posição inferior).
- A Vítima: A posição da vítima é "Pobre de mim!" A Vítima se sente vitimada, oprimida, indefesa, sem esperança, sem força, envergonhada, e parece incapaz de tomar decisões, resolver problemas, ter prazer na vida, ou atingir a instropecção. A Vítima, se não está a ser perseguida, vai procurar um Perseguidor e também um Salvador que vai salvar o dia mas também perpetuar os sentimentos negativos da Vítima.
- O Salvador: A posição do salvador é "Deixe-me ajudá-la". Um clássico habilitador, o Salvador sente-se culpado se ele/ela não fizer nada para o resgate. Ainda assim, o resgate dele/dela tem efeitos negativos: mantém a Vítima dependente e dá à Vítima permissão para falhar. As recompensas derivadas a partir deste papel de resgate são de que o foco é levado para fora do salvador. Quando ele/ela concentra a sua energia em alguém, permite-lhes ignorar a sua própria ansiedade e problemas. Este papel de resgate também é muito essencial, porque o verdadeiro interesse principal dele é realmente evitar os seus próprios problemas disfarçados de preocupação para as necessidades da vítima.
- O Perseguidor: (também conhecido como Vilão ou Acusador) O Perseguidor insiste, "É tudo culpa sua." O Perseguidor é controlador, acusador, culpa, crítica, é opressor, raivoso, autoritário, rígido, e superior.
Em alguns casos, a relação entre a vítima e o salvador pode ser uma de co-dependência. O salvador mantém a vítima dependente dele encorajando a vitimização dela. A vítima obtém suas necessidades satisfeitas por ter o salvador cuidando delas.
A triangulação é o "processo através do qual um relacionamento de dois indivíduos que estão numa situação de tensão, vai naturalmente envolver terceiros, para reduzir a tensão". De forma simplista, quando as pessoas se encontram em conflito com outra pessoa, elas vão procurar uma terceira pessoa. O triângulo resultante é mais confortável pois pode conter muito mais tensão porque a tensão está a ser deslocada em torno de três pessoas, em vez de duas.
Ackerman afirmou "nós observamos certas relações de interação familiar que temos como o padrão de interdependência familiar, funções essas de destruidor ou perseguidor, a vítima de um ataque de bode expiatório, e o curador da família ou o médico de família. "
Enquanto Freud depende de perguntar aos pacientes sobre si mesmos,Berne sentiu que um terapeuta pode aprender observando o que foi comunicado (palavras, linguagem corporal, expressões faciais) numa determinada interação.Então, em vez de fazer diretamente ao paciente perguntas, Berne frequentemente observava o paciente num ambiente de grupo, levando em conta todas as transações que ocorreram entre o paciente e outras pessoas.
- Flexibilidade: "A capacidade dos jogadores de alterar a moeda do jogo (isto é, as ferramentas que utilizam para jogá-lo). "Alguns jogos...podem ser jogados corretamente com apenas um tipo de moeda, enquanto outros, como jogos exibicionistas, são mais flexíveis", de modo que os jogadores podem deslocar-se de palavras, para dinheiro, para partes do corpo.
- Tenacidade: "Algumas pessoas desistem de seus jogos com facilidade, outros são mais persistentes", referindo-se à maneira como as pessoas insistem nos jogos deles e a resistência à rutura deles com isso.
- Intensidade: "Algumas pessoas jogam os jogos deles de uma forma descontraída, outros são mais tensos e agressivos. Jogos assim jogados são conhecidos como jogos fáceis e jogos difíceis, respetivamente". Os difíceis a serem jogados de um jeito tenso e agressivo.
Com base no grau de aceitabilidade e danos potenciais, os jogos são classificados em três categorias, representando primeiro grau de jogos, de segundo grau de jogos, e de terceiro grau de jogos:
- socialmente aceitável,
- indesejável mas, não irreversivelmente prejudicador
- pode resultar em mal drástico.
- A troca espacial (privada-pública, aberto-fechado, perto-longe) que precedem, causam, ou acompanham a troca de papéis, e a velocidade de script (número de troca de papéis em uma dada unidade de tempo).
- O triângulo Ponto de Interrogação,
- O triângulo Falsa Percepção,
- O triângulo Vínculo Duplo
- O triângulo A Indecisão,
- O triângulo Círculo Vicioso,
- O triângulo Apanhador,
- O triângulo Escape,
- Os Triângulos da Opressão,
- Os Triângulos da Libertação,
- A Troca no triângulo,
- O triângulo Famílias Alcoólicas
- Vulnerável – uma vítima deve ser encorajada a aceitar a sua vulnerabilidade, resolver problemas, e ser mais auto-consciente.
- Assertiva – um perseguidor deve ser encorajado a fazer o que eles querem, ser assertivo, mas não ser punitivo.
- Cuidar – um salvador deve ser encorajado a mostrar preocupação e ser atencioso, mas não extrapolar a resolver problemas para os outros.
- Criador – vítimas são encorajadas a serem orientadas para os resultados, em oposição à orientado-para-problema e assumir a responsabilidade de escolher a sua resposta para os desafios da vida. Eles devem concentrar-se na resolução de "tensão dinâmica" (a diferença entre a realidade atual e a antevisão de meta ou resultado) tomando decisões eficazes para os resultados que está a tentar alcançar.
- Desafiante – a vítima é encorajada a ver um perseguidor como uma pessoa (ou situação) que força o criador a clarificar as suas necessidades, e a focar-se na sua aprendizagem e crescimento.
- Treinador – um salvador deve ser encorajado a fazer perguntas que se destinam a ajudar o indivíduo a fazer escolhas informadas. A principal diferença entre um salvador e um treinador é de que o treinador vê o criador como um ser capaz de fazer escolhas e de resolver os seus próprios problemas. Um treinador faz perguntas que permitem que o criador veja as possibilidades de ação positiva, e de se concentrar no que realmente quer, em vez daquilo que não quer.
Vítima não procura ajuda, procura aliados
Percebo que o “salvador”, que depois se transforma no “perseguidor/acusador” também tem sérios problemas com os pais. A única diferença é que aprendeu a operar na vida de uma forma reativa: já que meus pais não deram o que eu queria, da forma como eu queria, faço por mim mesmo.
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Não existe perdão!
"O perdão chega quando se reconhece que nunca houve nada para perdoar, e sim que havia algo para compreender."Bert Hellinger
"Trate o outro como gostaria de ser tratado e compreenda que não precisa amar e conviver, apenas respeitar como um Ser humano que também está aqui para evoluir."Bert Hellinger
“Não se deve pedir perdão. Um ser humano não tem o direito de perdoar. Nenhum ser humano tem esse direito. Quando alguém me pede perdão, empurra para mim a responsabilidade por sua culpa. (…) No ato de perdoar existe sempre um desnível de cima para baixo, que impede uma relação de igualdade. Pelo contrário, se você diz “sinto muito”, você se coloca de frente para o outro. Então você preserva sua dignidade, e para a outra pessoa é bem mais fácil ir ao seu encontro do que se você lhe pedir perdão.”
Bert Hellinger
Nas constelações não se pede perdão nem tampouco se perdoa ninguém, a frase de cura utilizada é “sinto muito”. Isso porque, conforme os ensinamentos de Bert Hellinger, quem perdoa se coloca em posição de superioridade, pois afirma “você estava errado e eu estava certo”.
Quando alguém diz “eu perdoo você” se torna maior do que o outro e isso faz com que a pessoa perdoada se sinta em dívida com quem “foi grande o bastante” para perdoar, criando um desequilíbrio entre ambos.
Quem pede perdão, transfere a responsabilidade de seus atos para o outro, bem como transfere para ele a possibilidade de aliviar sua própria culpa, pois, após o pedido feito, cabe ao ofendido “aceitar esse perdão” e livrar o ofensor das consequências de seus próprios atos ou “não aceitar esse perdão” e carregar consigo o peso de não o ter feito.
Dizer “sinto muito” tem o mesmo efeito do que conhecemos como perdão, porém não deixa ninguém em dívida, não torna ninguém superior ou maior que o outro. A responsabilidade fica dividida, equilibrada, igualando as posições entre as pessoas. O “sinto muito” quando dito com verdade é o perdão que liberta.
terça-feira, 23 de agosto de 2022
What is Resonance and Why is it so Important?
Resonance is experienced, and even identified as the process being responsible for the forms of what we perceive, observe, or infer based on it - an atom, a flower, planets, galaxies -.
It binds together the different elements that make up physical reality and allows interaction between them. It is the main factor for feedback to be possible, the conduit, shall we say, through which the exchange of information happens: the external can penetrate the internal, and the internal can manifest outside. The condition for that channel to be available, is the coincidence in energy; that the inner and outer energies are compatible. i. e., that they have the same frequency.
In general, we could say that everything around us is vibrating or is vibration. Light or electromagnetic fields is a free propagating vibration in empty space. It is usually depicted as a waveform in 2D, when in reality it moves in 3D following a helical motion, and it is a transverse wave because it vibrates perpendicular to the direction of propagation of the wave (green and red oscillating arrows):
The green and red oscillating vectors are the electric and magnetic component of the wave, respectively.
When the vibration is not happening in empty space, but through a material sample, then the wave is not electromagnetic in nature but mechanical (the atoms themselves are propagating the vibration, they are the wave), known as a sound wave, and its propagation speed will depend on the material of the sample. It will be a longitudinal wave, meaning that the vibration occurs in the direction of propagation of the wave. It has recently been proven that sound waves do carry mass of their own, additionally to the mass that atoms have.
Matter is also vibration, which is confined in a certain volume in space. All objects, even if static, have lots of internal vibrations, its atoms are basically, pure vibration. And the internal modes of vibrations - also known as vibration modes, or normal modes- are particular for each atom, and molecule. These are the fingerprint of the object, it being a quantum particle, such as an atom, or a tennis ball, or a planet, or a star.
Each object has its fingerprint, which are its own modes of vibration. These are defined by its geometry and atomic/molecular composition. For example, if we take a simple molecule of water, composed one oxygen and two hydrogen atoms, its normal modes of vibration are depicted in the video below:
This principle is what makes, for example, that a glass vessel breaks when some acoustic vibration around it coincides with any of the normal or proper modes of vibration of the glass, so that if the volume (intensity of the sound) is high enough, the glass will absorb that more energy, its atoms will have more kinetic energy that is amplified by this resonant condition, until the glass breaks (loses its shape, unable to withstand so much internal energy amplified by the external).
Spectroscopy is a technology based on quantum mechanics, and it is not only empolyed to determine the chemical composition in samples, but as well it is the main tool to know the chemical environment in astronomical objects, such as our Sun, and the atomic composition in the different layers of the Sun.
“It should be noted that a black hole is a perfect black body, as is the sun. This fact is important in the context of Unified Physics Theory”.
Nassim Haramein
“When this wind collides with infalling matter, the momentum cancels out leaving the products of the collision a certain distance from the black hole. It is this matter that then forms into stars.”
The Physics arXiv Blog.
As Haramein has affirmed for more than 25 years, stars are black holes with a thick ergosphere, which is why the spectra of a black body (a black hole) and a star, are so similar.
domingo, 21 de agosto de 2022
Daniel e Tacita (um oxigénio difícil)
Ikigai
Portanto, Ikigai é um estilo de vida que traga Harmonia, Longevidade e a Satisfação Plena nas diferentes áreas da vida, permitindo assim alcançar a Razão de Ser ou Propósito para a sua existência.
Exemplos de Ikigai:
- Amar seus entes queridos.
- Conhecer outras culturas.
- Se dedicar a uma ONG.
- Ser um bom profissional de atendimento público como professor ou médico.
- Ajudar os outros na sua busca do sentido da vida.
- Criar ideias novas para melhorar o mundo e cuidar do planeta.
A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem:
- O que amo fazer
- O que posso fazer bem
- O que posso ser pago para fazer
- O que o mundo precisa
sábado, 20 de agosto de 2022
As Mulheres Na Praia
Os Convencidos da Vida
Convencidos da vida há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios.Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista.Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador.Além de espectadores, o convencido precisa de irmãos-em-convencimento.Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?
terça-feira, 16 de agosto de 2022
Madrigal Melancólico
.................................. flow with a person as they change
"In order to make a relationship last, you really have to flow with a person as they change. Give them space. My friend always told me about his grandfather who was with his wife for 60 years before she passed. His grandfather said that through all that time, his wife changed so much it felt like he had been with eight different people by the end. But he said the secret to making it last was that through all these changes, he never suffocated his wife with his own idea of who he expected her to be. Rather, he loved, fully, every new woman she became."